programadorvb6 Posted April 8, 2012 at 12:00 PM Report #448101 Posted April 8, 2012 at 12:00 PM Olá boa tarde. Estou a tentar fazer uma rotina que me indique a data limite em que um colaborador pode gozar férias, com base na indicação dos dias atribuidos. Nota : Este cálculo também acenta em Feriados e Fins de semana. Para cáculo de Feriados usei este módulo (Aqui já apresentado) odule Calculo_Feriados 'Dias Feriados Public Function DiaFeriado(ByVal Data As Date) As Boolean Dim Dia As Integer = Data.Day Dim Mes As Integer = Data.Month Dim Ano As Integer = Data.Year 'Festas moveis If Data.Date = Carnaval(Ano).Date Then Return True '"Entrudo/Carnaval" If Data.Date = SextaFeiraSanta(Ano).Date Then Return True ' "Sexta-Feira Santa" If Data.Date = Pascoa(Ano).Date Then Return True '"Páscoa" If Data.Date = CorpoDeDeus(Ano).Date Then Return True '"Corpo de Deus" 'Feriados e dias Santos Fixos If Dia = 1 And Mes = 1 Then Return True '"Ano Novo" If Dia = 25 And Mes = 4 Then Return True '"Dia da Liberdade" If Dia = 1 And Mes = 5 Then Return True '"Dia do Trabalhador" If Dia = 10 And Mes = 6 Then Return True '"Dia de Portugal" If Dia = 15 And Mes = 8 Then Return True '"Assunção de Maria" If Dia = 5 And Mes = 10 Then Return True '"Implantação da República" If Dia = 1 And Mes = 11 Then Return True '"Todos os Santos" If Dia = 1 And Mes = 12 Then Return True '"Restauração da Independência" If Dia = 8 And Mes = 12 Then Return True '"Imaculada Conceição" If Dia = 25 And Mes = 12 Then Return True '"Natal" 'Feriados Locais 'If Dia = 1 And Mes = 7 Then Return "R" '"Feriado Regional(Madeira)" 'If Dia = 21 And Mes = 8 Then Return "M" '"Feriado Municipal(Funchal)" 'etc... Return False '"Dia Util" End Function 'Festas Moveis Public Function Carnaval(ByVal Ano As Integer) As Date Dim D As Date = Pascoa(Ano) Return DateSerial(Ano, D.Month, D.Day - 47) End Function Public Function SextaFeiraSanta(ByVal Ano As Integer) As Date Dim D As Date = Pascoa(Ano) Return DateSerial(Ano, D.Month, D.Day - 2) End Function Public Function Pascoa(ByVal Ano As Integer) As Date Dim A As Integer = Ano Mod 19 Dim B As Integer = Int(Ano / 100) Dim C As Integer = Ano Mod 100 Dim D As Integer = Int(B / 4) Dim E As Integer = B Mod 4 Dim F As Integer = Int((B + 8) / 25) Dim G As Integer = Int((B - F + 1) / 3) Dim H As Integer = (19 * A + B - D - G + 15) Mod 30 Dim I As Integer = Int(C / 4) Dim J As Integer = C Mod 4 Dim L As Integer = (32 + 2 * E + 2 * I - H - J) Mod 7 Dim M As Integer = Int((A + 11 + H + 22 * L) / 451) Dim Mes As Integer = Int((H + L - 7 * M + 114) / 31) Dim Dia As Integer = 1 + ((H + L - 7 * M + 114) Mod 31) Return DateSerial(Ano, Mes, Dia) End Function Public Function CorpoDeDeus(ByVal Ano As Integer) As Date Dim D As Date = Pascoa(Ano) Return DateSerial(Ano, D.Month, D.Day + 60) End Function End Module No form coloquei : Public Class Form1 Private Function AdicionaTempo(pDataInicial As DateTime, pDias As Integer) As DateTime Dim resultado As DateTime = pDataInicial While pDias > -1 'Se é sábado=2 (ando dois dias para a frente), domingo ou feriado=1 (ando um dia para frente) If resultado.DayOfWeek = DayOfWeek.Saturday Then resultado = resultado.AddDays(2) ElseIf resultado.DayOfWeek = DayOfWeek.Sunday Then resultado = resultado.AddDays(1) ElseIf DiaFeriado(resultado).Equals(True) And Not resultado.DayOfWeek = DayOfWeek.Saturday Or resultado.DayOfWeek = DayOfWeek.Sunday Then resultado = resultado.AddDays(1) 'Ou se quiser adicionar um dia útil (X horas trabalhadas = 1 dia útil) ElseIf pDias > 0 Then resultado = resultado.AddDays(1) pDias -= 1 'Se a data final for no fim de semana ou feriado ElseIf pDias = 0 Then While resultado.DayOfWeek = DayOfWeek.Saturday OrElse resultado.DayOfWeek = DayOfWeek.Sunday OrElse DiaFeriado(resultado).Equals(True) 'Se é sábado=2 (ando dois dias para a frente), domingo ou feriado=1 (ando um dia para frente) If resultado.DayOfWeek = DayOfWeek.Saturday Then resultado = resultado.AddDays(2) ElseIf resultado.DayOfWeek = DayOfWeek.Sunday Then resultado = resultado.AddDays(1) ElseIf DiaFeriado(resultado).Equals(True) And Not resultado.DayOfWeek = DayOfWeek.Saturday Or resultado.DayOfWeek = DayOfWeek.Sunday Then resultado = resultado.AddDays(1) End If End While pDias = -1 End If End While Return resultado End Function '================================================================================================= Private Sub Button1_Click(sender As System.Object, e As System.EventArgs) Handles Button1.Click MsgBox(AdicionaTempo("30/11/2012", 18)) '+18 End Sub End Class Não me devolve a data correcta. Grato desde já pela vossa atenção. Atenciosamente. Programadorvb6 ______________________________________________________________________________ Que minha coragem seja maior que meu medo e que minha força seja tão grande quanto minha fé.
