Jump to content

Classes PHP e Classes JavaScript

XicoXperto
 Share

Recommended Posts

Boas noites pessoal

Estou aqui farto de pensar, e nem sequer sei se é a melhor abordagem, mas passo a explicar a situação

ideia:

para cada objecto criar uma classe por exemplo: pessoa (esta vai conter os seus dados e outras classes como contactos e documentos)

usar as classes para :

- efectuar a validação de dados relativos à classe

- guardar os dados na BD (quando isso for pedido)

- criar inputs (por exemplo adicionar um contacto e adiciona um text input para o contacto em si e um select para o tipo)

(não sei se esta ideia é optima, pois sei como se fazem classes etc, no entanto, não tenho prática no "bom" uso delas)

problema:

para guardar os dados preciso que seja do lado do servidor (PHP)

para validação do form ou adição de inputs do lado do cliente (JavaScript)

sei que ambos não podem comunicar directamente, logo, terei de criar as mesmas classes para ambas as linguagens?

Quero desde já agradecer todas as ideias e criticas construtivas!

Como disse nem sequer sei se é a melhor abordagem.

Obrigado e uma boa noite.

A validação de inputs devia ser do lado do PHP, facilmente um utilizador dá a volta a seja o que for que seja feito clientside.

Mas sendo do lado do servidor é necessário efectuar reload à página no caso de não estar validado, ou estou enganado?

existe formas de contornar o problema client-side <-> server-side .... ajax

Então, mas isso significa que não necessito de criar as classes em ambos os lados? Porque não estou mesmo a ver como.