Jump to content

remover / seleccionar caracteres em strings

joombla
 Share

Recommended Posts

Boas. Estou a fazer uma aplicação em VB.net para organizar músicas de karaoke (.mp3 + .cdg). Abre uma pasta com 1000 músicas e move-as para outra pasta com um ID.

Ficando: 1.mp3, 1.cdg, 2.mp3, 2.cdg, ... (para depois, numa base de dados, ao pesquisar pela música aparecer o ID e abrir directamente no programa de KARAOKE)

Mas, antes de alterar o nome para um ID, tenho que corrigir o título das músicas para gravar na base de dados o Cantor e o nome da Música, para mais tarde a localizar.

Já meti a detectar as músicas de uma pasta e a mover para outra. O problema é que as músicas não têm todas o mesmo formato de nome.

Exemplo:

56-Banda Eva - Arerê.mp3

56-Banda Eva - Arerê (1).cdg

240 - Timbaland, Keri Hilson & Nicole Scherzinger - Scream.cdg

240 - Timbaland, Keri Hilson & Nicole Scherzinger - Scream.mp3

U2 - I Still Haven't Found What I'm Looking For.cdg

U2 - I Still Haven't Found What I'm Looking For (1).mp3

Algumas têm ID - ARTISTA - MUSICA - NUMERO outras não têm ID, outras não têm NUMERO, etc...

Há uma maneira de brincar com a string do nome das mesmas, apagar o que vem antes do - e o que vem depois?

Por exemplo:

Detectar se a música tem {(1)}, se sim apagar. detectar de tem ID {56-} se sim apagar. E no resultado final ficar {Banda Eva - Arerê.cdg}

Depois com esse resultado final já podia gravar o Cantor e o nome da música na base de dados, e então alterar o nome da música para o ID final.

Bem, sei que é algo confuso, tentei explicar da melhor maneira. 😛

É muito complicado controlar todas as situações possíveis. Podes criar um método de selecção e correcção automático para os casos mais comuns. Os restantes colocas à parte e crias um método em que o utilizador trata de corrigir manualmente.

Sugestão: para um caso dito "normal", faz um Split da informação (nome do ficheiro) pelo caracter "-" e depois trata a informação que tens. Se é só número e foi o 1º, eliminas a informação. E por aí em diante.

Neste caso tens de ser muito criativo para prever certas situações e padronizá-las, tratando as que estão conforme o previsto e dando as outras ao utilizador.

Automatizar tudo é algo utópico - os nomes dos ficheiros podem aparecer de qualquer forma e feitio, é um pandemónio.

Knowledge is free!

Pois, já tinha pensado em algo do género: Ao fim de cada selecção ele pergunta ao utilizador se o Artista / Música estão correctos. Se não estiverem para editar manualmente.

Vou criar uma espécie de filtro onde os títulos dos ficheiros vão passar e são modificados.

Género:

Se começar com {integer-}.... Se acabar em {(integer).cdg)}...

O resultado final é mostrado para confirmação dos que passarem pelos filtros. Os que não passarem não altero nada, ficam na pasta sem serem movidas as músicas.

O problema aqui vai ser que vou perder o .mp3 do .cdg porque um deles pode ficar para trás (não passa pelo filtro), mas isso depois penso numa alternativa.

Até agora consegui filtrar o (1) final, mas mesmo assim isto não está em condições.

Dim teste as string = "56-Banda Eva - Arerê (1).cdg"
        If teste.EndsWith("(1).cdg") Then
            teste = teste.Replace("(1).cdg", String.Empty).Trim
                msgbox (teste)
                '56-Banda Eva - Arerê
        End If

O problema aqui é que pode ser (1) ou (2).cdg

Já tentei algo como:

teste = teste.Replace("(*).cdg", String.Empty).Trim

Mas o * não funciona porque pensa que faz parte da string. Então tentei:

teste = teste.Replace("("+*+").cdg", String.Empty).Trim

Mas também não dá. Já não pegava em vb há algum tempo e de alterar strings nunca percebi muito.

Quem me pode ajudar em strings? Obrigado.

Só preciso algo do género: teste.Replace("(*).cdg", String.Empty).Trim

Boas

Se o formato se mantiver conforme indicaste

Banda Eva - Arerê.mp3

56-Banda Eva - Arerê.mp3Banda Eva - Arerê (1).cdg

E se as repetidas variarem entre 1 e 2 tens aqui um exemplo que está a funcionar. Caso hajam mais numeros 3,4,5,... podes sempre utilizar um ciclo.

