Jump to content

Jogo Euromilhões com data? Ajuda

polska
 Share

Recommended Posts

Pessoal, estou a realizar o jogo do Euromilhões, mas preciso de uma pequena ajuda.. Eu sei realizar o jogo, sei gerar a chave, ver se um utilizador ganhou...etc, mas eu gostava, por exemplo, que o jogo começasse com um menu, onde o utilizador podia escolhe entre novo jogo, e carregar jogo, se o utilizador carregasse o jogo, o programa pedia o nome dele, e se este tivesse na struct dos jogadores, ele poderia continuar a tentar acertar nas chaves... se acertasse, iria contar para o numero de vitorias na struct, e vice-versa, caso perdesse... Caso contrário, se o utilizador escolhesse novo jogo, teria depois a opção de se inserir no jogo carregado, ou então apagar mesmo todos os utilizadores e começar um jogo totalmente novo... É possível eu fazer isto? É que eu nao sei trabalhar com memória nem nada disso, alguém me conssegue ajudar??

A struct seria: 

struct jogo{
  int numVitorias;
  int numDerrotas;
};

struct jogo utilizadores[100];

helppp 😉

Abraço

Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.

tens varias formas de fazer isso, podes fazer por exemplo:

#include<iostream>
using namespace std;

int menu()
{
    cout<<"menu"<<endl;

cout<<"1- para jogar"<<endl;
    cout<<"2- para ver"<<endl;
    cout<<"3- para fazer"<<endl;
    cout<<"4- para perder"<<endl;

int op;
    cin>>op;
    return op;
}

int main()
{
    switch(menu())
    {
    case 1:cout<<"opcao jogar"<<endl;
        break;
    case 2:cout<<"opcao ver"<<endl;
        break;
    case 3:cout<<"opcao fazer"<<endl;
        break;
    case 4:cout<<"opcao perder"<<endl;
        break;
    default:
        cout<<"opcao invalida"<<endl;
    }
}

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

tens varias formas de fazer isso, podes fazer por exemplo:

#include<iostream>
using namespace std;

int menu()
{
    cout<<"menu"<<endl;

cout<<"1- para jogar"<<endl;
    cout<<"2- para ver"<<endl;
    cout<<"3- para fazer"<<endl;
    cout<<"4- para perder"<<endl;

int op;
    cin>>op;
    return op;
}

int main()
{
    switch(menu())
    {
    case 1:cout<<"opcao jogar"<<endl;
        break;
    case 2:cout<<"opcao ver"<<endl;
        break;
    case 3:cout<<"opcao fazer"<<endl;
        break;
    case 4:cout<<"opcao perder"<<endl;
        break;
    default:
        cout<<"opcao invalida"<<endl;
    }
}

O que tu fizeste foi fazer o menu, certo? E o switch para cada um dos casos... 😉

Eu isso sei fazer... vou-te dar um exemplo do que eu pretendo:

Um utilizador abre o programa.. cria um novo jogo, escreve o nome, e tenta acertar... passado um bocado decide sair, e o fecha o programa(entretanto as vitorias e derrotas foram armazenadas no vector correspondente dele)... Passado um tempo ele abre novamente o programa, e quer voltar ao seu jogo, tipo, carregar o jogo anterior (load game), escreve o nome, e aquilo mostra-lhe as vitorias que ja consseguiu anteriormente, as derrotas tambem, e continua a jogar, armazenando no mesmo vector..

Percebeste xD ?

Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.

deixa-me ver se percebi, o que queres fazer e gravar os dados das jogadas do jogador, certo?

Basicamente queres trabalhar com ficheiros : http://www.cplusplus.com/doc/tutorial/files/

O "save/load" depende muito de como tens o programa estruturado e do que queres gravar ou fazer "load"

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

deixa-me ver se percebi, o que queres fazer e gravar os dados das jogadas do jogador, certo?

Basicamente queres trabalhar com ficheiros : http://www.cplusplus.com/doc/tutorial/files/

O "save/load" depende muito de como tens o programa estruturado e do que queres gravar ou fazer "load"

Exato, é isso tudo  😉 , vou dar uma vista de olhos e vou ver o que conssigo fazer, mas decerteza que vou precisar de ajuda para isso, o save/load, obrigado  🙂