Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá muito bom dia!

Sou novo aqui no portugal a programar por isso quero antes dizer que do pouco que sei, contem com a minha ajuda!

Mas estou numa situação complicada e agora preciso de ajuda!

Tenho que fazer um "bingo" ou "loto" em matlab.

A primeira função com muito trabalho ja a fiz em que o enunciado é:

"Especifique a

função E = extracao(k) que retorna um vector de k posições, cujos elementos são todos os números

inteiros entre 1 e k, distribuídos aleatoriamente.

Sugestão: Inicialize o vector E com os números ordenados de 1 a k e repita “bastantes” vezes

(tipicamente 3 vezes o valor de k) a seguinte operação:

a) Obtenha aleatoriamente dois números inteiros i e j, entre 1 e k.

c) No vector E, troque o elemento E(i) pelo elemento E(j)"

Agora, o meu problema é a alínea b) em que o enunciado é:

"Os nj cartões de dc×dc posições serão implementados através de uma matriz de dc×(nj*dc)

posições (por exemplo de 3×15 para , nj = 5 e dc = 3) . As primeiras dc colunas correspondem ao

primeiro cartão, as segundas dc colunas ao segundo cartão, e assim sucessivamente.

Implemente a função M = distribuir(nj,dc) que retorna uma matriz M de dc×(nj*dc), com

números de 1 a dc*nj*dc, distribuídos aleatoriamente pelas suas posições.

Sugestão: Generalize o procedimento anterior para uma matriz de dc×(nj*dc), ou obtenha um

vector de dc*nj*dc elementos e transforme-o numa matriz de dc×(nj*dc)."

Não estou a conseguir fazer uma função com numeros aleatorios sem repetir em que a matriz tenha tantos"quadrados" como de numeros de filas e coluna e de jogadores.

Se me pudessem dar uma ajuda agradecia muito, já que estou a tentar à muito tempo e não chego a lado nenhum.

Se precisarem de mais algum dado aqui têm o link do "trabalho"

http://ssdi.di.fct.unl.pt/icp/1112-2/index.htm

Muito obrigado e cumprimentos

Manuel Castro

Posted

Tendo em conta que é uma iniciação à programação compreendo que tenham que programar a função extracao e certifica-te de que compreendes bem o que ela está a fazer, mas existe uma função que faz precisamente isso no matlab (chama-se randperm - random permutation).

Na alínea b, se querem ter nj cartões com dc x dc posições, não compreendo porque é que não usam uma estrutura dc x dc x nj (i.e. com três índices). Se eu estivesse no teu lugar, usaria a segunda sugestão (obter um vector de dc*nj*dc elementos usando a função extracao que já tens feita) e depois convertê-lo numa matriz dc x (nj*dc).

Para fazer a conversão vector -> matriz, tens duas hipóteses: ou crias uma matriz cheia de zeros com as dimensões corretas e depois usas ciclos para copiar os elementos do vector para a matriz, ou fazes à maneira mais "matlab" usando a função reshape (vê a descrição na documentação).

Não respondo a dúvidas por mensagem.

Posted

Implemente a função  M =  distribuir(nj,dc) que  retorna uma matriz M de  dc×(nj*dc),  com números de 1 a dc*nj*dc.

Tens uma função que retorna um vector com números entre 1 e K. Queres uma função que retorna uma matriz com números de 1 a dc*nj*dc:

1) Obter vector com números de 1 a dc*nj*dc -> V = extracao(dc*nj*dc);

2) Colocar os elementos do vector V numa matriz dc x (nj*dc) -> duas hipóteses, ciclo for ou usar a função reshape

Posted

Estou muito agradecido pelas resposta.

É mais ou menos assim?

function M=distribuir (nj,dc)

E=1:dc*nj*dc;
s=1;
while s<=3*dc*nj*dc;
i=fix(rand*dc*nj*dc+1);

j=fix(rand*dc*nj*dc+1);

aux= E(j);
E(j)=E(i);
E(i)=aux;
s=s+1;
  endwhile
  M=reshape(E,[dc,dc*nj]

endfunction

EDIT: Já consegui!!!

