Jump to content

PEN's 3G

djbarbas
 Share

Recommended Posts

Esta semana pôs-me a mexer na minha pen huawei E1550 3g da ZON, actualizando o software, firmware, etc..

Esta Pen apenas  permite um tráfego gratuito ate 100Mb mensais, pelo que me fez ter a ideia de ligar 2 pens 3g directamente entre si.

Antes de falarmos em impossibilidades vou justificar em que cenário e em que é que estou a basear-me e o porquê disso.

Actualmente existe tarifário que permitem chamadas e envio de sms de forma gratuita. Antes da ADSL a ligação à internet era feita via chamada telefónica, em que o cliente discava o numero do servidor, autenticava-se e tinha internet.

A mesma coisa acontecia se queríamos ligar 2 computadores directamente via internet e o mesmo hoje em dia ainda acontece com um envio de FAX.

A ideia seria utilizar este principio com estas placas 3g com cartões moche interligar 2 computadores e poder inclusive fazer partilha da internet sem custos através de GPRS, pelo que penso ser a única maneira possível. Já estive a explorar os comandos AT destes modems e já consegui com sucesso receber /enviar sms, aceder à agenda de contactos e efectuar e receber chamadas, em que não há transmissão de voz sendo modems mas poderá haver transmissão de dados.

E aí é que são elas, por os dois modems a falarem um com o outro e a redireccionar pacotes de dados. A nível de velocidade é facto em gprs não ter muita mas devera ser suficiente para abrir emails.

Agradecia se houvesse alguém que ja tenha tentado algo deste tipo ou que tenha alguma opinião sobre o assunto de postar aqui.

Obrigado

Boa tarde,

Não sei até que ponto as duas provedoras de serviço permitem essa utilização. Vê primeiro os termos do contrato!

Em teoria é possível que um modem (GSM/GPRS) ligue para outro modem (GSM/GPRS/Analógico/RDIS), e aceda ao que estiver disponível na maquina a que o modem que recebe a ligação disponibilizar. Em teoria pode até ser uma ligação à internet. Mas antes de investigares mais sobre isto, confirma que as operadoras to permitam fazer, e não estejas a desrespeitar o contrato, ou podes vir a ter problemas.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

A nível de contracto não vi nada que impeça. Ao fim ao cabo é como se estivesse a mandar e a receber um FAX. O principio é o mesmo. Uma chamada de voz e uma de dados é a mesma coisa só que invés de linguagem corrente é um monte de sinais sonoros que são interpretados pelo modem. Nada impede ter dois portugueses ao telefone, ou dois chineses, a mesma coisa para dois computadores. Estou a pagar é a ligação entre os dois pontos. Se virmos bem já foi feito no passado para ligar dois pc's directamente com a diferença que as chamadas eram mais caras.

Obrigado 😄

Boa tarde,

Basicamente é uma ligação "dial-up" mas com placas modems GSM e não com modems analógicos ou RDIS. Sim isto é possível de ser feito, uma maquina "telefona" para a outra e acede aos serviços que ela disponibilizar.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Não sei se o objectivo é mesmo o desafio ou a utilidade, mas, se for pela utilidade, penso que uma rede WiFi criada por um dos dispositivos faria exactamente o que pretendes.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Estará alguma coisa a escapar-me ?? 😕

As operadoras disponibilizam 100 MB para tráfego em dados.

A partir do momento em que a ligação é feita define-se se esta é de voz ou de dados.

Não é possível (a meu ver) fazer uma chamada de dados sobre uma chamada de voz, pelo qual não existiria nenhum benefício nesta artimanha...

Ou será que estou enganado :o( ???

Impossível até ser feito.

Não sei se o objectivo é mesmo o desafio ou a utilidade, mas, se for pela utilidade, penso que uma rede WiFi criada por um dos dispositivos faria exactamente o que pretendes.

A rede WIFI seria local; esta poderia ser remota...

Impossível até ser feito.

A rede WIFI seria local; esta poderia ser remota...

Um fax é uma chamada de voz não de dados. As chamadas de de dados são nada mais nada menos uma mera descrição que representa ao fim ao cabo um serviço combinado de uma chamada telefonica (voz) + o serviço de internet que corre em cima duma chamada chamada de voz.. Se virmos bem e quem se lembra ainda dos modens a 56kb, estes estabeleciam uma chamada de voz a um servidor da Clix ou Sapo, ou Netc ou outro qualquer. É precisso lembrar que estas empresas vendiam-nos acesso à internet através de uma linha da PT, logo faz todo o sentido sempre que o meu modem telefonasse para um ISP destes pagar um valor mais alto de chamada, ao fim ao cabo uma chamada de custo acrescido para pagar ex: a PT e a Clix pelo serviço designado como uma "chamada de dados",

A limitação dos 100Mbs não entra aqui pois estamos a realizar uma chamada telefónica, estabelecendo uma ligação de dois equipamentos ao meio físico, não há controlo de fluxo apenas de tempo. Esta será a unica limitação caso efectivamente esta exista a semenhaça das sms

Uma rede Wifi só se torna possivel a menos que haja um hotspot perto mas ai ja sei que vou ter custos. WIMAX em Portugal penso que nem é utilizada.

Quero ver se no inicio da proxima semana faço um teste. E vou tentar qual a velocidade de transmissão em gprs destes modens.