José Lopes Posted April 9, 2012 at 01:16 PM Report #448198 Posted April 9, 2012 at 01:16 PM Eu uso estas duas e funciona....para determinar se é ou não feriado... quanto ao resto é adaptares.... Public Function IsHolliday(ByVal dt As Date) As Boolean On Error GoTo xError Const cteProcedure As String = "IsHolliday" Dim dia As Integer Dim Mes As Integer Dim Ano As Integer Dim diaPascoa As Integer Dim mesPascoa As Integer dia = (dt.Day) Mes = Month(dt) Ano = Year(dt) If Mes = 1 And dia = 1 Then IsHolliday = True ' ano novo ElseIf Mes = 4 And dia = 25 Then IsHolliday = True ' dia da liberdade ElseIf Mes = 5 And dia = 1 Then IsHolliday = True ' dia do trabalhador ElseIf Mes = 6 And dia = 10 Then IsHolliday = True ElseIf Mes = 6 And dia = 13 Then IsHolliday = True ' feriado municipal ElseIf Mes = 8 And dia = 15 Then IsHolliday = True ElseIf Mes = 10 And dia = 5 Then IsHolliday = True ElseIf Mes = 11 And dia = 1 Then IsHolliday = True ' dia de todos os santos ElseIf Mes = 12 And dia = 1 Then IsHolliday = True ElseIf Mes = 12 And dia = 8 Then IsHolliday = True ElseIf Mes = 12 And dia = 25 Then IsHolliday = True ' natal End If If IsHolliday Then Exit Function Else IsHolliday_Easter(diaPascoa, mesPascoa, Ano) If DateSerial(Ano, Mes, dia) = DateSerial(Ano, mesPascoa, diaPascoa) Then IsHolliday = True ' dia de páscoa ElseIf DateSerial(Ano, Mes, dia) = DateAdd(DateInterval.Day, -47, DateSerial(Ano, mesPascoa, diaPascoa)) Then IsHolliday = True ' carnaval ElseIf DateSerial(Ano, Mes, dia) = DateAdd(DateInterval.Day, -2, DateSerial(Ano, mesPascoa, diaPascoa)) Then IsHolliday = True ' sexta-feira santa ElseIf DateSerial(Ano, Mes, dia) = DateAdd(DateInterval.Day, 60, DateSerial(Ano, mesPascoa, diaPascoa)) Then IsHolliday = True ' Corpo de Deus End If End If xExit: Exit Function xError: Select Case Err() Case Else ShowError(Err.Number, Err.Description, cteModule, cteProcedure) End Select Resume xExit End Function ' procedure: IsHolliday_Easter ' purpose..: procedimento de apoio á função IsHolliday para cálculo do dia de Páscoa ' param1...: d - dia ' param2...: m - mês ' param3...: y - ano ' observ1..: os parâmetros são actualizados com o dia e o mês da Páscoa Private Sub IsHolliday_Easter(ByRef d, ByRef m, ByRef y) On Error GoTo xError Const cteProcedure As String = "IsHolliday_Easter" Dim a, b, c As Integer Dim tA, tB, tC, tD, tE As Integer a = y \ 100 b = y Mod 19 c = (a - 15) \ 2 + (a > 26) + (a > 38) + 202 - 11 * b c = c + ((a = 21) Or (a = 24) Or (a = 25) Or (a = 33) Or (a = 36) Or (a = 37)) c = c Mod 30 tA = c + (c = 29) + (c = 28 And b > 10) + 21 tB = (tA - 19) Mod 7 c = (40 - a) Mod 4 tC = c - (c > 1) - (c = 3) c = y Mod 100 tD = (c + c \ 4) Mod 7 tE = ((20 - tB - tC - tD) Mod 7) + 1 d = tA + tE If d > 31 Then d = d - 31 m = 4 Else m = 3 End If xExit: Exit Sub xError: Select Case Err() Case Else ShowError(Err.Number, Err.Description, cteModule, cteProcedure) End Select Resume xExit End Sub Quando te pedirem peixe.... ensina-os a Pescar!!Hum..lálálálá!!
