Jump to content
Lukas S.

A quanto está a carta de condução onde voces moram ?

Recommended Posts

Lukas S.

Aqui está a 500 euros e por aí ? gostava de saber o preço ...

Obs: De Ligeiros Catg. B

E o Impossível foi criado por pessoas fracas pra acabar com o sonho das pessoas fortes. Não deixes que acabem com o teu. Sonha , luta , ambiciona e realiza. Se amas , se gostas tu vais conseguir. Cala todas as pessoas que um dia duvidaram de ti e prova que foste mais forte de qualquer outro.

djthyrax

Torres Novas: 400-500€

Tomar: +-500€

Entroncamento: 350-500€

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

KiNgPiTo

Eu tirei a carta no pico dos preços em Portugal, paguei 700€ em 2008.

Agora parece que saiu uma lei qualquer e anda tudo na média dos 450€ parece-me...

Lukas S.

acho que tás enganado kingpito .. opá tou com medo de ir pagar 700 e tal e chumbar ai tou tramado

E o Impossível foi criado por pessoas fracas pra acabar com o sonho das pessoas fortes. Não deixes que acabem com o teu. Sonha , luta , ambiciona e realiza. Se amas , se gostas tu vais conseguir. Cala todas as pessoas que um dia duvidaram de ti e prova que foste mais forte de qualquer outro.

Andrepereira9

Boas

Aqui em Fátima (Zona Centro) quando a tirei, que foi em 2009 estavam

Mota -> 400 €

Carro -> 750 €

Mota (250cc) e Carro -> 1000 €

Em relação a ter que repetir o exame por Reprovação / Falta de comparência, pelo que ouvia falarem (visto que nunca precisei de saber os preços  ;) ) eram:

Exame de Código -> 150 €

Exame de Condução -> 300 €

Não sei onde é que vives, mas se puderes prefere uma escola onde o exame seja realizado na mesma cidade que as aulas.

No meu caso tinha as aulas em Fátima, mas tive que ir fazer o exame ao distrito que era Santarém, e para alguns que ainda não tem pratica e estar a ser examinado, é uma situação um bocado complicada.

Na zona onde tinha aulas eram estradas de 1 faixa, poucos carros, conhece-se a zona, estacionamentos amplos, inversões de marcha em estradas largas e sem carros....

Zona do exame eram estradas com 2 ou mais faixas uma para cada lado, carros por tudo o que é sitio, sem conhecer a zona, estacionamentos justos, fazer imersão de marcha numa estrada estreita e com os outros carros a apitar,....

A minha sorte foi já conhecer aquela zona e estar habituado a andar na estrada, pelo facto do meu pai ser camionista. Mas conheço pessoas que chumbaram por causa disso.

Mas com calma, tudo corre bem. Se mostrares ao examinador que não tens problemas em andar na estrada, e que sabes respeitar os sinais / Regras, passas na boa.

No meu tempo podia-se cometer até 3 erros. Desde que não fossem graves. Mas podias até nem cometer nenhum e chumbar. Tudo depende da maneira como conduzes...

Exemplos de Situações de Aprovação e Reprovação:

No meu dia de exame éramos 4. Só 3 passaram.

Os primeiros a fazer fui eu e um colega meu

Meu colega levou o carro, umas voltas, chegamos a 1 rotunda. O examinador mandou-o sair na 3º saida, ele enganou-se saiu na 2º. O examinador mandou-o dar a volta, e ele voltou a enganar-se na saída. Depois foi fazer inversão de marcha, o instrutor teve que o avisar por causa de um poste da luz, senão batia,... No final passou

Eu: Mal peguei no carro, com o nervosismo mandei-o logo abaixo. Depois quase a terminar o exame, o gajo diz-me "Segue sempre em frente" eu segui. Cheguei a uma rotunda, toca a andar às voltas. Ouvi logo "Se quiseres dar mais umas voltas, diz. Se for preciso eu tenho dinheiro para encher o depósito". E eu respondi-lhe: "Não foi o que você me mandou fazer? Estou a cumprir. Estou a andar em frente ;) ". Já para não falar de um pequeno excesso de velocidade de vez em quando 60km/h em vez de 50km/h... No final passei

Ouve outro que fez tudo bem, nada a apontar.  Mandou-o ir para a via-rápida. O gajo começa a olhar constantemente para o espelho retrovisor direito, circulando na via mais à direito. O examinador pergunta-lhe o que é que se passa? Ele responde: "Estou a ver se não vem nenhum carro a ultrapassar-me". Resultado: "Podes ir para o centro de exames, pois estás chumbado! Não sabes que os carros não podem ultrapassar pela direita? E ainda por cima, vais na faixa mais à direita, queres que eles passem por onde?"

A informática chegou para resolver problemas que antes não existiam

Quem ri por último é porque está conectado a 52 Kbs.

Lukas S.

asério que chumbou por isso ? oO parece um bocado exagerado ... ele tava nervoso e chumbou por olhar pró espelho ? tou tramado  ;)

Andrepereira9

Boas

asério que chumbou por isso ? oO parece um bocado exagerado ... ele tava nervoso e chumbou por olhar pró espelho ? tou tramado 

Foi o que o ele e o instrutor nos disseram no regresso a casa. Que ele tinha feito tudo bem e que chumbou só por ter feito isso...

A informática chegou para resolver problemas que antes não existiam

Quem ri por último é porque está conectado a 52 Kbs.

donatello

Boas,

Eu: (...) Depois quase a terminar o exame, o gajo diz-me "Segue sempre em frente" eu segui. Cheguei a uma rotunda, toca a andar às voltas. (...) E eu respondi-lhe: "Não foi o que você me mandou fazer? Estou a cumprir. Estou a andar em frente :) "

Não concordo e pelo que sei estás errado. Ir em frente é seguir em frente, não andar às voltas na rotunda.