Muitíssimo obrigado pela ajuda! estou agradecidíssimo!

ja funciona:

function E=distribuir (nj,dc)

E=1:dc*nj*dc;
s=1;
while s<=3*dc*nj*dc;
i=fix(rand*dc*nj*dc+1);

j=fix(rand*dc*nj*dc+1);

aux= E(j);
E(j)=E(i);
E(i)=aux;
s=s+1;
  endwhile
E=reshape(E,[dc,dc*nj])

endfunction

Nesta alínea

2c. Iniciar um jogo (1 val)

Implemente a função [M,E] = iniciar(nj, dc) utilizando as duas funções auxiliares definidas nos

pontos anteriores.

O objectivo é sair a função extracao e a funcao distribuir?

Posted

Nesta alínea

2c. Iniciar um jogo (1 val)

Implemente a função [M,E] = iniciar(nj, dc) utilizando as duas funções auxiliares definidas nos

pontos anteriores.

O objectivo é sair a função extracao e a funcao distribuir?

"utilizando as duas funções auxiliares definidas nos pontos anteriores" - o enunciado parece indicar que tens que usar as duas funções.

Se olhasses para as alíneas seguintes provavelmente ganharias perspectiva sobre o que estás a fazer e perceberias o que significam o E e o M no contexto do jogo que estás a implementar, em vez de fazeres cada alínea cegamente sem compreender o contexto.

Já agora, não faças posts duas e três vezes seguidas, clica em "Modificar" quando quiseres alterar um post.

Posted

obrigado. Não me podia dar mais uma ajuda?

3a. Actualiza cartões (1 val)

Implemente a função [M,i,j] = posicao(M, E, k) que atualiza o estado da matriz M após a saída do

k-ésimo elemento do vector E (que pode ser considerado o k-ésimo número sorteado na extração E).

A atualização consiste em detectar na matriz M a linha i e coluna j em se encontra o elemento com

valor igual ao k-ésimo elemento do vector E e substitui-lo (em M) por 0.

como é que começo?

Posted

Não comeces novos tópicos para dúvidas que se referem a outros tópicos (é impossível perceber esta dúvida sem ter lido o outro tópico).

Sabes utilizar ciclos for? Se sim, é muito fácil percorrer a matriz até encontrar a posição que é igual a E(k) e substituí-la por 0. O que é que já tentaste?

Posted

Já estive a remoer varias coisas. Acabei por apagar e agora a única coisa que tenho é isto:

function [M,i,j] = posicao (M,E,k)

s=fix(rand*k+1);

Tenho que definir primeiro M, i e j. Certo?

Sim, sei usar ciclos for

ponho for M(i,j)=E(k)

M(i,j)=0?

Obrigado,

Manuel Castro

o que fiz:

E=extracao(k)

i=1:rows(M)
j=1:columns(M)
for M(i,j)=E(k)
M(i,j)=0
endfor
endfunction

só não sei o q é q tenho de por no octave para o M

Posted

Vai uma grande confusão por aí...

Em primeiro lugar não tens que fazer E=extracao(k). Essa função recebe um vector E que já foi definido e que corresponde à ordem da extração.

Aparentemente Octave tem funções rows e columns (em Matlab essas funções não existem). Começas por fazer

i=1:rows(M)
j=1:columns(M)

Quando devias ter

for i=1:rows(M)
for j=1:columns(M)

Porque são estes os ciclos for. Depois metes um ciclo for que não faz sentido nenhum, o que tu queres é testar se (if) M(i,j) é igual a E(k):

if M(i,j) == E(k)
  M(i,j) = 0;

No Octave não tens que pôr nada para o M. Alteras o M dentro da função e ele devolvido de acordo com as alterações que fizeste. Tens que te preocupar é em alterar as variáveis i e j para que sejam devolvidas com os valores correctos. Para isso dentro daquele if precisas de fazer M(i,j) = 0, mas também de guardar os valores i e j em variáveis auxiliares (a e b por exemplo). Depois dos ciclos for atribuis às variáveis i e j os valores que guardaste nas variáveis auxiliares.