programadorvb6 Posted April 10, 2012 at 09:50 PM Author Report #448468 Posted April 10, 2012 at 09:50 PM Caro José Lopes. No Form fiz assim : Public Class Form1 Public Function Total_Dias(Data_Inicial As Date, Data_Final As Date) As Integer Dim Calculo_TimeSpan As TimeSpan Dim Numero_de_dias As Integer = 0 Dim Conta_Fims_de_Semana As Integer = 0 Dim Conta_Feriados As Integer = 0 Dim Faz_Soma_Total As String Dim watch As Stopwatch = Stopwatch.StartNew() 'Calcula o periodo de dias entre uma data a outra. Calculo_TimeSpan = Data_Final.Subtract(Data_Inicial) 'Variável que retém esse periodo de nº de dias Numero_de_dias = Calculo_TimeSpan.Days watch.Start() ' (Teste) começa a contar o tempo de execução do ciclo For i As Integer = 1 To Numero_de_dias ' Ciclo que percorre o inicio da data indicada até ao seu término. Data_Inicial = Data_Inicial.AddDays(1) 'Incrementa (1) dia ao anterior. 'Conta apenas Fims de semana. If Data_Inicial.DayOfWeek = DayOfWeek.Sunday Or Data_Inicial.DayOfWeek = DayOfWeek.Saturday Then Conta_Fims_de_Semana += 1 End If 'Conta apenas Feriados, com a condição de não se enquadrarem em Fims de semana. If Data_Inicial.DayOfWeek <> DayOfWeek.Sunday AndAlso Data_Inicial.DayOfWeek <> DayOfWeek.Saturday Then If DiaFeriado(Data_Inicial).Equals(True) Then Conta_Feriados += 1 End If End If Next 'Termina a contagem de execução do ciclo (Fim Teste) watch.Stop() 'Informa o tempo que demorou o ciclo a ser executado, para uma possível optimização de código. MsgBox("Tempo que demorou o ciclo a ser executado : " & watch.Elapsed.TotalSeconds & " Seg.") 'Faz o cálculo, Subtraindo ao Total_de_dias; o nº total de Fims de semana + Feriados. Faz_Soma_Total = Val(Numero_de_dias + 1) - Val(Conta_Fims_de_Semana + Conta_Feriados) Return Faz_Soma_Total 'Total_Dias End Function '================================================================================================= Private Sub Button1_Click(sender As System.Object, e As System.EventArgs) Handles Button1.Click MsgBox("Total de dias => [ 01/01/1900 ] até [ 01/01/2013 ] = " & Total_Dias(CDate("01/01/1900"), CDate("01/01/2013"))) End Sub End Class Mas isto é só para 1 empregado, acontece que eu tenho que fazer o cálculo para cerca de +- 200 empregados que o cliente tem a seu cargo em poucos segundos, sendo as férias repartidas ao longo do ano. Resumindo : A função terá que ser bastante rápida , talvez limpando um pouco + o código . Alguma solução? Grato desde já pela sua atenção e colaboração. Atentamente. Programadorvb6 ______________________________________________________________________________ Que minha coragem seja maior que meu medo e que minha força seja tão grande quanto minha fé.
José Lopes Posted April 10, 2012 at 10:18 PM Report #448481 Posted April 10, 2012 at 10:18 PM Compreendo o teu ponto de vista, não conheço os mecanismos que estás a utilizar...para marcares as férias todas, a todos os colaboradores, mas imagino que não seja uma coisa que faças todos os dias... Neste contexto, tens que avaliar se os tempos de execução são ou não aceitáveis. Francamente não me parece que isto demore por aí além.. apesar de ser complexa, são funções de comparação básica, não implica consultas a base de dados nem nada, por isso parece-me possível.. e a questão do pouco tempo é relativa... eu por exemplo estou a falar de 4000 pessoas coisa menos coisa... é claro que isto é calculado fulado a fulano (por causa dos vários períodos de previsão - em termos de mapa de férias). mas é instantâneo... dou duas datas e nem fico à espera... De qualquer modo, o que eu tenho é: Dado Intervalo de Datas ele devolve o número de dias úteis: Function getDiasUteisFerias(ByVal dtInicio, ByVal dtTermo) As Integer Dim dtCiclo As Date Dim intDiaSemana As Integer Try getDiasUteisFerias = 0 dtCiclo = dtInicio 'For dtCiclo = dtInicio To dtTermo Do Until dtCiclo = DateAdd(DateInterval.Day, 1, dtTermo) intDiaSemana = dtCiclo.DayOfWeek 'intDiaSemana = CInt(Format(dtCiclo, "d")) If IsHolliday(dtCiclo) Then intDiaSemana = 8 End If If intDiaSemana > 0 And intDiaSemana < 6 Then getDiasUteisFerias = getDiasUteisFerias + 1 End If dtCiclo = DateAdd(DateInterval.Day, 1, dtCiclo) Loop 'Next Catch ex As Exception End Try End Function Esta função serve-se das duas anteriores... Já agora, não sei que SGBD estás a usar...mas se isto é feito em lote, parece-me ser um trabalho para ser feito em diferido pela Base de Dados, com recurso a um job ou qualquer coisa do género... Quando te pedirem peixe.... ensina-os a Pescar!!Hum..lálálálá!!
