Jump to content
Andros

Ajuda na estrutura de uma base de dados financeira

Recommended Posts

Andros

Muito boa noite.

Pretendia que me dessem uma ideia sobre como resolver o problema que vou apresentar:

Pretendo fazer uma base de dados onde vou registar movimentos financeiros. Portanto, depósitos, levantamentos e transferências entre contas.

Já percebi que tenho de ter pelo menos as seguintes tabelas:

- cliente (onde registo o titular das contas);

- conta (onde registo as várias contas);

- movimento (onde registo os vários movimentos realizados);

- tipo de movimento (onde registo os tipos de movimento: depósito; levantamento; transferência);

A minha dúvida é: devo também fazer uma tabela para o saldo que vai resultando dos diversos movimentos (ou, quem sabe, uma coluna na tabela "conta" que vou actualizando), ou deixo que seja o php a fazer as contas conforme as consultas que vou fazendo?

Obrigado, desde já, pela atenção.

Com os melhores cumprimentos

Andros

Andros

Só se o volume de movimentos é tal que o tempo que levaria a calcular o saldo seria demasiado para as necessidades do programa. Não faças os cálculos em PHP (linguagem interpretada demasiado lenta), usa SQL tipo : http://www.devmedia.com.br/forum/calcular-saldo-via-sql-como-fazer/351163

Obrigado pela dica bsccara. Realmente ainda não tinha visto as coisas nessa perspectiva (PHP a fazer cálculos). É possível que a base de dados vá reunir uma quantidade significativa de transacções mas acho que não será suficiente para afectar a performance do MySQL.

Cumprimentos