Jump to content
LagMaster

Dúvida Calculadora

Recommended Posts

LagMaster

Boas

Estava a tentar fazer este exercicio:

Propostas de Exercícios

1. Crie a sua própria calculadora. Contudo, o utilizador terá de escolher a operação a realizar e, no caso de esta ser a divisão, o programa terá de impedir o utilizador de introduzir denominador 0 (zero), obrigando-o a introduzir outro valor para tornar a divisão possível. Mostre uma mensagem de erro neste caso.

As variáveis para os valores das operações a realizar terão de ser reais, e a que selecciona a operação deverá ser uma string.

Mostre ao utilizador o maior número de informações possíveis sobre a calculadora. Mas não sobre o que o programa está a processar no momento, como “A realizar a soma”.

Normas:

Limite máximo de linhas de código (exclusive comentários e linhas em branco): 40 linhas.

E tive esta ideia:

program ExercicioCalculadora;
var
num1,num2: real;
A,S,D,M,opcao: string;

begin
  WriteLn('Introduza o primeiro numero');
  Readln(num1);
  writeln('Introduza o segundo numero');
  readln(num2);
  writeln ('Escreva A se quiser fazer uma adição);
  readln(opcao);
  writeln('Escreva S se quiser fazer uma subtração');
  readln (opcao);
  writeln('Escreva M se quiser fazer uma multiplicação');
  readln (opcao);
  writeln('Escreva D se quiser fazer uma divisão');
  readln (opcao);

if (opcao=A) then begin
  writeln (num1:0:2'+'num2:0:2,'=',num1+num2:0:2);
  readln;
  end
  else begin
     if (opcao=S) then begin
  writeln (num1:0:2'-'num2:0:2,'=',num1-num2:0:2);
  readln;
  end
  else begin
     if (opcao=M) then begin
  writeln (num1:0:2'*'num2:0:2,'=',num1*num2:0:2);
  readln;
  end
  else begin
    if (opcao=D) then begin
  writeln (num1:0:2'/'num2:0:2,'=',num1/num2:0:2);
  readln;
  end
  else begin

end.

Não sei se vai ser possivel em baixo nem nada lol Mas primeiro o problema encontrasse aqui:

writeln ('Escreva A se quiser fazer uma adição);
  readln(opcao);

String Exceeds the line

BTW acabei mesmo agora de ter uma ideia ( eu a esta hora da noite nao consigo ver se são muito tontas ou não mas aqui vai )

begin
  Readln(num1);
  readln(num2);
  writeln ('Escreva A para +,S para -, M para * ou D para /);
   readln(opcao);

Dá o mesmo erro .. mas se desse , tiraria umas quantas linhas ao programa..

Alguém me pode ajudar ?? 😳

Cumprimentos e Boa Noite  😎

YOU SHALL NOT PASS !!!

mjamado

Até o GeSHi topa onde está o erro...  :confused:

Já reparaste que o código está "mal pintado" no teu post? Ora vê lá a partir de onde é que começa a ficar mal pintado (e porquê).

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

nunopicado

Independentemente do erro, que o amigo GeShi detectou :D (vê a linha onde o erro foi detectado, e procura uma coisa em falta relacionada com strings), devo falar sobre a estrutura em si.

A tua segunda opção, apenas com um readln, não é só a melhor opção. É a única aceitável.

Isto é válido não só para ti, mas para qualquer programador.

Sempre que estás a fazer uma parte do teu programa que terá interactividade com o utilizador, chama-se a isso Interface.

Ora, se estamos a fazer algo que vai mexer com o utilizador, temos de nos meter no lugar dele. Não é o utilizador que se deve adaptar ao programador, mas sim o contrário.

Neste caso concreto:

1. Aparece uma pergunta a pedir o numero 1

2. Aparece uma pergunta a pedir o numero 2

3. Pergunta se quer fazer a soma

4. Pergunta se quer fazer a subtracção

5. Pergunta se quer fazer a multiplicação

6. Pergunta se quer fazer a divisão

7. Mostra o resultado da última operação a que se disse que sim

Se eu fosse utilizador chamava um nome ao gajo que fez o programa...  :confused::D

Das duas uma, ou pergunta só uma vez qual a operação, e mediante a resposta, mostra o cálculo; ou então pergunta as vezes todas (mesmo que funcionasse bem eu continuaria a chamar um nome a quem me faz responder tanta pergunta :D ) e mostra o resultado de todas a que se disse sim.

