Jump to content
jpaulino

Migração do Software da Comunidade

Recommended Posts

jpaulino

Caros!

Para aqueles que andam cá desde o inicio, o p@p começou por um alojamento gratuito com um software bbcode mais rudimentar (não me recordo qual era o software), com a adesão massiva de novos membros decidiu-se apostar num alojamento (com o apoio da Trignosfera) e no phpBB como software a usar no fórum, mas dado o periodo baixo que o phpBB sofreu no que respeita a desenvolvimento houve uma necessidade de migrar para uma plataforma que estava em ascensão na época, o SMF.

Durante vários anos usámos o SMF, um software gratuito, mas também este estagnou nos últimos 4 ou 5 anos. A comunidade já era significativamente grande, o nosso fórum já está "demasiado" personalizado e encontrar uma alternativa tornou-se num desafio quase impossível. Entretanto o SMF voltou ao activo e mostra novamente progressos, no entanto a confiança que temos no produto está bastante tremida. O que era um software moderno, agora é um software desactualizado e de difícil manutenção (e personalização), e infelizmente também já não corresponde às nossas ambições na expansão da comunidade.

Foram alguns meses de discussão e ponderação, mas chegámos a um consenso e vamos migrar a comunidade para outro software. Vamos perder funcionalidades, e vamos ganhar outras mais. A diferença é consideravelmente positiva, bastante mais apelativo e fácil de usar, integrado com outras plataformas (como redes sociais, blogs e afins), com ajuda de plugins vamos continuar com a ferramenta mais importante na nossa comunidade - highlight code -, e muitas mais novidades.

A migração deverá ocorrer já amanhã! De realçar que todos iremos sofrer com a re-adaptação, mas espero que em poucos dias notem melhorias significativas!

A administração

jviana

Hummm, estou a gostar do forum agora, não sei porque vamos mudar, mas com isso não é decisão minha têm o meu apoio, espero que mostrei uma lista mais detalhada dos Prós e Contras.

Cumps. J.Viana

Learning

• VB.Net
  • HTML
  • C/C++

jpaulino

Hummm, estou a gostar do forum agora, não sei porque vamos mudar, mas com isso não é decisão minha têm o meu apoio, espero que mostrei uma lista mais detalhada dos Prós e Contras.

Cumps. J.Viana

Pois, há sempre Prós e Contras, mas isso já foi muito discutido e definido pelo staff. Se colocássemos aqui a lista, haveria sempre pessoas contra e a favor ... era impossível agradar a todos.

Por isso amanhã vamos migrar tudo e esperar que corra bem ;)

pedrotuga

Mmmmm... eu voto para se mudar de formato. Que tal um grupo no facebok em vez destas plataformas antiquadas?

apocsantos

Se calhar google+ era melhor ideia... Ou uma coisa mais "fashion" com twitter, para um gajo fazer posts apartir do telemóvel! ;)

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

pmg

... Que tal um grupo no facebook ...?

Eu no facebook nao participo (provavelmente nem apenas lendo).

Que tal reanimar o grupo pt.comp.programacao da USENET?

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

apocsantos

@pmg nessa eu alinhava de bom grado! E já agora um Telnet MUD ;) "For old time sake"

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

taviroquai

heheh um MUDzinho em portugues era bacano... por acaso ja pensei em fazer um... todos os que ha na net são em ingles...  ;)

Acho muito bem mudar a cara do forum... já encontrei pelo menos 3 com este aspecto do SMF.

Espero que seja para melhor a mudança  :)

Acerca de grupos Facebook, Google+... não me parece que dê para organizar tanta informação como aqui temos...

apocsantos

Eu cheguei a trabalhar num Telnet MUD, durante um projecto da faculdade... Se quizeres dar uma mãozinha, ainda nos juntamos e fazemos um Telnet MUD todo em português, e aproveita-se para colocar a usenet em uso e  activa-se um grupo usenet! :) Era bacano mesmo! :D;)

mjamado

Desculpem lá, mas se é para soluções radicais, eu acho que ficávamos bem servidos com uma BBS das antigas. Toca a desempoeirar os 56k que estão na cave...  ;)

Oh jpaulino, mas conta lá, que sistema novo é esse? Compraram o vBulletin, ou quê? Ou é peta de 1º de Abril?

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

apocsantos

Eu não estou a brincar!  Para escrever do pda a bbs até dava mais jeito

HecKel

Oh jpaulino, mas conta lá, que sistema novo é esse? Compraram o vBulletin, ou quê? Ou é peta de 1º de Abril?

Parcialmente peta :)

1) Sim, vai haver migração para uma nova plataforma

2) Não, não vai ser esta noite ;)

Ainda não há data marcada para tal, ainda temos de fazer alguns testes e afins, mas vamos mesmo mudar de plataforma em breve.

Os motivos é essencialmente a nível de administração, devido a complexidade de plugins e actualizações dos mesmos, bridge e afins. O SMF não tem evoluido nesse sentido, e nos últimos anos tem sido sempre uma dor de cabeça quando aparece uma nova actualização. A nova plataforma está bem mais preparada para tal, e o melhor de tudo é que eles são bastante rápidos a corrigirem vulnerabilidades (coisa que o SMF não é).

pedrotuga

Viva heckel,

Ok, agora que já passou o dia das mentiras... porque é que não podem dizer qual é o novo software?

O SMF nunca foi dos meus favoritos, mas serviu aqui o p@p durante muitos anos de forma satisfatória. So long SMF.

jviana

, para um gajo fazer posts apartir do telemóvel! ;)

Ahhhh... palavras santas

Cumps. J.Viana

Learning

• VB.Net
  • HTML
  • C/C++

brunoais

R.I.P SMF, Hello [inserir nome de forum].

Espero que o software que a administração escolheu seja o mais apropriado para a comunidade para aumentarmos de tamanho e prosperar. O SMF tem um código, embora não confuso, muito desorganizado. Só para fazer duas extensões para ele foi uma carga de trabalhos para saber aonde é que os subsistemas que precisava estavam. Prefiro trabalhar com hooks, como estão a fazer agora no phpBB (o melhor forum grátis que conheço), mesmo que seja mais lento não se sofre tanto na parte de as coisas não ficarem a funcionar por causa de atualizações.

Boa sorte, porque... Eu tb vou fazer parte de quem vai ter que aturar o novo software

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

HecKel

Viva heckel,

Ok, agora que já passou o dia das mentiras... porque é que não podem dizer qual é o novo software?

O SMF nunca foi dos meus favoritos, mas serviu aqui o p@p durante muitos anos de forma satisfatória. So long SMF.

Acho que alguém da admin vai divulgar isso, não me cabe a mim fazê-lo :P

jpaulino

Oportunamente será anunciado, mas a mudança será para breve (esperamos) e depois daremos mais detalhes.

Não é já anunciado pois ainda existe algum trabalho em curso (testes, validações, etc)

Rubemlrm

Bem apesar de ser fã de SMF , vejo esta mudança como uma boa mudança :P o site precisava de "remake".Já agora com esta mudança vão incluir suporte tapatalk ? é que dava muito jeito.

HecKel

Bem apesar de ser fã de SMF , vejo esta mudança como uma boa mudança :P o site precisava de "remake".Já agora com esta mudança vão incluir suporte tapatalk ? é que dava muito jeito.

É um dos pontos fortes, sim :D Não sei se será mesmo tapatalk, mas acho que tem compatibilidade com dispositivos móveis.

Guest
This topic is now closed to further replies.

• Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.