Por exemplo, se estás a fazer o exame e entras numa rotunda e não te é dito nada deves seguir em frente.

(...) Mandou-o ir para a via-rápida. O gajo começa a olhar constantemente para o espelho retrovisor direito, circulando na via mais à direito. O examinador pergunta-lhe o que é que se passa? Ele responde: "Estou a ver se não vem nenhum carro a ultrapassar-me". Resultado: "Podes ir para o centro de exames, pois estás chumbado! Não sabes que os carros não podem ultrapassar pela direita? E ainda por cima, vais na faixa mais à direita, queres que eles passem por onde?"

Se circulava na via mais à direita estava bem (acho!  ;) )

O facto de não se dever não quer dizer que não ocorra. E dizer "Estás cumbado!" - sem nenhum eufemismo  ;) é ser bruto,  mas dizê-lo durante o exame e naquelas circunstâncias acho pedagogicamente errado.

thoga31

Se estava a olhar sempre para o espelho direito, estando na faixa mais à direita, e responder o que respondeu... bem, para o chumbo eu ainda dou avalo e compreendo, mas a forma como foi anunciado... isso não concordo.

A minha carta, já agora, foi 650€, promoção de Agosto.

Knowledge is free!

Caça

Há dois anos aqui em Guimarães andava entre 350€ e 500€

O meu exame de condução durou +- 11 minutos e só tinha dado 3 aulas de condução a contar com a que dei no dia, o meu maior  problema era conseguir manter as duas mãos no volante, mas correu tudo bem.

Aos 3 anos já condizia tractores e máquinas de terraplanagem sentado do colo de meu velhote..

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

Lukas S.

Há dois anos aqui em Guimarães andava entre 350€ e 500€

O meu exame de condução durou +- 11 minutos e só tinha dado 3 aulas de condução a contar com a que dei no dia, o meu maior  problema era conseguir manter as duas mãos no volante, mas correu tudo bem.

Aos 3 anos já condizia tractores e máquinas de terraplanagem sentado do colo de meu velhote..

Caça sempre tiveste então expriencia em conduzir ? isso ajudou imenso na hora da carta?

Caça

Por um lado sim porque já estas a vontade, por outro não porque com o tempo ganhas certos hábitos, como por exemplo, andar com o braço de fora do vidro ou na alavanca das velocidades em vez de estarem as duas no volante etc. que para chumbar no exame é suficiente.

Pedro Martins

donatello

O meu exame de condução durou +- 11 minutos e só tinha dado 3 aulas de condução a contar com a que dei no dia

Mas nessa altura não havia um número mínimo de aulas, tanto de código como de condução?  :police:

As aulas dadas por um bom professor / instrutor servem para isso mesmo. Para não se cair em vícios e para perceber como realmente se deve conduzir, embora muitos comportamentos pareçam bem / correctos na realidade são errados e perigosos.

Caça

Havia e assinei-as todas, mas não as dei..

Pedro Martins

Lukas S.

Alguém aqui teve dificuldade a fazer o exame ?

thoga31

Alguém aqui teve dificuldade a fazer o exame ?

Eu, pessoalmente, não tive. Só no Código é que houve uma pergunta que me lixou todo, e deixei os meus instrutores a ver navios pois nem eles sabiam responder... Por isso, that's just fine.

E normalmente o pessoal treme todo na Condução, mas eu fui à-vontade, e garanto que assim torna-se até divertido! :thumbsup:   Atenção: nada de excesso de confiança, ok? :)

Knowledge is free!

Lukas S.

Eu não ... eu vou com falta dela XD

thoga31

Eu não ... eu vou com falta dela XD

Nas aulas, consegues conduzir bem sem que o instrutor passe a vida a apontar erros?

Se sim, evitas de ir nervoso. Se não... bem, um terço sempre pode ajudar :)

Knowledge is free!

KTachyon

Eu consigo bater o tempo do Caça. O meu exame de condução não demorou 10 minutos.

Nas aulas, consegues conduzir bem sem que o instrutor passe a vida a apontar erros?

Se sim, evitas de ir nervoso.  Se não... bem, um terço sempre pode ajudar :)

Olha que não. O meu instrutor, às vezes, apontava os pormenores mais ridículos. Basicamente, quando passava muito tempo sem haverem críticas, ele arranjava qualquer coisa mínima, só para manter a forma. Penso que seja um método de manter os alunos sob alguma pressão para que aprendam a lidar com ela. É isso que é esperado que aconteça no exame e o pessoal deve ir habituado a lidar com essa pressão. E é perfeitamente possível que o examinador também coloque alguma pressão durante o exame.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

thoga31

Olha que não. O meu instrutor, às vezes, apontava os pormenores mais ridículos. Basicamente, quando passava muito tempo sem haverem críticas, ele arranjava qualquer coisa mínima, só para manter a forma. Penso que seja um método de manter os alunos sob alguma pressão para que aprendam a lidar com ela. É isso que é esperado que aconteça no exame e o pessoal deve ir habituado a lidar com essa pressão. E é perfeitamente possível que o examinador também coloque alguma pressão durante o exame.

Bem, eu não me queria referir a erros ridículos. Verdade seja dita que são tão ridículos (no sentido de serem mínimos) que, na verdade, eles faziam pior que nós quando nos levavam ao Centro de Exames... :D

A pressão é algo a que devemos estar habituados. Aos 18 anos já é suposto sermos um pouco crescidos e lidarmos minimamente com a pressão. Claro que a pressão é sempre pressão, crescidos ou não. Mas se formos nervosos, a pressão torna-se algo desmuronante.

Knowledge is free!