Jump to content

Enviar email recorrendo a um ficheiro exterior layout.php

Recommended Posts

Posted

Boa noite,

O contexto é o seguinte; estou num form onde faço upload de ficheiros para um cliente especifico. Neste processo, sai um email a notificar o cliente de que foi carregado um ficheiro novo.

Para enviar o email estou a usar a class phpmailer (smtp_basic) e lá pelo meio tenho isto

$body             = file_get_contents('layout.php');

Neste ficheiro layout está a estrutura html que irá seguir no email. Agora o que eu estou a tentar conseguir é;

Passar uma variável para o layout, para que seja embutida no layout (por exemplo o nome do ficheiro carregado).

Experimentei fazer assim;

$body             = file_get_contents('layout.php?nomeficheiro=$nomeficheiro');

Com erro: Pq não conseguiu localizar o ficheiro layout.php?nomeficheiro=$nomeficheiro. também experimentei com variavel de sessão ... sem sucesso.

Alguém já passou por isto? Alguém pode dar uma dica aqui  😛

Posted

a função get_file_contents pega no conteúdo textual do ficheiro e retorna uma string com esse conteúdo ...

é absurdo o que estás a fazer ... não mistures um ficheiro de texto com um resultado do processamento através do PHP de uma ficheiro de texto

eu poderia dizer para fazeres um :

eval(file_get_contents("layout.php"));

mas presuponho que dentro do ficheiro "layout.php" tenhas includes levando a erros de multiplas definições

o que podes fazer é teres um ficheiro de texto com o layout do conteúdo do email com algum tipo de "tags" que podem ser alteradas, do género:

$layout = file_get_content("layout.txt"); // le o conteúdo do ficheiro para a variável layout
$layout = str_replace("{nome}", $nome, $layout); // altera todas as instâncias da string "{nome}" para o valor da variável $nome
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted

Não é assim tão disparatado. Eu faria isso com um qualquer sistema de templates mas experimenta lá:

<?php
$url = "http://www.teste.com/x.php";
$ch = curl_init();
curl_setopt($ch, CURLOPT_URL, $url);
curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, 1);
curl_setopt($ch, CURLOPT_POST, 1);
curl_setopt($ch, CURLOPT_POSTFIELDS, array('nome'=>'eufrásio'));
$result = curl_exec($ch);
curl_close($ch);
echo $result;
?>

<?php
#
# este é o x.php
#
echo "olá ". $_POST['nome'];
?>

Nunca é demais lembrar para não esquecer as questões de segurança e tal! 😛

Posted

Podes usar ob, assim no teu layout podes usar variaveis e fazer echos

layout.php

<h1>Email para: <?php echo $email?></h1>

$email = 'teste@exemplo.pt';
ob_start();
include 'layout.php';
$body = ob_get_contents();
ob_end_clean()

O que não tem solução, solucionado esta...