Jump to content

Programadores com 12º Ano.

BlitzMX
 Share

Recommended Posts

Boa tarde

Gostava de saber como está o mundo ou mercado português quanto ao recrutamento de programadores com nível de Escolaridade 12º Ano.

Tenho eu pessoalmente esse nível e muito interesse em desenvolver competências em VB.net com BaseDados e mais tarde ASP.net .

Cumps

Rui Ruivo

Não

Tenho experiência em Visual Basic e quero só saber se com o 12º ano tenho hipóteses de arranjar trabalho.

Não compliquem a pergunta.

Só quero saber se é fácil arranjar trabalho como programador Visual Basic ou não.

Eu consegui arranjar trabalho com o 12º ano com o curso Técnico de Informática e Gestão logo que sai, apesar de o local de trabalho não ser o melhor...

É claro que o meus conhecimentos eram os básicos, mas com esforço tudo se consegue.

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

Eu consegui arranjar trabalho com o 12º ano com o curso Técnico de Informática e Gestão logo que sai, apesar de o local de trabalho não ser o melhor...

É claro que o meus conhecimentos eram os básicos, mas com esforço tudo se consegue.

Eu não, porque não quis (fui ver como eram as coisas na universidade), mas posso multiplicar por vários dos meus colegas do Curso Tecnológico de Informática.

BlitzMX, na nossa área, não interessa qual é o teu grau académico, interessa o que sabes fazer. Esforça-te por estares à frente da manada, e as empresas não vão olhar se tens ou não ensino superior.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

se queres a minha opinião : não

a experiência enerente a uma pessoa com o 12º não é muita.

tens de demonstrar capacidades que de programação que não se ensinam até esse grau académico.

e ainda por cima estás limitado a uma única linguagem de programação.

Desculpa mas não posso concordar contido..

Consegui o meu trabalho como Programador (não primeiro trabalho)... enquanto cursava 0 11º ano (informática de gestão).

O que posso dizer quanto a questão do colega acima... tudo vai depender do seu esforço em demonstrar o que sabes... e a disponibilidade em continuar estudando sobre o ramo (queira seja, como auto-didata, cursinhos, na escola.. enfim)

Cunmps

PS

-------Assinatura?

Concordo

Muito Obrigado

Eu não, porque não quis (fui ver como eram as coisas na universidade), mas posso multiplicar por vários dos meus colegas do Curso Tecnológico de Informática.

BlitzMX, na nossa área, não interessa qual é o teu grau académico, interessa o que sabes fazer. Esforça-te por estares à frente da manada, e as empresas não vão olhar se tens ou não ensino superior.

Muito Obrigado

Concordo com os colegas de cima, tudo com o esforço se resolve.

Desculpa mas não posso concordar contido..

Consegui o meu trabalho como Programador (não primeiro trabalho)... enquanto cursava 0 11º ano (informática de gestão).

O que posso dizer quanto a questão do colega acima... tudo vai depender do seu esforço em demonstrar o que sabes... e a disponibilidade em continuar estudando sobre o ramo (queira seja, como auto-didata, cursinhos, na escola.. enfim)

Cunmps

PS

Eu ainda não curso o 10º de gestão e programação, pois estou a cursar o 10º de electrónica, e claro que estou determinado a mudar para gestão. "Quem corre por gosto não cansa" e ainda que: "Escolhe um trabalho que gostes, e não terás de trabalhar um dia da tua vida"

Um colega meu que está no 11º de gestão, logo após acabar o 10º uma empresa ofereceu-lhe trabalho, só que ele não aceitou pois ainda tinha mais 2 anos pela frente, e até agora a empresa está sempre a caçá-lo. E pelos vistos quer-o mesmo na empresa.

Estou tão dedicado ao mundo da programação, mesmo não tendo quaisquer tipo de contacto com ele, eu sei algumas línguas de programação, óbvio que ainda são básicas.

ainda bem que que abundam empregos por ai.

o problema é que voçes não estão a ler nas entrelinhas :

- 12º ano de escolariedade e só sabe Visual Basic = não está em um curso de informática

- se não está num curso de informática, aprendeu Visual Basic por vontade própria (a isso por acaso louvo)

- se aprendeu por vontade própria, não teve formação na área

- se não teve formação na área, terá mais trabalho para apresentar competências (algo que referi no meu post)

- deverá existir imensos candidatos para uma posição de emprego já com formação, levando um empregador a escolher por desse.

por isso continuo a dizer, se fosse eu a escolher, escolheria alguem que demostrasse mais aptidão do que a frase proposta no post de abertura:

- 12º ano e sei Visual Basic

Edit : desculpa .. escrevi 11º e não 12º

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Eu acho que, uma coisa é acabar o 12º ano e ir trabalhar com aquilo que se aprendeu na escola. Outra coisa completamente diferente é ser uma pessoa auto-didacta que não se restringiu a aprender aquilo que é dado na escola.

Antes de entrar no secundário acho que já tinha mais qualidade técnica que alguns colegas do meu curso tinham no 2º ano do curso superior. Demonstra duas coisas: que nem o 12º ano num curso técnico, nem fazer as cadeiras todas de um curso superior vos dá as competências profissionais necessárias. Aliás, já diziam professores meus que o pessoal que vem para esta área, nunca pára de estudar, caso contrário correm o risco ficar enterrados em tecnologias que rapidamente se tornam obsoletas.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Aliás, já diziam professores meus que o pessoal que vem para esta área, nunca pára de estudar, caso contrário correm o risco ficar enterrados em tecnologias que rapidamente se tornam obsoletas.

Isto é um mantra que devia ser repetido quase até à exaustão pelos programadores (ou aspirantes).

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Eu acho que, uma coisa é acabar o 12º ano e ir trabalhar com aquilo que se aprendeu na escola. Outra coisa completamente diferente é ser uma pessoa auto-didacta que não se restringiu a aprender aquilo que é dado na escola.

Antes de entrar no secundário acho que já tinha mais qualidade técnica que alguns colegas do meu curso tinham no 2º ano do curso superior. Demonstra duas coisas: que nem o 12º ano num curso técnico, nem fazer as cadeiras todas de um curso superior vos dá as competências profissionais necessárias. Aliás, já diziam professores meus que o pessoal que vem para esta área, nunca pára de estudar, caso contrário correm o risco ficar enterrados em tecnologias que rapidamente se tornam obsoletas.

Ora aqui está uma grande verdade.

Vou dar o meu exemplo:

No meu estágio tive numa micro empresa onde tive de desenvolver uma aplicação para iPhone. O problema? Apenas tive 3 semanas para aprender e aplicar uma linguagem com a qual nunca tinha tido contacto (objective-c) que nem o meu orientador de estágio conhecia (ao menos fez-me o favor de me arranjar uma maquina virtual com o xcode instalado xD). Consegui fazer o que o patrão queria (mesmo achando que aquilo ficou uma valente m****) e ele convidou-me para ficar lá a trabalhar no Verão.

Não sei o que as empresas pensam que fazemos nos cursos profissionais mas a verdade é que o nível de exigência é vergonhoso. Farto-me de ouvir os profs a queixarem-se de quão mais difícil era o curso tecnológico.

No meu caso, prefiro ir estudar para o ensino superior do que tentar arranjar emprego.

Agora, se tu achas que a tua escola te ensinou o suficiente ou que complementaste o que ela não te ensinou, basta prova-lo às empresas e assim deves ter trabalho (digo isto devido à minha micro-mini-experiência no mercado de trabalho)

BlitzMX,

Como @HappyHippyHippo já referiu, dizer que tens o 12º ano e saber programar em Visual Basic é igual a um ordenado (se conseguires) de 600€ (+/-). Isso é uma descrição muito minimalista e saber fazer uma calculadora não é o mesmo que saber fazer um ERP.

A faculdade dá na verdade uma GRANDE vantagem, nas oportunidades que surgem e nas portas que abre, não pelo nível de conhecimento que se tem. Muitas pessoas que saem da universidade não sabem fazer nada, quanto mais programar.

Agora que acho que é uma boa aposta (faculdade), sem dúvida, mas tens de alargar os teus conhecimentos (entity framework, asp.net, asp.net mvc, wp7, etc, etc). Saber outras linguagens, mesmo sem aprofundar muito, é também importante (c#, javascript, php, etc).

Mas se tiver uma licenciatura recebo automaticamente mais de salário não é?

De qualquer forma eu já me dedico a isto há algumas semanas e já fiz algumas coisas, Tenciono chegar muito mais longe do que fazer uma calculadora. Muito mais...

Cumprimentos e obrigado a todos, continuem a por as vossas opiniões.