Jump to content
Sign in to follow this  
carlos007

Engenharia Informatica- Dúvida

Recommended Posts

carlos007

Boa noite,

Eu tenho 15 anos ando no 9º ano e a minha média é de 4,6 (1-5), e gostaria de saber o que acham do curso universitário de engenharia informatica. Eu pretendia concluir o 12º ano no percurso normal escolar, e posteriormente gostaria de entrar para a universidade.

O que acham deste curso?

São precisas médias muito altas?

Os ordenados são razoaveis?

Sera que era melhor ja começar a estudar alguma linguagem com c/c++ ou c#.

O que dizem?

Aguardo respostas

Agradeço a comrpeensão.

softklin

Atenção que ao entrares no secundário, é necessário trabalho para manteres as tuas notas. Digo-te isto porque embora seja muito bom aluno com média de 4.6, também é importante que te lembres que no secundário e faculdade as notas são mais específicas (em percentagem ou de 0-20), por isso requer a mesma ou mais dedicação que tiveste até agora.

O curso muda ligeiramente de uma instituição para outra, mas no fundo, são semelhantes. Neste momento, ainda dizem que é uma boa área de trabalho. As médias também variam de instituição para instituição, mas diria que com 13 já és capaz de capaz de encontrar alguns cursos bastante bons.

Quanto às linguagens e programação, não te preocupes. Na faculdade, é comum seres introduzido à programação em cadeiras que utilizam linguagem C ou Java. Se tiveres interesse na área de informática, não te faz mal nenhum saberes algumas linguagens de programação, só te traz vantagens. Mas não o faças se te sentires obrigado a aprender, porque não é necessário, com o tempo irás aprender programação na faculdade. Aliás, também vais ver que informática é muito mais do que programação.

Em suma, não te preocupes tanto em preparar-te para a faculdade neste momento. Quero com isto dizer que, sim, aprende uma linguagem de programação ou outras temáticas relacionadas se elas te motivarem interesse. Também é bom que comeces a ver as áreas que mais te agradam. Mas se te estás a sentir pressionado para o fazer, então acho que não vale a pena. Para além disso, seguires o curso geral é algo que não te compromete, e se vires que não gostas de informática, ou outra área te desperta mais interesse, podes sempre mudar de ideias a tempo.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

carlos007

Obrigado pela opinião,

Eu sempre gostei de informatica e espero que a  minha motivação nao se perca

Th3Alchemist

De referir também que a matemática no secundário vai ser uma cadeira base para te preparar para a licenciatura. É bom que tenhas isso como forte!

falco

Estás focado, no que não interessa. Preocupa-te em aprender algo que gostas de fazer. É isso em que deves estar focado, nunca ninguém foi impedido de ser informático por ter más notas...

HecKel

Estás focado, no que não interessa. Preocupa-te em aprender algo que gostas de fazer. É isso em que deves estar focado, nunca ninguém foi impedido de ser informático por ter más notas...

Subscrevo. Não faltam aí maus profissionais que seguiram uma área por dinheiro. Além do mais, se fores para algo que não gostas ou nem conheces, corres o risco de ficar desmotivado e perderes "anos de vida" para nada. Pondera bem o que queres fazer no futuro.