Jump to content

Ler dígitos de string

kodiak
 Share

Recommended Posts

Viva pessoal.

Estou aqui a tentar uma coisa com ponteiros e usando a concatenação de strings e não estou a dar com o erro.

É pedida uma string ao utilizador e o output deve devolver os dígitos encontrados nessa string.

Se o for inserido

a1b2c3d

o output deve ser

123

Aqui o intuito é usar ponteiros e a função strcat.

Fiz o seguinte código:

#include <stdio.h>
    #include <stdlib.h>
    #include <string.h>
    #include <ctype.h>

#define SIZE 10

int main()
    {

char palavra[size]="";
        char palavra2[size]="";
        char c2[1] = "";
        char *pont = palavra;

printf("Insere a palavra\n");
        scanf("%s", palavra);

if (strlen(palavra)>SIZE){
            palavra[size] = '\0';
        }

do{
            if (isdigit(*pont)){
              c2[0] = *pont;
              strcat(palavra2, c2);
            }
            pont++;
        }while (*pont != '\0');

printf("\nO numero e:\n%s\n", palavra2);
        return 0;
    }

Neste momento o código funciona quando o utilizador insere uma string com tamanho menor ou igual ao valor definido em

#define SIZE 10

Se for inserida uma string maior, o programa crasha. Pelo que percebi o problema está no ciclo. Assim sendo, adicionei a parte do

palavra[size] = '\0';
        }

para garantir que mesmo que o utilizador insira uma string maior do que dez, essa string seja modificada para ficar apenas com tamanho dez.

O

while (*pont != '\0');

não deveria parar o código? O que estou a fazer mal?

obrigado,

kodiak

char palavra[10];
scanf("%s", palavra);

Nota que o array palavra só tem espaço para 9 caracteres mais o terminador '\0'.

O scanf() vai ler sem respeitar esse limite, e, possivelmente, vai querer escrever fora do array.

Sugestão: limita logo à nascença, o número de caracteres que o scanf() aceita

scanf("%9s", palavra);

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Nota que o array palavra só tem espaço para 9 caracteres mais o terminador '\0'.

O scanf() vai ler sem respeitar esse limite, e, possivelmente, vai querer escrever fora do array.

Sugestão: limita logo à nascença, o número de caracteres que o scanf() aceita

scanf("%9s", palavra);

OK pmg. Obrigado pela explicação.

Duas questões.

1ª - Quando eu fazia

palavra[size] = '\0';
        }

já não estava a garantir que o terminador ela colocado e que a string nunca teria mais do que 9 caracteres?

2ª - Se fizer char c2[2] = ""; o código funciona mas se fizer char c2[1] = ""; já não. A questão é a mesma, isto é, com char c2[1] = ""; não há terminador?

obrigado,

kodiak

Quando eu fazia

palavra[size] = '\0';
        }

já não estava a garantir que o terminador ela colocado e que a string nunca teria mais do que 9 caracteres?

Não. Tirando o erro de que palavra "não existe", estavas a garantir que daí para a frente a string não teria mais do que SIZE caracteres (sem contar com o erro de não contar o '\0'). Mas não garantias nada antes do if ... e o código anterior já estava mal.

Se fizer char c2[2] = ""; o código funciona mas se fizer char c2[1] = ""; já não. A questão é a mesma, isto é, com char c2[1] = ""; não há terminador?

c2[1] tem espaço para um caracter. Se queres tratar c1 como string esse caracter tem de ser o '\0'; ou seja, ficas sem espaço para o que quer que seja. Uma string definida com espaço para um caracter só pode ser a string vazia.

c2[2] tem espaço para dois caracteres (nomeadamente o c2[0] e o c2[1]). Para ser uma string um desses caracteres tem de ser o '\0'. Neste caso podes ter strings com tamanho 1.

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!