Jump to content

Ligação a base de dados

MACHINE
 Share

Recommended Posts

Boas

Estou a fazer um projecto em VB(com base de dados Access) com ligação por código,e gostava de saber como  é que chamo um campo da base de dados para uma label ,ou seja,por exemplo tenho uma tabela cliente com o último registo com o nome"abc" e gostava que me mostrasse no VB numa label esse campo.

Aqui fica os campos da minha tabela(Cliente)

ID(PK)

nome

apelido

Desde já o meu obrigado pela vossa atenção.

Bem, vou postar como geralmente utilizo. Pelo visto vc precisa só das atribuições, então:

'Declara variáveis de acesso
Dim seuDataBase As Database, suaTabela As Recordset

'Direciona para o arquivo - senha opcional
Set seuDataBase = Workspaces(0).OpenDatabase("dir_e_arquivo.mdb",False, False, "MS Access; PWD=" & senha)

'Direciona para tabela
Set suaTabela = DB_EP.OpenRecordset("cliente", dbOpenTable)

'Numero de registros
nrecord = suaTabela.RecordCount

'Vai ao primeiro registro - um dos comandos - depois vc brinca
suaTabela.MoveFirst

'Vai ao último registro
suaTabela.MoveLast

'Atribuí 
Label1 = suaTabela("ID")
Label2 = suaTabela("nome")
Label3 = suaTabela("apelido")

'Fecha tabela e database
suaTabela.Close
seuDataBase.Close

ABS!JRS!

Desde já obrigado pelo código,mas está me a dar alguns erros.

Eu tenho a ligacao á base de dados(Access) por código.

Ou seja tenho dois modulos(ligacao_bd e ligacao_2)

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ligacao_bd

Public Const CAMINHO = "C:\Database1.accdb"
    Public Sub LIGACAO() REM procedimento de ligacao,Criar um objecto Oledbdatadapter e ligar a tabela da base de dados
        configuracao_ligacao = "Provider=Microsoft.ace.OLEDB.12.0;Data source=provider=Microsoft.ace.OLEDB.12.0;data source =" & CAMINHO
        minhaligacao.ConnectionString = configuracao_ligacao
    End Sub[/b]

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ligacao_2

Public Sub ligar_bd()
        ligacaobd.LIGACAO()
        ligacaobd.objconnection = New OleDbConnection(ligacaobd.configuracao_ligacao)
        ligacaobd.objconnection.Open()
    End Sub[/b]

Eu só queria mesmo era mostrar numa label o último campo da tabela cliente.

Desde já o meu obrigado

Desde já obrigado pelo código,mas está me a dar alguns erros.

Eu tenho a ligacao á base de dados(Access) por código.

Ou seja tenho dois modulos(ligacao_bd e ligacao_2)

ligacao_bd

Public Const CAMINHO = "C:\Database1.accdb"
    Public Sub LIGACAO() REM procedimento de ligacao,Criar um objecto Oledbdatadapter e ligar a tabela da base de dados
        configuracao_ligacao = "Provider=Microsoft.ace.OLEDB.12.0;Data source=provider=Microsoft.ace.OLEDB.12.0;data source =" & CAMINHO
        minhaligacao.ConnectionString = configuracao_ligacao
    End Sub[/b]

ligacao_2

Public Sub ligar_bd()
        ligacaobd.LIGACAO()
        ligacaobd.objconnection = New OleDbConnection(ligacaobd.configuracao_ligacao)
        ligacaobd.objconnection.Open()
    End Sub[/b]

Eu só queria mesmo era mostrar numa label o último campo da tabela cliente.

Desde já o meu obrigado

Nao sei se o que queres e alguma coisa parecida a isto.

aquilo que eu faria para buscar o ultimo valor da tabela clientes seria

dim sqltext as string
dim adaptador As New OleDbDataAdapter
dim comando As New OleDbCommand
depois faria
ligacao.open
sqltext="select count(Nome da coluna da chave primaria de preferencia) from clientes"
comando.commandtext=sqltext
comando.connection=ligacao
"umavariavel"=comando.executescalar
ligacao.close
sqltext="select * from clientes"' isto copia tudo da tabela clientes

adaptador = New OleDbDataAdapter(sqltext, ligacao)
adaptador.Fill(cliente, "Cliente")'  

'agora ja tens os teus dados da tabela numa tabela do vb

'agora vais igualar a label a variavel no meu caso umavariavel

'tipo isto

lbl_qualquercoisa= cliente.Tables("Cliente").Rows(umavariavel).Item(0) ' aqui no item dependo o que queres por exemplo se tens 3 coluna na tabela clientes se quiseres a primeira e o 'item(0),item(1),sucessivamente

era isso que querias?

se quiseres colocar os tres campos numa label ai teras que fazer qualquer coisa do tipo

lbl_qualquercoisa.text=cliente.Tables("Cliente").Rows(umavariavel).Item(0) & "," & cliente.Tables("Cliente").Rows(umavariavel).Item(1) &"," & cliente.Tables("Cliente").Rows(umavariavel).Item(2)