Outra coisa. Perguntas primeiro os números, e depois a operação. Mas muitas vezes, os valores a pedir estão dependentes do tipo de operação. Um exemplo, está pedido no proprio exercicio:

Contudo, o utilizador terá de escolher a operação a realizar e, no caso de esta ser a divisão, o programa terá de impedir o utilizador de introduzir denominador 0 (zero), obrigando-o a introduzir outro valor para tornar a divisão possível. Mostre uma mensagem de erro neste caso.

Ou seja, o segundo número está dependente da operação. Se for divisão, tem de pedir o segundo numero até que este seja diferente de 0.

Por esta ordem de ideias, para poderes fazer isto correctamente, tens de saber primeiro a operação, e só no fim perguntas o 2º numero.

Das duas uma, ou perguntas a operação antes de tudo o resto, ou pelo menos, perguntas a operação antes do 2º numero.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

LagMaster

Meu Deus  😲

Eu devia estar cheio de sono :wallbash:

var

begin

writeln('Escreva A para +,S para -, M para * ou D para 7 ');
  readln(opcao);
  Readln(num1);
  readln(num2);
  if (opcao=A) then begin
  writeln(num1:0:2,'+',num2:0:2,'=',num1+num2:0:2);
  readln;
  end
  else begin
     if (opcao=S) then begin
  writeln (num1:0:2,'-',num2:0:2,'=',num1-num2:0:2);
  readln;
  end
  else begin
     if (opcao=M) then begin
  writeln (num1:0:2,'*',num2:0:2,'=',num1*num2:0:2);
  readln;
  end
  else begin
    if (opcao=D) then begin
      if (num2=0) then begin
      writeln ('Nº Infinito');
      readln;
      end
      else begin
      writeln(num1:0:2,'/',num2:0:2,'=',num1/num2:0:2);
      readln;
  end
else begin
writeln ('Então é assim ?? Não usa o programa ?!! Chuck Norris do not aprove..');
readln;
end;

end.

Melhorado....

end
else begin
writeln ('Então é assim ?? Não usa o programa ?!! Chuck Norris do not aprove..');
readln;
end;

Erro no else begin devia estar um ; no lugar do else

Any Ideas ??

Cumprimentos e Obrigado ;D

YOU SHALL NOT PASS !!!

bsccara

Um concelho: sempre que tiveres um bloco condicional no teu código, indenta-o (move-o para a direita). Pensa lá o que é mais legível:

if teste1 = 1 then
  begin
  if teste2 = 2 then
  break
  else
if teste3 = 3 then
inc(teste1);
end;

ou :

if teste1 = 1 then
begin
  if teste2 = 2 then
    break
  else
    if teste3 = 3 then
      inc(teste1);
end;

ou melhor ainda (na minha opinião) :

if teste1 = 1 then begin
  if teste2 = 2 then break
  else if teste3 = 3 then inc(teste1);
end;

A indentação permite uma muito melhor compreensão da estrutura do código e ajuda a evitar problemas como o teu.

Se bem que esse problema seja o menor:

1. Estás a carregar para a variável 'opcao' a escolha da operação. Mas depois comparas essa variável com variáveis não inicializadas nos condicionais.

2. Queres ter uma condição que se verifique se nenhuma das anteriores se verificarem. Mas estás a encadear as anteriores, o que impossibilita isso.

3. Tens uma instrução (readln) que é executada em todos os ramos da condicional. Deve ser retirada para fora da condicional.

Deves fazer assim :

if opcao = 'A' then                  
  writeln(num1:0:2,'+',num2:0:2,'=',num1+num2:0:2)
else if opcao = 'S' then
  writeln (num1:0:2,'-',num2:0:2,'=',num1-num2:0:2)
else if opcao = 'M' then 
  writeln (num1:0:2,'*',num2:0:2,'=',num1*num2:0:2)
else if opcao = 'D' then begin
  if (num2=0) then
    writeln ('Nº Infinito')
  else
end else
readln;

Melhor ainda seria usar uma estrutura 'switch..case' 'case...of' mas se estás com estes problemas é melhor ires devagar.

nunopicado

Não me vais levar a mal dizer-te isto, mas se prestasses mais atenção ao que te tenho dito, não terias esse erro. 👎

Duas coisas:

- Continuas a insistir nos readln's desenfreados, dentro do then e do else, com trabalho duplicado, que te obriga a meter begin's e end's onde muitas vezes não fariam falta. Mais uma vez, põe-te do lado do utilizador. Nenhum utilizador quer dar enter à toa, especialmente neste caso onde não há sequer informação para lhe dizer o que fazer.

O readln; só se usa quando a seguir não há nada que pause o programa para permitir ao utilizador ver o que fez. Ou seja, antes do fim do programa, ou antes por exemplo, de limpares o ecrã (clrscr;).

- A tua indentação continua a precisar de melhorar imenso. Um end deve sempre alinhar com o begin que lhe deu origem. Assim saberás sempre a quem ele pertence, mesmo quando tens vários seguidos.

Se tivesses tido isto em conta quando fizeste o programa, primeiro não terias que criar os begin's e end's dentro do if, pois só lá terias uma instrução em cada.

E segundo, mesmo que metesses begin e end, mas estivesse bem indentado, verias que te perdeste no meio de tanto IF:

Vê o teu programa, devidamente indentado:

var

begin  // 1º Begin
     writeln('Escreva A para +,S para -, M para * ou D para 7 ');
     readln(opcao);
     Readln(num1);
     readln(num2);
     if (opcao=A)
        then begin  // 2º begin
                  writeln(num1:0:2,'+',num2:0:2,'=',num1+num2:0:2);
                  readln;
             end  // End do 2º begin
        else begin  // 3º begin
                  if (opcao=S)
                     then begin  // 4º begin
                               writeln (num1:0:2,'-',num2:0:2,'=',num1-num2:0:2);
                               readln;
                          end  // End do 4º begin
                     else begin  // 5º begin
                               if (opcao=M)
                                  then begin  // 6º begin
                                            writeln (num1:0:2,'*',num2:0:2,'=',num1*num2:0:2);
                                            readln;
                                       end  // End do 6º begin
                                  else begin  // 7º begin
                                            if (opcao=D)
                                               then begin  // 8º begin
                                                         if (num2=0)
                                                            then begin  // 9º begin
                                                                      writeln ('Nº Infinito');
                                                                      readln;
                                                                 end  // End do 9º begin
                                                            else begin  // 10º begin
                                                                      readln;
                                                                 end  // End do 10º begin
                                               else begin  // 11º begin
                                                         readln;
                                                    end;  // End do 11º begin
end.  // End do 1º begin

Tens End's para o 1º, 2º, 4º, 6º, 9º, 10º e 11º begins...

Faltam-te end's para os 3º, 5º, 7º e 8º begins...

Por fim, nada disso vai trabalhar. As variáveis A, S, D e M não as estás a ler de lado nenhum, e nem seria suposto.

Estás a ler a variável opção, tens de verificar se a opção é a letra 'A', 'S', etc.  e não se é igual a uma variável qualquer.

Recomendações importantes para fazeres correctamente este (e qualquer outro) programa:

1. Indenta correctamente. Não é só uma questão de estética, é extremamente importante indentar correctamente o código

2. Readln; (sem variável) são proibidos. Só "quero" ver um readln; no fim, e é por enquanto, mais tarde nem esse.

3. Antes de continuares com o programa, estuda a estrutura Case ... OF e vê lá se não é melhor que todos estes IF's encadeados...

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

LagMaster

Após um mês sem cá vir.. voltei :)

Entretanto ja nao sei o que andava a estudar em Pascal :/.. agora vou continuar com o pascal e talvez começar a aprender c++

Agradeço muito a ajuda dada  😳

Vou ver se recomeço este projecto e volto a estudar um pouco dessa estrutura Case of

Cumps

LagMaster

Ps- E quanto à indentação já melhorei nesse aspecto xd

YOU SHALL NOT PASS !!!

LagMaster

Quanto ao bastante que pensava ter melhorado na identaçao nao sei  😳

program Noname6;
var
A,S,D,M,op: string;
begin
  WriteLn('Olá.. por favor insira o primeiro numero para a sua operaçao..'); // pede o primeiro numero
  Readln (num1) ;               // lê o primeiro numero
  writeln ('Por favor insira o segundo numero .');     //pede o segundo numero
  readln (num2);                                                              //lê o segundo numero
  writeln ('Os seus numeros são: ',num1:0:1,' e ',num2:0:1); //diz quais sao os numeros novamente
  writeln ('Escolha a sua operaçao: A para +,S para -,D para / e M para *');  //dá a escolher as operaçoes disponiveis
  readln(op); // lê a operaçao escolhida
  case op of   //inicio operaçao case of
    A :begin// inicio 1º begin
            writeln ('O resultado da sua adição (com 2 casas decimais) é: ', num1+num2:0:2);
        end;   //fim 1º begin
    S :begin    //começo 2º begin
            writeln ('O resultado da sua subtração (com 2 casas decimais) é: ', num1-num2:0:2);
        end;    //fim 2º begin
    M :begin      //começo 3º begin
            writeln ('O resultado da sua multiplicação (com 2 casas decimais) é: ', num1*num2:0:2);
        end;        //fim 3º begin
    D  :begin        //começo 4º begin
            writeln ('O resultado da sua divisão (com 2 casas decimais) é: ', num1/num2:0:2);
        end;         //fim 4º begin
  end; // termina a operaçao case of

readln;// Para deixar o utilizador ler o resultado da operaçao
end.