Em alternativa podes fazer os ciclos com outras variáveis (que não i e j) para poderes guardar diretamente as posições desejadas nas variáveis i e j que são devolvidas.

Há maneiras mais elegantes de fazer tudo isto em MATLAB sem ciclos for mas para já parece-me suficiente para uma iniciação à programação.

Posted

Assim?

if M(i,j) == E(k)
  M(i,j) = 0;
endif
endfunction

o problema é que não sei o que escrever depois no octave no lugar do M e do E, ou tenho que usar a função iniciar?

Como é que a funçaõ vai buscar o E e o M que so esta definida por nj e dc da outra função?

Posted

Essa função recebe o vector E e a matriz M. Quando alguém quer utilizar essa função para simular que saiu mais um número, chama a função com o M e E que já foram gerados previamente.

A função só tem que fazer a sua tarefa (que é colocar um zero na matriz M onde esta for igual a E(k), e outra coisa que não estás a fazer, devolver em i e j as coordenadas da matriz em que se encontra este elemento).

Posted

Entao só uso esta funcao depois da funcao iniciar(que sai um vector E e uma matriz M) e ponho no octave por exemplo posicao(M,E,3)?

É que assim diz que o M não está definido..

Peço imensa desculpa estar a incomodar, se não tiver mais paciência não responda  👍 já ajudou muitíssimo!

Posted

O enunciado que tu indicaste diz precisamente isso:

3a. Actualiza cartões (1 val)

Implemente a função [M,i,j] = posicao(M, E, k) que atualiza o estado da matriz M após a saída do

k-ésimo elemento do vector E (que pode ser considerado o k-ésimo número sorteado na extração E).

Uma sequência normal seria chamar a função iniciar (que gera os cartões e a ordem de extração dos números), e depois chamar consecutivamente posicao(M,E,1), posicao(M,E,2), etc. até o jogo acabar (provavelmente ao verificar noutra função que um dos cartões estivesse totalmente preenchido).

Posted

Pronto..muito obrigado.

Só alguma coisa falta aqui que eu ainda não percebi

i=a;

j=b;

a=i;

b=j;

if M(i,j) == E(k)

M(i,j) = 0;

endfor

endfor

endif

endfunction

Posted

if M(i,j) == E(k)
      M(i,j) = 0;
      a=i;
      b=j;
    endif
  endfor
endfor
i=a;
j=b;
endfunction

Parece-me que ainda tens alguma dificuldade em perceber a lógica de programação (por exemplo colocas i=a; j=b; no início da função, quando tu queres guardar essa informação depois dos ciclos for, e colocas o a=i; b=j; fora do if quando só queres fazer isso quando M(i,j) == E(k)). Tens que rever esses conceitos desde o início.

Posted

Neste fórum, se não metes código exato é provável que ninguém te ajude porque não somos adivinhos.

Estás a fazer (por exemplo):

[M,E] = iniciar(5,3);
[M,i,j] = posicao(M,E,1);

Eu presumo que estejas a fazer:

iniciar(5,3);
posicao(M,E,1);

ou algo do género. Isso não vai funcionar porque a função iniciar é que devolve a matriz M e o vector E, se não os guardares explicitamente (fazendo como no código acima) eles não estão definidos e não podes usá-los... Mais uma vez, estes são conceitos absolutamente elementares de programação (o que são variáveis, como são utilizadas, etc.) aconselho-te a rever toda a matéria desde o início para garantir que percebes o que se passa.

Posted

Obrigadissimo nem sei como lhe agradecer. Você é de uma disponibilidade enorme e ajuda os outros como nunca vi. Muito obrigado

Supostamente na funçao iniciar devia sair o E= por exemplo 4 5 8 9 7 5 e M= 4 5; 8 9; 7 5?

Sendo assim, se eu ponho posicao (M,E,1) e depois posicao (M,E,2)..etc, acaba por ganhar sempre o primeiro jogador..