programadorvb6 Posted April 11, 2012 at 10:22 AM Author Report #448539 Posted April 11, 2012 at 10:22 AM Olá José Lopes. Quero desde já agradecer pela sua colaboração e paciência. O exemplo que vou postar aqui, levou-me a repensar um pouco na minha rotina derivado á descrepância de valores (um pouco estranho) do nº de dias atribuidos no 1º ensaio. http://img822.imageshack.us/img822/4961/teste1g.jpg Fiz assim utilizando (por enquanto) o meu módulo para dias Feriados. Public Class Form1 Public Function Total_Dias(ByVal Data_Inicial As DateTime, ByVal Data_Final As DateTime) As Integer Dim Calculo_TimeSpan As TimeSpan Dim Numero_de_dias As Integer = 0 Dim Conta_Fims_de_Semana As Integer = 0 Dim Conta_Feriados As Integer = 0 Dim Faz_Soma_Total As String Dim watch As Stopwatch = Stopwatch.StartNew() 'Calcula o periodo de dias entre uma data a outra. Calculo_TimeSpan = Data_Final.Subtract(Data_Inicial) 'Variável que retém esse periodo de nº de dias Numero_de_dias = Calculo_TimeSpan.Days watch.Start() ' (Teste) começa a contar o tempo de execução do ciclo For i As Integer = 1 To Numero_de_dias ' Ciclo que percorre o inicio da data indicada até ao seu término. Data_Inicial = Data_Inicial.AddDays(1) 'Incrementa (1) dia ao anterior. 'Conta apenas Fims de semana. If Data_Inicial.DayOfWeek = DayOfWeek.Sunday Or Data_Inicial.DayOfWeek = DayOfWeek.Saturday Then Conta_Fims_de_Semana += 1 End If 'Conta apenas Feriados, com a condição de não se enquadrarem em Fims de semana. If Data_Inicial.DayOfWeek <> DayOfWeek.Sunday AndAlso Data_Inicial.DayOfWeek <> DayOfWeek.Saturday Then If DiaFeriado(Data_Inicial).Equals(True) Then Conta_Feriados += 1 End If End If Next 'Termina a contagem de execução do ciclo (Fim Teste) watch.Stop() Me.Quadro.Items.Add("Tempo [ Rotina Antiga ] => " & watch.Elapsed.TotalSeconds & " Seg.") 'Informa o tempo que demorou o ciclo a ser executado, para uma possível optimização de código. ' MsgBox("Tempo que demorou o ciclo a ser executado : " & watch.Elapsed.TotalSeconds & " Seg.") 'Faz o cálculo, Subtraindo ao Total_de_dias; o nº total de Fims de semana + Feriados. Faz_Soma_Total = Val(Numero_de_dias + 1) - Val(Conta_Fims_de_Semana + Conta_Feriados) Return Faz_Soma_Total 'Total_Dias Refresh() End Function Public Function getDiasUteisFerias(ByVal dtInicio, ByVal dtTermo) As Integer Dim dtCiclo As Date Dim total As UInteger = 0 Dim intDiaSemana As Integer Dim watch As Stopwatch = Stopwatch.StartNew() Try watch.Start() ' (Teste) começa a contar o tempo de execução do ciclo getDiasUteisFerias = 0 dtCiclo = dtInicio 'For dtCiclo = dtInicio To dtTermo Do Until dtCiclo = DateAdd(DateInterval.Day, 1, dtTermo) intDiaSemana = dtCiclo.DayOfWeek If DiaFeriado(dtCiclo).Equals(True) Then intDiaSemana = 8 ' Marca como sendo feriado, para que não seja contado End If If intDiaSemana > 0 And intDiaSemana < 6 Then getDiasUteisFerias += 1 End If dtCiclo = DateAdd(DateInterval.Day, 1, dtCiclo) Loop 'Next 'Termina a contagem de execução do ciclo (Fim Teste) watch.Stop() 'Informa o tempo que demorou o ciclo a ser executado, para uma possível optimização de código. Me.Quadro.Items.Add("Tempo [ Rotina Nova ] => " & watch.Elapsed.TotalSeconds & " Seg.") ' MsgBox("Tempo que demorou o ciclo a ser executado : " & watch.Elapsed.TotalSeconds & " Seg.") total = getDiasUteisFerias Catch ex As Exception Finally End Try Return total End Function '================================================================================================= Private Sub Button1_Click(sender As System.Object, e As System.EventArgs) Handles Button1.Click MsgBox("Total de dias => [ 01/01/1900 ] até [ 01/01/2013 ] Nova = " & getDiasUteisFerias(CDate("01/01/1900"), CDate("01/01/2013"))) MsgBox("Total de dias => [ 01/01/1900 ] até [ 01/01/2013 ] Antiga = " & Total_Dias(CDate("01/01/1900"), CDate("01/01/2013"))) End Sub Private Sub Button2_Click(sender As System.Object, e As System.EventArgs) Handles Button2.Click MsgBox("Total de dias => [ 02/04/2012 ] até [ 27/04/2012 ] Nova = " & getDiasUteisFerias(CDate("02/04/2012"), CDate("27/04/2012"))) MsgBox("Total de dias => [ 02/04/2012 ] até [ 27/04/2012 ] Antiga = " & Total_Dias(CDate("02/04/2012"), CDate("27/04/2012"))) End Sub End Class - Deixo aqui o link para download : http://www.box.com/s/8ce14df34ae07f3062ec Devo ter algum erro na minha rotina que ainda não descobri. Grato desde já pela sua ajuda Programadorvb6 ______________________________________________________________________________ Que minha coragem seja maior que meu medo e que minha força seja tão grande quanto minha fé.
