kvyil Posted April 2, 2012 Report Share Posted April 2, 2012 Boa tarde pessoal! Estou com uma enorme duvida (confusão) Então é o seguinte: eu consegui obter de uma base de dados de um programa de gestão, umas tabelas muito interessantes que tem a ver com os códigos postais de todo o pais! Fantástico, são 274537 Registos!!! E agora eu pretendia relacionar isso tudo para que tenha sentido. Eu criei uma base de dados em Access com as tabelas que exportei da base de dados do programa de gestão. As tabelas são: CP; CP_CONSELHO; CP_Distrito; CP_FREG; PAIS. A tabela CP tem os seguintes campos: CPID (Numero) Chave primaria CPCD (Texto) É o dito codigo postal RUA (Texto) Localidade (Texto) Freguesia (Texto) CONSELHOID (Numero) PAISIS (Numero) _______________________ A tabela CP_CONSELHO tem os seguintes campos: ComselhoID (Numero) Chave primaria ConselhoCD (Texto) Não sei para que serve este campo aqui na BD está vazio :S ConselhoDS (Texto) É aqui que está o nome do conselho (lisboa, porto, braga...) DistritoID (Numero) PAISID (Numero) _________________________ Tabela CP_DISTRITO tem os seguintes campos: DISTRITOID (Numeração Auto.) Chave primaria DISTRITOCD (Texto) Também não sei o fundamento deste campo está vazio na tabela.... DISTRITODS (Texto) Este é onde estão os nomes dos distritos (Bragança, Vila real, Porto .... PAISID (Numero) ________________________ Tabela CP_FREG tem os seguintes campos: CPFREGID (Numeraçao Auto.) Sem chave primaria CPFREGCD (Texto) CPFREGDS (Texto) CONSELHOCD (Texto) (Esta tabela não tem quaisquer dados) ____________________________ Tabela PAIS tem os seguintes campos PAISID (numeraçao Auto.) Chave primaria Exemplo: 159 PAISCD (Texto) exemplo: PRT PAISDS (Texto) exemplo: Portugal MOEDACD (Texto) Exemplo: EUR PAISUE (Texto) Exemplo: S PAISLNGCD (Texto) Exemplo: PRT PAISGDS (Texto) Exemplo: Portugues PAISINDICATIVO (texto) Exemplo: +351 CODIGO_SAFT (Texto) Exemplo: PT CODIGO_RU (Texto) Não preenchido. A ideia seria relacionar tudo isto. Para que fosse possivel fazer o seguinte: Escolher um pais (Portugal) De seguida aparecem os distritos de Portugal e escolhia um distrito Apos escolher o distrito, escolhia o conselho só desse distrito E a seguir aparecia o resultado de todas as freguesias desse conselho e respectivos codigos postais.... Espero não ter sido confuso. Aguardo respostas 😛 Link to comment Share on other sites More sharing options...
ninjanPT Posted April 2, 2012 Report Share Posted April 2, 2012 É assim, eu sou um bocado inexperiente, mas parece bastante simples até, é fazeres relações de um para muitos da seguinte ordem: País, Distrito, Concelho, Freguesia e CP. Link to comment Share on other sites More sharing options...
kvyil Posted April 2, 2012 Author Report Share Posted April 2, 2012 Pois, e no meio disto tudo é que o campo CP (Codigo postal) da tabela CP não é campo chave nem muito menos é único ou seja existem alguns códigos postais iguais a outros. Por isso a relação não pode ser feita pelo CP. Nesta tabela o temos o CPID que é campo chave para fazer a relação.... Link to comment Share on other sites More sharing options...
ninjanPT Posted April 2, 2012 Report Share Posted April 2, 2012 olha, vê assim, para a tabela de país metes o campo cod_país, na tabela distrito metes cod_distrito e cod_país, na tabela concelho metes cod_distrito e cod_conc, tabela freguesia metes cod_conc e cod_freguesia e na tabela CP_freguesia (fazes uma tabela intermédia) metes o cod_freguesia e o cod_postal (que é apenas um campo para identificar) e depois mesmo na tabela CP metes o código postal, assim podes associar o mesmo código postal a diferentes localidades I guess 😛 Link to comment Share on other sites More sharing options...
FreiNando Posted April 2, 2012 Report Share Posted April 2, 2012 Dá uma olhadela aqui. O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles Link to comment Share on other sites More sharing options...
kvyil Posted April 2, 2012 Author Report Share Posted April 2, 2012 Esta bastante interessante, mas ainda não percebi onde entra aparte do Codigo Postas! : S Link to comment Share on other sites More sharing options...
FreiNando Posted April 2, 2012 Report Share Posted April 2, 2012 O ficheiro dos códigos postais (o link está no final) já está com as relações que pretendes. Observa-o, para editares o teu, ou usa-o. O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles Link to comment Share on other sites More sharing options...
kvyil Posted April 2, 2012 Author Report Share Posted April 2, 2012 Pois... Vou tirar ideias. Grande ajuda obrigado a todos 😛 Link to comment Share on other sites More sharing options...
centraldetaxis.pt Posted November 10, 2014 Report Share Posted November 10, 2014 E relacionar freguesias com ruas...? Estava a tentar fazer o download do ficheiro de Portugal do OpenStreetMap e cruzar com as freguesias, alguma ideia mais simples? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts