Jump to content
Sign in to follow this  
Super.D

Alteração de curso

Recommended Posts

Super.D

Boas,

Bom, vou ser o mais directo possível. Estou num ensino profissional, que mais tarde a escola arranja-nos um estágio a quem deixar até 4 módulos por fazer, o que eu acho sensacional, pois podemos continuar a trabalhar na empresa que acolheu-nos ou até seguir para o superior para fazer engenharia, que eu acho que irei fazê-la mais cedo ou mais tarde.

Já comentei aqui algumas vezes, estou num curso profissional, chamado EAC - Electrónica, Automação e Computadores. E estou no curso errado pois o que eu pretendia não abriu, tenho imensa pena; e também fui burro por não ter procurado em outros lados esse curso, mas estou com esperança de que o próximo ano lectivo o mesmo abra. Neste caso GPSI - Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.

Estou tão entusiasmado com a abertura e a entrada em grande nesse curso que rapidamente eu quis adquirir vantagens para ter melhores notas na turma, claro que seria uma grande vantagem para mim mesmo, e além do mais quero ajudar os meus futuros colegas de turma.

Com o «querer» de uma entrada em grande e com o pé direito, eu decidi estudar em casa, lendo os tutorias do P@P, no Youtube, e é certo que me ajudou imenso. Creio que foram 6 meses que estive a estudar com paragens de algumas semanas também, e neste momento, sei o básico de (No início irá-me dar grandes vantagens, pois durante um certo tempo irei dar fluxogramas, pseucódigos, etc e mais tarde converte-los em C): C, C++, VB.NET, HTML. E claro que estou a começar a aprender PHP. O que acho um pouco mais difícil.

Neste momento, estou a estudar para as disciplinas teóricas para não as ter no próximo ano lectivo (já que eu posso pedir equivalência), e claro que as práticas apenas estou-me a «borrifar» para uma disciplina: Electrónica e Electricidade. No primeiro módulo tive 10, no segundo, a turma foi corrida a negativa. Mas quanto às outras duas, Sistemas Digitais (semelhante a um tanto de Arquitectura de Computadores) e Tecnologias Aplicadas, estou a tirar 14, 15, 16, 17 etc.

Caso não abrir na minha escola, vou para outra escola pelos arredores.

Acham que estou a querer entrar em grande no próximo ano lectivo?

Espero as vossas respostas. :P

Super.D

EDIT: título alterado (softklin)

Warrior

Não vais perder um ano com a mudança?

Se já decidiste que queres seguir para o ensino superior, o que vais ganhar com a mudança de curso?

Super.D

Não vais perder um ano com a mudança?

Se já decidiste que queres seguir para o ensino superior, o que vais ganhar com a mudança de curso?

Mais vale perder 1 ano, do que 2 anos, não é melhor? Sim, eu vou perder um ano, mas sei que vou seguir o caminho mais correcto para o meu melhor profissionalismo.  Eu vou seguir para um ensino superior, num futuro mais próximo, mas no curso que eu irei para o próximo ano lectivo, basicamente falta 2 meses. :P

Warrior

Não vejo grande vantagem em tirar um curso profissional antes de seguir para o Ensino Superior.

Não vais aprender nada que não venhas a repetir na universidade. Faz muito mais sentido dedicares-te a aprender matemática e física decentemente, e aí electrónica e electricidade seria muito mais útil.

No fundo acho que podes estar a perder um ano. Isto se quiseres mesmo ir para a faculdade, claro.

Cm Santos

olá. Vou deixar-te a minha opinião.

Se o que queres é desenvolver software e trabalhar com sistemas, então creio que o mais indicado seria mudares de curso. Porque no final do 12º podes não conseguir entrar na UNI por falta de € ou mesmo de média ou por outra razão qualquer. E assim em GPSI, julgo que ficas já com alguma habilitação para trabalhar nesta área(que referi lá atrás )...

Ainda assim o simples facto de estares no curso não faz de ti o quer seja. As matérias leccionadas apenas são válidas e úteis caso as pratiques em casa e consigas entender o porquê de as ter de aprender e fazer algo prático com elas.  Caso contrario vais pensar que estás a aprender coisa sem nexo.

cumprimentos.

Flinger

Podes sempre tentar transferência de curso sem repetires o ano. Não sei se tal será possível, mas é uma questão de te informares. Nem que tenhas de fazer mais 1 ou 2 disciplinas, o que de qq forma já terias de fazer repetindo o ano. A nível de média pode ser vantajoso repetir (eu repeti um ano no secundário e a minha média subiu graças a isso), mas se já tiveres uma média jeitosa provavelmente não te compensa.

Como já aqui te disseram, por muito que dês informática agora, na Universidade vais levar tamanha carga em cima que tudo o que deres no secundário te vai parecer pouco. Por isso não sei se vale a pena repetir um ano só por isso. Se estudares em casa programação, não vais sentir grande diferença.

A chave será a Matemática e a Física, essas sim mais difíceis de seguir sem auxílio de um professor/explicador, e para as quais precisas de bases fortes na Universidade (sobretudo a matemática).

Além de tudo isso, Sistemas Digitais podem-te dar jeito para a Universidade, e se te aplicares a Electrónica, podes tirar conhecimentos que não vais ter na universidade. Olha que eu tenho pena de não saber mais um patacos disso...