José Lopes Posted April 11, 2012 at 10:44 PM Report #448706 Posted April 11, 2012 at 10:44 PM Efectivamente a tua é mais rápida....tanto que se calhar a vou passar a usar....ehehehe o teu erro deve estar nesta linha: 'Faz o cálculo, Subtraindo ao Total_de_dias; o nº total de Fims de semana + Feriados. Faz_Soma_Total = Val(Numero_de_dias + 1) - Val(Conta_Fims_de_Semana + Conta_Feriados) Para que estás a somar um dia ao número de dias???? Quando te pedirem peixe.... ensina-os a Pescar!!Hum..lálálálá!!
programadorvb6 Posted April 12, 2012 at 03:41 PM Author Report #448789 Posted April 12, 2012 at 03:41 PM Olá José Lopes. Eu vou optar pela sua LOL! Tentar modifica-la para que seja + rápida. Repare neste pequena análise para ano Bissexto. Public Function Total_Dias(ByVal Data_Inicial As DateTime, ByVal Data_Final As DateTime) As Integer Dim Calculo_TimeSpan As TimeSpan Dim Numero_de_dias As Integer = 0 Dim Conta_Fims_de_Semana As Integer = 0 Dim Conta_Feriados As Integer = 0 Dim watch As Stopwatch = Stopwatch.StartNew() watch.Start() ' (Teste) começa a contar o tempo de execução do ciclo 'Calcula o periodo de dias entre uma data a outra. Calculo_TimeSpan = Data_Final.Subtract(Data_Inicial) 'Variável que retém esse periodo de nº de dias Numero_de_dias = Calculo_TimeSpan.Days 'Faz o cálculo, Subtraindo ao Total_de_dias; o nº total de Fims de semana + Feriados. Me.Quadro.Items.Add("Tempo [ Rotina Antiga ] => " & watch.Elapsed.TotalSeconds & " Seg.") Return Numero_de_dias 'Total_Dias watch.Stop() 'Informa o tempo que demorou o ciclo a ser executado, para uma possível optimização de código. Refresh() End Function Public Function getDiasUteisFerias(ByVal dtInicio, ByVal dtTermo) As Integer Dim dtCiclo As Date Dim total As UInteger = 0 Dim watch As Stopwatch = Stopwatch.StartNew() Try watch.Start() ' (Teste) começa a contar o tempo de execução do ciclo getDiasUteisFerias = 0 dtCiclo = dtInicio 'For dtCiclo = dtInicio To dtTermo Do Until dtCiclo = DateAdd(DateInterval.Day, 1, dtTermo) getDiasUteisFerias += 1 dtCiclo = DateAdd(DateInterval.Day, 1, dtCiclo) Loop 'Next 'Termina a contagem de execução do ciclo (Fim Teste) watch.Stop() 'Informa o tempo que demorou o ciclo a ser executado, para uma possível optimização de código. Me.Quadro.Items.Add("Tempo [ Rotina Nova ] => " & watch.Elapsed.TotalSeconds & " Seg.") ' MsgBox("Tempo que demorou o ciclo a ser executado : " & watch.Elapsed.TotalSeconds & " Seg.") total = getDiasUteisFerias Catch ex As Exception Finally End Try Return total Refresh() End Function '================================================================================================= Private Sub Button1_Click(sender As System.Object, e As System.EventArgs) Handles Button1.Click MsgBox("Total de dias => [ 01/01/1900 ] até [ 01/01/2013 ] Nova = " & getDiasUteisFerias(CDate("01/01/1900"), CDate("01/01/2013"))) MsgBox("Total de dias => [ 01/01/1900 ] até [ 01/01/2013 ] Antiga = " & Total_Dias(CDate("01/01/1900"), CDate("01/01/2013"))) End Sub Private Sub Button2_Click(sender As System.Object, e As System.EventArgs) Handles Button2.Click MsgBox("Total de dias => [ 01/01/2012 ] até [ 31/12/2012 ](Bissexto) Nova = " & getDiasUteisFerias(CDate("01/01/2012"), CDate("31/12/2012"))) MsgBox("Total de dias => [ 01/01/2012 ] até [ 31/12/2012 ] (Bissexto) Antiga = " & Total_Dias(CDate("01/01/2012"), CDate("31/12/2012"))) End Sub Grato desde já pela sua atenção. Atentamente Programadorvb6 ______________________________________________________________________________ Que minha coragem seja maior que meu medo e que minha força seja tão grande quanto minha fé.