O problema aqui é que pode ser (1) ou (2).cdg

Dim inicial As String = "56 - Banda Eva - Arerê(1).cdg"
Dim final As String

Dim aux As Object = inicial.ToCharArray

Dim num_tracos As Integer = 0

For Each item In aux
            If item = "-" Then
                num_tracos += 1
            End If
        Next

aux = inicial.Split("-")

If num_tracos = 2 Then
            final = aux(1) & " - " & aux(2)
        Else
            final = aux(0) & " - " & aux(1)
        End If

If final.EndsWith("(1).cdg") Then
            final = final.Replace("(1).cdg", String.Empty).Trim
            final &= inicial.Substring(inicial.Length - 4)
        ElseIf inicial.EndsWith("(2).cdg") Then
            final = final.Replace("(2).cdg", String.Empty).Trim
            final &= inicial.Substring(inicial.Length - 4)
        End If

MsgBox(final)

A informática chegou para resolver problemas que antes não existiam

Quem ri por último é porque está conectado a 52 Kbs.

Estive a testar com uns títulos que fui tirando e parece funcionar. Ainda não meti isto no código que já tinha, logo começo a trabalhar e quando estiver pronto venho aqui deixar feedback.

Obrigado por me terem ajudado, não conseguia fazer isto, pelo menos assim. 😛

Para os padrões que apresentas, deixo-te mais uma sugestão:

Dim inicial As String = "56 - Banda Eva - Arerê(yeye)(2).cdg"
        Dim final As String = String.Empty
        Dim ext As String = inicial.Substring(inicial.LastIndexOf("."))

inicial = inicial.Replace(ext, "")
        inicial = inicial.Replace(" - ", "-").Replace("- ", "-").Replace(" -", "-")
        inicial = inicial.Replace("(", "-(").Replace(")", ")-")

For Each P As String In inicial.Split("-")
            If P.Trim = String.Empty Then Continue For
            If P Like "(*)" And IsNumeric(P.Replace("(", "").Replace(")", "")) Then Continue For
            If IsNumeric(P) Then Continue For
            If final = String.Empty Then final &= P.Trim Else final &= " - " & P.Trim
        Next
        final = final.Replace(" - (", "(").Replace(") - ", ")")
        final &= ext

Assenta muito na normalização. Depois de normalizar, actua.

Limpa o sebo a qualquer ID e (numero), mas deixa intactos "outros tipos de parentesis", como o yeye ali no meu exemplo.

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

Com o código do Andrepereira9 de 1000 ficheiros, consegui mover uns 500 correctamente. Outros ficaram com erros estranhos género: 123-artista.mp3 em vez de artista-faixa.mp3

Acho que é porque algumas músicas na faixa têm mais um -, algo do género: 15 - artista - nome-da-musica.mp3

Ou seja, o nome da faixa já tem o -.

Amanhã testo esse novo método. O mais provável é ter de pedir para confirmar cada uma das músicas manualmente (mostrando algumas informações como o artista e a faixa e pedir para confirmar ou alterar), porque como são muitos ficheiros diferentes o programa não consegue ter um padrão para todos.

Mas como disse, não testei o ultimo código ainda.

Desde já obrigado pela ajuda, amanhã já digo algo. 😛

Não tenho nenhuma base de dados, mas também acho que não se justifica aqui. O objectivo era um programa simples que reparasse rapidamente as músicas. Ter de ir pesquisar cada uma delas a uma base de dados ia ser demorado e a base de dados podia nem ter todos os cantores e/ou músicas.

Quanto ao código do ribeiro55 já implementei no programa e até agora parece funcionar. Ainda não testei com as 1000 músicas porque não tenho aqui a pasta, mas com os 10 exemplos que tenho aqui no computador não tive problemas.

O código já é um bocado avançado para eu perceber e modificar, mas também não me parece que seja preciso.

Vou criar o programa com 2 métodos:

-um método automático que converte o título do mp3 e procura o respectivo cdg. Se não encontrar deixa os ficheiros na pasta sem os mover.

-um método manual, que pergunta ao utilizador se as informações estão correctas e para ir buscar a localização do cdg. (para as músicas que não passarem no primeiro método)

Bem, mais uma vez obrigado pelo código. Nunca estudei strings em visual basic e só sei as funções básicas.

Penso que posso dar este tópico como resolvido. 😛

Editado: Programa acabado. Corrige o nome do cdg e do mp3, depois compara se o mp3 tem o cdg com o mesmo nome, se sim move para uma pasta e cria um ID, apontando também num txt.

Com este método, de umas 1000 músicas ficam umas 20 para trás, o que não é nada mau. É só editar manualmente e inserir no txt.