Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas,

Gostaria de saber se o acesso a um elemento de um dicionário pode ou não ser feito directamente através da sua chave.

No meu caso específico tenho o dicionário definido da seguinte forma:

Dictionary<Ponto, Casa> casas_tabuleiro = new Dictionary<Ponto, Casa>();

Em que Ponto é apenas uma classe com 2 atributos int (X e Y), a maneira como estou a aceder neste momento é esta:

Digamos que quero aceder então a uma casa a partir do seu ponto

public void metodoTeste(Ponto P)
{
            foreach (KeyValuePair<Ponto, Casa> casa in casas_tabuleiro)
            {
                if (casa.Key.X ==P.X && casa.Key.Y== P.Y)
               //acesso ao elemento com o determinado ponto..
            }
}

Mas devido à grande quantidade de vezes que tenho de ter acesso a um elemento directamente através da sua chave o meu código esta-se a tornar um pouco confuso..

sugestões ?

obrigado desde já 👍

Posted

Sim, você pode acessar o valor simplesmente colocando algo assim:

var valor =dictionario[chave];

então como você está querendo ficaria assim:

casa_no_ponto= casas_tabuleiro[Ponto]

Porém como você está lidando com objetos, você pode ter que implementar o IEqualityComparer na sua classe para isto funcionar, pois ao comparar dois objetos, se eles não forem da mesma instância, mesmo que todos os seus valores sejam iguais, o C# pode os considerar como diferentes, sem a implementação desta interface:

http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/system.collections.iequalitycomparer%28v=vs.90%29.aspx

Fernando Lage Bastos - MCP/MCTS/MCPD

Posted

Ahhh isso explica o porque de não estar a conseguir aceder ao objecto através de uma dada chave, não pertencia a mesma instância.. vou já começar a implementar esta interface 🙂 muito obrigado pela resposta foi uma grande ajuda petvetbr valeu mesmo 👍

cumprimentos

Posted

já implementei a interface mas o erro persiste..  🙂

não consigo aceder ao elemento, apesar de aplicar a interface IEqualityComparer<T>,

que tem como membros de interface o gethashvalue e o equals..

apliquei a interface, mas não estou a perceber como é que isso iria resolver o meu problema, uma vez que para aceder ao elemento tenho de fazer

Dicionario [CHAVE]

em que chave é um objecto ponto (x,y) não seria obrigado a usar o ponto.equals ??

ou ele automaticamente compara todos as suas chaves com a que lhe forneci através do metodo equals desta interface ??  😁

obrigado desde já e cumprimentos

Posted

Obrigado pelas respostas rumbafum e petvetbr  😁

Já consegui fazer o que queria com a vossa ajuda, tinha um erro que nao estava a dar conta, nao estava a adicionar a minha classe que implementava as interface de comparação ao constructor do dicionário  ?

Uma vez feito funcionou perfeitamente, está mesmo como pretendia.. uma coisa genial este hashcode agora que li como deve ser foi facil de perceber, isto vai melhorar mesmo muito o código que tenho  😁

obrigado pela ajuda pessoal 🙂

cumprimentos