José Lopes Posted April 12, 2012 at 04:09 PM Report #448795 Posted April 12, 2012 at 04:09 PM Isso quer então dizer que o teu não está a contar o ano bissexto?? Quando te pedirem peixe.... ensina-os a Pescar!!Hum..lálálálá!!
programadorvb6 Posted April 12, 2012 at 09:13 PM Author Report #448864 Posted April 12, 2012 at 09:13 PM Olá José lopes. Analise esta função : ''' <summary> ''' Devolve a diferença em dias de duas datas. ''' </summary> Function SubtraiData(ByVal Data1 As Date, ByVal Data2 As Date) As String Dim Total As TimeSpan = Data1.Subtract(Data2) '<== Como tenho na minha rotina Return CStr(Math.Abs(Total.Days)) End Function A função não analisa se é ano Bissexto, simplesmente devolve a diferença de dias. ______________________________________________________________________________ Que minha coragem seja maior que meu medo e que minha força seja tão grande quanto minha fé.
José Lopes Posted April 12, 2012 at 09:39 PM Report #448871 Posted April 12, 2012 at 09:39 PM ''' <summary> ''' Devolve a diferença em dias de duas datas. ''' </summary> Function SubtraiData(ByVal Data1 As Date, ByVal Data2 As Date) As String Dim i As Integer Dim Total As TimeSpan = Data1.Subtract(Data2) '<== Como tenho na minha rotina MsgBox(CStr(Math.Abs(Total.Days))) Do Until Data1 = DateAdd(DateInterval.Day, 1, Data2) i += 1 Data1 = DateAdd(DateInterval.Day, 1, Data1) Loop MsgBox(i) End Function alterei um pouco a função que faz estas contas para contabilizar ambos os métodos, e a verdade é que continua a dar diferença de um dia... o que só pode ter uma explicação... Tu estás a efectuar uma diferença e não a contar, logo provavelmente perde-se um dia nos cálculos... Se não for isso.... não sei.... Quando te pedirem peixe.... ensina-os a Pescar!!Hum..lálálálá!!
