Jump to content
Sign in to follow this  
Mendez

Duvida no JavaDB com NetBeans

Recommended Posts

Mendez

Boas Tardes,

Estou a implementar uma base de dados utilizando o JavaDB(Derby) do NetBeans e estou a ter algumas dificuldades na criação das ligações entre tabelas. Tenho uma ligação de herança em que tenho 3 tabelas que herdam atributos de uma unica, do gênero Estudante, Professor, Funcionário a herdarem de Pessoa. Como é que defino o id_Pessoa que é herdado nas diferentes tabelas como PK,FK  neste IDE ?

Eu já usei SQL Server e na altura lembro-me de ter usado algo do tipo, no script de criação de tabelas da base de dados:

CREATE TABLE ESTUDANTE (

id_Estudante    int  NOT NULL,
   id_Pessoa        int  NOT NULL,
   genero            nchar(20) NULL, 

CONSTRAINT PK_ESTUDANTE PRIMARY KEY CLUSTERED (
       id_Pessoa ASC
   )WITH (IGNORE_DUP_KEY = OFF),
   CONSTRAINT FK_ESTUDANTE_PESSOA FOREIGN KEY (id_Pessoa) REFERENCES PESSOA(id_Pessoa)
)

A webpage e a aplicação desktop onde irei usar esta BD também estão a ser desenvolvidas no mesmo IDE.

Sem alguém poder der uma ajuda, agradecia bastante...

Cumprimentos

Mendez

M6

Vamos por parte, o IDE não tem nada a ver com a base de dados. O facto de estares a usar NetBeans é irrelevante para a utilização do Derby.

O conceito de herança não existe em SQL da forma como estás a visualizar. O que estás a fazer é uma normalização do modelo e isso faz-se precisamente com chaves estrangeiras para a tabela principal (a que estás a ver como sendo a tabela pai, a de pessoa).

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Mendez

Desde já agradeço a resposta. Sim é isso e para a especificação das FK terei que recorrer a execução de comandos SQL para que elas apareçam definidas nessas mesmas tabelas ? A minha duvida está ai como é que faço essa definição.

M6

Sim, tens de executar o comando SQL correspondente para fazer a criação da FK. O comando é SQL standard: http://www.w3schools.com/sql/sql_foreignkey.asp

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Mendez

ok, obrigado =) Depois mais tarde terei de a ligar a um projecto de aplicação web através do JPA (Eclipse Link), mas isso será mais tarde. Depois provavelmente quando lá chegar irei ter algumas duvidas.

naonaonao

ha uns tempos e so para testes , tentei usar o derby, acabei por desistir, por ter algumas diferenças em relaçao as baseds de dados mais usadas