Jump to content

Recommended Posts

Posted

Bom Dia

É o seguinte, preciso de uma correçao e uma breve ajuda em relaçao a uns exercicios de matlab:

NRZ = [1 0 1 1 0 0 1 1 1 1] % declaraçao da matriz
plot(NRZ, '0') % Mostrar a matriz num grafico apenas com pontos de cada indice.
Axis([-1 11 -1 2]) %alteraçao da escala para melhor visiualizaçao.

---

Aparece-me erro mas não estou a ver onde, ou se é algum engano, o que tenho de fazer é NRZ =[1 0 1 1 0 0 1 1 1 1]

Em relação a outra coisa é como fazer um ASK de 4 níveis, se me podiam dar umas luzes ..

Cumprimentos

Posted

Primeiro, muda o título do tópico para algo que descreva a tua pergunta (e não uses nomes de variáveis que são irrelevantes para o tópico que estás a tratar).

Em segundo, se tens um erro, deves dizer sempre qual é. Ao executar o teu código, aparece-me um erro ao fazer plot que diz:

??? Error using ==> plot

Error in color/linetype argument

Isto significa que os argumentos que estás a passar à função plot não estão de acordo com aquilo que ela espera. Na realidade, o segundo argumento da função plot, quando é uma string, refere-se às opções do plot (linha, tracejado, pontos, círculos, cor da linha etc.).

Acontece que (e podes ver isto fazendo help plot), não existe nenhuma opção que corresponda a um '0'(zero). Existe sim uma opção que corresponde a um 'O' (letra o, tanto pode ser maíusuculo como minísculo) que faz com que em vez de serem ligados por uma linha, cada ponto apareça como um círculo isolado.

Não destoando do resto do tópico, a tua última pergunta também não está muito bem formulada. Podes descrever-nos o que é um "ASK de 4 níveis"? É que eu nunca ouvi falar de semelhante coisa.

Não respondo a dúvidas por mensagem.

Posted

Bom Dia

Antes de mais muito obrigado pela informação, e peço desculpa por nao me fazer entender bem..

Em relaçao ao "ASK = amplitude shift keyed", modulaçao digital em amplitude, tenho de fazer de 4 níveis, e não estou a entender muito bem o que me é pedido, se me puderes ajudar agradecia imenso!

Mais uma vez obrigado!

Posted

Presumo que isto seja parte da matéria que estás a dar. Em relação aos 4 níveis, isso provavelmente significa que todas as mensagens que queres representar podem ser escritas com 2 bits (i.e. 4 amplitudes diferentes de sinal).

Posted

Olá, sou novo por aqui porque ando com umas duvidas parecidas, devemos de andar em cursos semelhantes e como ando apreender ainda nao percebo muito, em relaçao ao que pedis-te do (ASK) estou exatamente com a mesma duvida, já estive a ler alguns livros e fazer pesquisas, mas não me consigo orientar, nem onde pegar, estou mesmo as aranhas, se conseguires safar te diz algumas coisa, assim farei o mesmo...Assim tambem espero uma ajuda por aqui porque isto é importante e nesta parte nao entendo.

Cumps 👍

Posted

Eu sinceramente nao sei onde pegar e fazer o dos 4 niveis, nisso dos 2 bits, se me puderes ajudar!!

@atirador, assim que souber de algo, meto aqui para te ajudar!

Posted

Estas não são dúvidas de MATLAB pois não? Não têm documentação que explique o processo de modulação e demodulação ASK? Se sim, quais são as dúvidas?

E o que é que têm que fazer exatamente? Implementar uma função que transforme um sinal digital em sinal modulado por ASK, e outro que transforme sinal modulado em sinal digital? Têm também que simular o ruído do channel?

Posted

Por estranho que pareça nada, eu falando por mim não tenho nada, basicamente tenho de aprender sozinho, e já fiz de tudo e não consigo dar a volta a isto, o que é suposto fazer é o mesmo do NRZ com os números do exercício que meti, só que fazer isto em ask de 4 níveis, pelo que se sei é so mostrar o grafico  :wallbash:

Posted

Não acredito que "tenhas que aprender isto sozinho" sem qualquer background. Qual é a cadeira em que estás a fazer isto? O código que me mostraste limita-se a fazer um plot simples.

ASK é uma técnica de modulação, ou seja serve para transformar sinais digitais em sinais analógicos (modulação), transmiti-los através de um canal, recebê-los e reconverter no sinal digital original (demodulação). No caso de ASK, para cada símbolo digital (4 níveis -> existem 4 símbolos diferentes), tens uma amplitude diferente do sinal analógico (a portadora). Existe também modulação em frequência, etc.

Se não fazes ideia do que significam estes termos, então passa-se algo de errado e não devias estar a fazer este exercício, mas posso dizer-te que para  programar um sistema de ASK tens que saber muito mais do que "fazer plots".

Posted

Telecomunicações, e basicamente é toma lá desenrrasca-te e tens x tempo para fazer isto, bases zero, ensino zero, sim  algo está muito mau e nao é so da minha parte, os que estão a minha volta assim se queixam, mas pronto nao vou levar isto para o lado consultório sentimental, mas basicamente nao gosto de desistir das coisas e gosto de descobrir, mas isto é um pouco avançado para aquilo que sei e o tempo não é muito, já tirei algo ali outra ali, mas nao está façil 👍

Posted

Faz sentido que seja de telecomunicações (é aí que se usa modulação). Eu nunca tive uma cadeira de telecomunicações mas consigo perceber de forma elementar o que é ASK lendo os artigos na wikipedia sobre modulation e ASK. Se tens algumas bases de sinais e sistemas, não deve ser assim tão difícil chegares lá e pode ser chato agora mas ganhas calo para todas as vezes que vais precisar de resolver problemas sem "apoio".

Neste momento há duas questões:

1) Onde é que vais buscar informação sobre ASK para resolveres o teu problema? Há muita informação e é fácil de encontrar na net, mas se faz parte da cadeira, mesmo que não haja apontamentos (das teóricas ou de outra fonte), há bibliografia (que foi indicada pelos profs, de certeza) que tem que tratar o assunto com rigor. Se trata com mais profundidade do que o necessário para a cadeira, isso só é possível saber indo às teóricas e perguntado aos profs.

2) Como é que vais resolver o problema que te é colocado no enunciado? Para isto precisas obviamente das bases teóricas, mas precisas também de entender qual é a pergunta que te é feita. Em que contexto é que essa pergunta aparece no enunciado, e o que é que se pretende? Se tens as bases teóricas e achas que essa pergunta não é suficientemente explícita no contexto do que estás a fazer, deves colocar essa questão aos profs das práticas, que devem saber esclarecer a tua dúvida.

A tua primeira dúvida relacionava-se com plots que tem a ver com MATLAB, mas a segunda pergunta está completamente fora de contexto e se não percebes o que é pretendido não é alguém sem acesso aos enunciados, à cadeira que estás a fazer e aos profs responsáveis por esse enunciado que vai conseguir esclarecer-te.