Jump to content

Recommended Posts

Posted

Imagina a seguinte espiral de números (começa em 01 e vai andando por ordem crescente):

21 22 23 24 25 26

20 07 08 09 10 27

19 06 01 02 11 28

18 05 04 03 12 29

17 16 15 14 13 30

...

Imagina agora um sistema de coordenadas (X,Y), onde a origem seja o número 01. Desse modo, podemos dizer que 01 está na posição (0,0), 02 está na posição (1,0), 03 na posição (1,-1), 04 na posição (0,-1), 05 na posição (-1,-1), e por aí adiante.

Pessoal, qual é a lógica disto? Não estou a perceber como é que 02 está em 1,0  e 03 esta em 1,-1 e assim por diante... ???

Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.

Posted

Assim é melhor?

y\x| -2 -1  0  1  2
---| == == == == ==
2 | 21          25
1 |     7  8  9 10
0 |     6  1  2
-1 |     5  4  3
-2 | 17          13

Por exemplo o valor 21 está no x de indice -2 e y de indice 2.

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Posted

Assim é melhor?

y\x| -2 -1  0  1  2
---| == == == == ==
2 | 21          25
1 |     7  8  9 10
0 |     6  1  2
-1 |     5  4  3
-2 | 17          13

Por exemplo o valor 21 está no x de indice -2 e y de indice 2.

Demorei a entender, mas já percebi, estão distribuídos como forma de espiral.. Obrigado ;D

Eu coloquei isto no forum C porque agora tenho que fazer o programa que dado o numero diga as cordenadas, mas não disse isso, está certo 👍   .

Obrigado 😁

Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.

• 2 years later...
Posted

Peço desculpa por estar a "desenterrar" um topico antigo mas tenho bastantes duvidas na resolução deste exercicio de teste na ONI... neste momento e depois de 4 horas com isto de volta da cabeça, ainda não consegui arranjar uma forma de criar esta espiral no programa e conseguir assim descobrir as coordenadas desse numero.

Alguém tem alguma dica sobre técnica a utilizar, ou algo que possa direcionar o meu pensamento para a direção certa?