programadorvb6 Posted April 12, 2012 at 11:13 PM Author Report #448885 Posted April 12, 2012 at 11:13 PM Olá novamente José Lopes. Desde já quero agradecer a tua colaboração e muita paciência. De facto é um erro imperdoável LOL! Mas acho que consegui! (Acho eu, porque também já não sei +..) Bem, começando : como dizes e muito bem, pretendo fazer uma adição e não uma subtracção, daí a função que me passas-te estar correcta. Na minha função, fiz algumas alterações, uma delas foi a variável [Numero_de_dias ] que recebe directamente o valor : Numero_de_dias = Conta_Dias(Data_Inicial, Data_Final) Posteriormente vi que o incremento efectuado aos nº dias estava mal colocado [ Data_Inicial = Data_Inicial.AddDays(1) ] , o que fazia com que o primeiro 'varrimento' de verificação fosse nulo ( não acontecia ). Assim fiz assim: Public Class Form1 ''' <summary> ''' Função que devolve quantos dias o trabalhador tem de Férias (Usando o método : For i As Integer). ''' </summary> Public Function Total_Dias(ByVal Data_Inicial As DateTime, ByVal Data_Final As DateTime) As Integer Dim Numero_de_dias As Integer = 0 Dim Conta_Fims_de_Semana As Integer = 0 Dim Conta_Feriados As Integer = 0 Dim Faz_Soma_Total As String Dim watch As Stopwatch = Stopwatch.StartNew() watch.Start() ' (Teste) começa a contar o tempo de execução do ciclo Numero_de_dias = Conta_Dias(Data_Inicial, Data_Final) For i As Integer = 1 To Numero_de_dias ' Ciclo que percorre o inicio da data indicada até ao seu término. 'Conta apenas Fims de semana. If Data_Inicial.DayOfWeek = DayOfWeek.Sunday Or Data_Inicial.DayOfWeek = DayOfWeek.Saturday Then Conta_Fims_de_Semana += 1 End If 'Conta apenas Feriados, com a condição de não se enquadrarem em Fims de semana. If Data_Inicial.DayOfWeek <> DayOfWeek.Sunday AndAlso Data_Inicial.DayOfWeek <> DayOfWeek.Saturday Then If DiaFeriado(Data_Inicial).Equals(True) Then Conta_Feriados += 1 End If End If Data_Inicial = Data_Inicial.AddDays(1) 'Incrementa (1) dia ao anterior. Next 'Termina a contagem de execução do ciclo (Fim Teste) watch.Stop() Me.Quadro.Items.Add("Tempo [ Rotina Antiga ] => " & watch.Elapsed.TotalSeconds & " Seg.") 'Faz o cálculo, Subtraindo ao Total_de_dias; o nº total de Fims de semana + Feriados. Faz_Soma_Total = Val(Numero_de_dias) - Val(Conta_Fims_de_Semana + Conta_Feriados) Return Faz_Soma_Total 'Total_Dias Refresh() End Function ''' <summary> ''' Função que devolve quantos dias o trabalhador tem de Férias (Usando o método : Do Until). ''' </summary> Public Function Dias_Uteis_Ferias(ByVal Data_Inicial, ByVal Data_Final) As Integer Dim Apontador_Ciclo As Date Dim total As UInteger = 0 Dim intDiaSemana As Integer Dim watch As Stopwatch = Stopwatch.StartNew() Try watch.Start() ' (Teste) começa a contar o tempo de execução do ciclo Dias_Uteis_Ferias = 0 Apontador_Ciclo = Data_Inicial Do Until Apontador_Ciclo = DateAdd(DateInterval.Day, 1, Data_Final) intDiaSemana = Apontador_Ciclo.DayOfWeek If DiaFeriado(Apontador_Ciclo).Equals(True) Then intDiaSemana = 8 ' Marca como sendo feriado, para que não seja contado End If If intDiaSemana > 0 And intDiaSemana < 6 Then Dias_Uteis_Ferias += 1 End If Apontador_Ciclo = DateAdd(DateInterval.Day, 1, Apontador_Ciclo) Loop 'Termina a contagem de execução do ciclo (Fim Teste) watch.Stop() 'Informa o tempo que demorou o ciclo a ser executado, para uma possível optimização de código. Me.Quadro.Items.Add("Tempo [ Rotina Nova ] => " & watch.Elapsed.TotalSeconds & " Seg.") ' MsgBox("Tempo que demorou o ciclo a ser executado : " & watch.Elapsed.TotalSeconds & " Seg.") total = Dias_Uteis_Ferias Catch ex As Exception Finally End Try Return total End Function '================================================================================================= ''' <summary> ''' Devolve o total em dias entre duas datas. ''' </summary> Public Function Conta_Dias(ByVal Data1 As Date, ByVal Data2 As Date) As UInteger Dim Incrementa As Integer Do Until Data1 = DateAdd(DateInterval.Day, 1, Data2) incrementa += 1 Data1 = DateAdd(DateInterval.Day, 1, Data1) Loop Return Incrementa End Function '================================================================================================= Private Sub Button1_Click(sender As System.Object, e As System.EventArgs) Handles Button1.Click MsgBox("Total de dias => [ " & FormatDateTime(Me.DateTimePicker1.Value.ToString, DateFormat.ShortDate) & " ] até [ " & FormatDateTime(Me.DateTimePicker2.Value.ToString, DateFormat.ShortDate) & " ] (Nova)= " & Dias_Uteis_Ferias(CDate(Me.DateTimePicker1.Value), CDate(Me.DateTimePicker2.Value))) MsgBox("Total de dias => [ " & FormatDateTime(Me.DateTimePicker1.Value.ToString, DateFormat.ShortDate) & " ] até [ " & FormatDateTime(Me.DateTimePicker2.Value.ToString, DateFormat.ShortDate) & " ] (Antiga) = " & Total_Dias(CDate(Me.DateTimePicker1.Value), CDate(Me.DateTimePicker2.Value))) End Sub End Class Link para Download : http://www.box.com/s/6b3bbd1bfaca2f368745 Grato desde já pela sua disponibilidade em me ajudar. Atentamente Programadorvb6 ______________________________________________________________________________ Que minha coragem seja maior que meu medo e que minha força seja tão grande quanto minha fé.
