Jump to content
Sign in to follow this  
einstein

Duvida com comparações

Recommended Posts

einstein

Estou a fazer um programa em que preciso de ler numeros escritos pelo utilizar e termina a leitura quando o leitor carrega em ctr-d, para fazer isto utilizo um ciclo while com a condição de o fgets ser diferente de NULL?

Para calcular o máximo e o minimo dos valores introduzidos pelo utilizador como faço? Aqui nao pretendo utilizar if encadeados, por isso nao sei como fazer. Nao existe nenhuma função que o faça?

pmg

Atenção: o Ctrl+D funciona em Un*x; em Windows a combinação de teclas com o mesmo efeito é o Ctrl+Z.

... termina a leitura quando o leitor carrega em ctr-d, para fazer isto utilizo um ciclo while com a condição de o fgets ser diferente de NULL?

Sim. O fgets() devolve NULL em caso de erro. O erro mais provável é o de o input ter terminado (o que faz o Ctrl+D é isso mesmo: sinalizar que o input terminou).

Para calcular o máximo e o minimo dos valores introduzidos pelo utilizador como faço? Aqui nao pretendo utilizar if encadeados, por isso nao sei como fazer. Nao existe nenhuma função que o faça?

Fazes com um ciclo para olhares para todos os valores. Para facilitar podes inicializar tanto o máximo como o mínimo com o valor do primeiro elemento e fazes o ciclo a partir do segundo elemento.

Dentro do ciclo, actualizas, se necessário, o máximo ou o mínimo, quando o valor do elemento inspeccionado for respectivamente maior ou mais pequeno.

Não existe nenhuma função que faça isso. O mais aproximado que existe (e mesmo assim tens de escrever uma função de comparação) é ordenares o array e depois escolheres o primeiro (o mínimo) e o último (o máximo).

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

einstein

Atenção: o Ctrl+D funciona em Un*x; em Windows a combinação de teclas com o mesmo efeito é o Ctrl+Z.

Sim. O fgets() devolve NULL em caso de erro. O erro mais provável é o de o input ter terminado (o que faz o Ctrl+D é isso mesmo: sinalizar que o input terminou).

Fazes com um ciclo para olhares para todos os valores. Para facilitar podes inicializar tanto o máximo como o mínimo com o valor do primeiro elemento e fazes o ciclo a partir do segundo elemento.

Dentro do ciclo, actualizas, se necessário, o máximo ou o mínimo, quando o valor do elemento inspeccionado for respectivamente maior ou mais pequeno.

Não existe nenhuma função que faça isso. O mais aproximado que existe (e mesmo assim tens de escrever uma função de comparação) é ordenares o array e depois escolheres o primeiro (o mínimo) e o último (o máximo).

Esqueci-me de referir que estava a usar unix

O código que fiz foi o seguinte: Onde posso inicializar as variaveis com os primeiros valores?

#include<stdlib.h>
#include<stdio.h>

#define BUFFSIZE 1024
int main () {

float media,valor,soma,mediana;
int i,num;
int n=0;
i=num=0;
float max=0.0;
float min=0.0;
media=valor=soma=mediana=0.0;
char linha[bUFFSIZE];

while (fgets(linha,BUFFSIZE,stdin)!=NULL) {
	printf("Introduza o numero %d\n", (i+1));
	n=sscanf(linha,"%f",&valor);
	if(n==1){
		if (valor>max){
			max=valor;
		} else {
			if (valor<min) {
				min=valor;
			}
		}
		soma=soma+valor;
		i++;
	} else {
		printf("Numero invalido");
	}
}
	media=soma/i;
	printf("O valor da media e %.3f, o valor da soma e %.3f\n",media,soma);
	printf("O valor maximo e %.3f e o minimo e %.3f\n",max,min);

exit(0);
}

pmg

O código que fiz foi o seguinte...

Ah! Não estás a usar arrays.

... Onde posso inicializar as variaveis com os primeiros valores?

Bom, da maneira que estás a fazer tens que usar "um truque".

Mas primeiro certifica-te que a tua solução (inicializar maximo e minimo a zero) não serve: imagina que todos os números introduzidos são negativos ... o teu programa dirá, erradamente, que o máximo é 0.

Quanto ao "truque": antes do ciclo inicializa uma variável auxiliar com um valor qualquer (por exemplo 1); dentro do ciclo verificas se essa variavel tem esse valor e, se tiver, mudas o valor e inicializas o maximo e minimo.

int primeiro_ciclo = 1;
while ( /* whatever */ ) {
    /* ... */
    if (primeiro_ciclo == 1) {
        primeiro_ciclo = 0;
        maximo = minimo = /* whatever */;
    }
    /* ... */
}

Só mais uma coisa: tens o printf que pede números depois do fgets(). Isso vai parecer esquisito ao utilizador, pelo menos da primeira vez.

Sugestão: copia o printf para fora do ciclo, e move o que está lá dentro para o fim do ciclo. Tens de acertar o indice dos números ...

What have you tried?

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

einstein

Ah! Não estás a usar arrays.

Bom, da maneira que estás a fazer tens que usar "um truque".

Mas primeiro certifica-te que a tua solução (inicializar maximo e minimo a zero não serve: imagina que todos os números introduzidos são negativos ... o teu programa dirá, erradamente, que o máximo é 0).

Quanto ao "truque": antes do ciclo inicializa uma variável auxiliar com um valor qualquer (por exemplo 1); dentro do ciclo verificas se essa variavel tem esse valor e, se tiver, mudas o valor e inicializas o maximo e minimo.

int primeiro_ciclo = 1;
    /* ... */
        primeiro_ciclo = 0;
    }
    /* ... */
}

Só mais uma coisa: tens o printf que pede números depois do fgets(). Isso vai parecer esquisito ao utilizador, pelo menos da primeira vez.

Sugestão: copia o printf para fora do ciclo, e move o que está lá dentro para o fim do ciclo. Tens de acertar o indice dos números ...

Ah. Muito obrigado, já consegui fazer o programa funcionar correctamente.  :P

bsccara

int primeiro_ciclo = 1;
    /* ... */
        primeiro_ciclo = 0;
    }
    /* ... */
}

Não estou a ver qual o interesse ou sequer que funcione em todos os cenários o código acima. A solução parece-me muito mais simples:

float max=-1e37;
float min=1e37;

pmg

A solução parece-me muito mais simples:

float max=-1e37;
float min=1e37;

Concordo ... mas em vez das "magic constants", usa macros predefinidas

#include <float.h>
/* ... */
double max = -DBL_MAX; // ou float max = -FLT_MAX;
double min = DBL_MAX; // ou float min = FLT_MAX;
/* ... */

What have you tried?