José Lopes Posted April 13, 2012 at 12:34 AM Report #448894 Posted April 13, 2012 at 12:34 AM Soa-me bem e a diferença de tempos baixou substancialmente... Prontos... parece que o problema está mesmo resolvido ;-) PS - ele às vezes fica imenso tempo a correr a primeira rotina. e acaba por estourar aqui: Public Function Conta_Dias(ByVal Data1 As Date, ByVal Data2 As Date) As UInteger Dim Incrementa As Integer Do Until Data1 = DateAdd(DateInterval.Day, 1, Data2) incrementa += 1 Data1 = DateAdd(DateInterval.Day, 1, Data1) Loop Return Incrementa End Function experimenta por exemplo manter as datas que aparecem à cabeça... Quando te pedirem peixe.... ensina-os a Pescar!!Hum..lálálálá!!
programadorvb6 Posted April 13, 2012 at 07:56 PM Author Report #449067 Posted April 13, 2012 at 07:56 PM Olá José Lopes. Qual o programa de diagnóstico que está a usar ? O Pex? ______________________________________________________________________________ Que minha coragem seja maior que meu medo e que minha força seja tão grande quanto minha fé.
José Lopes Posted April 13, 2012 at 09:57 PM Report #449076 Posted April 13, 2012 at 09:57 PM Mesmo em modo debug no VS (2008). eu importei os teus objectos... Quando te pedirem peixe.... ensina-os a Pescar!!Hum..lálálálá!!
programadorvb6 Posted April 14, 2012 at 10:06 PM Author Report #449221 Posted April 14, 2012 at 10:06 PM Olá José Lopes. Troque por este código e poste se surgiu algum erro : stack overflow. ''' <summary> ''' Devolve o total em dias entre duas datas. ''' </summary> Public Function Conta_Dias(ByVal Data1 As Date, ByVal Data2 As Date) As Int64 Dim Incrementa As Int64 Dim Data_I As Date = Format(Data1, "d") Dim Data_F As Date = Format(Data2, "d") Do Until Data_I = DateAdd(DateInterval.Day, 1, Data_F) Incrementa += 1 Data_I = DateAdd(DateInterval.Day, 1, Data_I) Loop Return Incrementa Refresh() End Function Já agora veja , para ter uma ideia, quanto tempo demoram as rotinas a executar este cálculo. '================================================================================================= Private Sub Button1_Click(sender As System.Object, e As System.EventArgs) Handles Button1.Click Refresh() MsgBox("Total de dias => [ " & Format(Me.DateTimePicker1.Value, "d") & " ] até [ " & Format(Me.DateTimePicker2.Value, "d") & " ] (Nova)= " & Dias_Uteis_Ferias(CDate(Format(Me.DateTimePicker1.Value, "d")), CDate(Format(Me.DateTimePicker2.Value, "d")))) MsgBox("Total de dias => [ " & Format(Me.DateTimePicker1.Value, "d") & " ] até [ " & Format(Me.DateTimePicker2.Value, "d") & " ] (Antiga) = " & Total_Dias(CDate(Me.DateTimePicker1.Value), CDate(Me.DateTimePicker2.Value))) MsgBox("Total de dias => [ " & Format(Me.DateTimePicker1.Value, "d") & " ] até [ " & Format(Me.DateTimePicker2.Value, "d") & " ] (Nova)= " & Dias_Uteis_Ferias(CDate("01/01/1900"), CDate("30/12/9999"))) MsgBox("Total de dias => [ " & Format(Me.DateTimePicker1.Value, "d") & " ] até [ " & Format(Me.DateTimePicker2.Value, "d") & " ] (Antiga) = " & Total_Dias(CDate("01/01/1900"), CDate("30/12/9999"))) End Sub Grato desde já pela sua atenção e colaboração. Atentamente programadorvb6 ______________________________________________________________________________ Que minha coragem seja maior que meu medo e que minha força seja tão grande quanto minha fé.
José Lopes Posted April 16, 2012 at 01:28 PM Report #449404 Posted April 16, 2012 at 01:28 PM Continua a trocar-se todo... http://dl.dropbox.com/u/749895/1.PNG http://dl.dropbox.com/u/749895/2.PNG Vê lá o valor de dias retornado sem ter mexido nas datas.... Quando te pedirem peixe.... ensina-os a Pescar!!Hum..lálálálá!!
programadorvb6 Posted April 16, 2012 at 05:55 PM Author Report #449457 Posted April 16, 2012 at 05:55 PM Olá José Lopes. Veja agora se já está em conformidade. Link : http://www.box.com/s/34840c17f4eb563cc67c Grato desde já pela sua atenção e paciência. Atentamente. Programadorvb6 ______________________________________________________________________________ Que minha coragem seja maior que meu medo e que minha força seja tão grande quanto minha fé.
Recommended Posts