Mas pelo menos penso estar mais legivel.. coloquei uns coments..

Mas ocorre-me um erro no inicio do Case of.. alguem tem uma ideia do porque ?? Errei na forma de usar o case of ??

YOU SHALL NOT PASS !!!

thoga31

No Case Of, estás a cometer dois erros.

1) Não podes fazer Case Of de uma String, e "op" é uma String - tem de ser uma Char, ou então fazes o Case Of de "Op[1]", mas não o recomendo, é uma má prática.

2) Nas opções do Case Of não estás a meter os caracteres entre plicas: "A", "S", "M" e "D", sem as plicas, são consideradas variáveis.

E para que é que estás a declarar as variáveis A, S, M e D??

Não estás a perceber estas bases do Pascal. O que é uma variável, o que é um Case Of, etc etc... Vê lá se encaixas estes conceitos de uma vez, já tos explicaram em longos e bons posts neste tópico.

Knowledge is free!

nunopicado

É isso LagMaster... :)

A variavel op deve ser do tipo char (apenas um caracter).

No case ... of tens de comparar com os caracteres 'A', 'S', 'D' e 'M'; e não com as variaveis A, S, D e M. As pelicas fazem a diferença.

Pensa assim, se é um valor alfanumérico que queres comparar, usas pelicas.

E claro, as variáveis A, S, D e M, que só declaraste porque te estava a dar erro de "Unknown identifier", já podes tirar, que não fazem lá nada.

Quanto à tua indentação, sim, está muito melhor. Podes continuar.

Só lhe noto três pormenores:

1. Nas variáveis, tens de as indentar também. Esqueceste-te dos espaços antes de num1 e do A, pelo que essas linhas ficaram imediatamente abaixo do v (de var). 2 espaços em cada uma dessas linhas deixava-te essa parte perfeita.

2. No case, deste 2 espaços entre o D e os : - Bastava 1 espaço, para ficar igual às linhas de cima.

3. Aquele ultimo readln fugiu lá prá frente... :thumbsup: Ali bastam 2 espaços, para alinhar com o resto das instruções do mesmo nivel

Com estas correcções, tens a indentação perfeita

thoga31

Eu vou dar o exemplo (esqueleto):

var op : char;
// ...
case UpCase(op) of
     'A' : {código}; // caso op seja "A"
     'S' : {código}; // caso op seja "S"
     'M' : {código}; // caso op seja "M"
     'D' : {código}; // caso op seja "D"
end;

Knowledge is free!

LagMaster

program Noname6;
var
    A,S,D,M: string;
    op: char;
begin
  WriteLn('Olá.. por favor insira o primeiro numero para a sua operaçao..'); // pede o primeiro numero
  readln (num2);                                                              //lê o segundo numero
  writeln ('Os seus numeros são: ',num1:0:1,' e ',num2:0:1); //diz quais sao os numeros novamente
  writeln ('Escolha a sua operaçao: A para +,S para -,D para / e M para *');  //dá a escolher as operaçoes disponiveis
  case op of   //inicio operaçao case of
    'A' :begin// inicio 1º begin
            writeln ('O resultado da sua adição (com 2 casas decimais) é: ', num1+num2:0:2);
        end;   //fim 1º begin
    'S' :begin    //começo 2º begin
            writeln ('O resultado da sua subtração (com 2 casas decimais) é: ', num1-num2:0:2);
        end;    //fim 2º begin
    'M' :begin      //começo 3º begin
            writeln ('O resultado da sua multiplicação (com 2 casas decimais) é: ', num1*num2:0:2);
    'D' :begin        //começo 4º begin
            writeln ('O resultado da sua divisão (com 2 casas decimais) é: ', num1/num2:0:2);

end.

Entao pelo que eu percebi tem de ficar assim ?

Ja funcionou portanto :)

Agradeço aos dois pela ajuda, agora é so fazer o repeat until e ajustar o A,M,D,S para minusculas tb e fica acabado penso eu  :cheesygrin:

YOU SHALL NOT PASS !!!

nunopicado

Verifica o ultimo Post do Thoga.

Se no case, em vez de case op of usares case Upcase(op) of, ele automaticamente irá ter atenção às maiusculas e minusculas.

Também podes apagar a linha A,S,D,M: string; - não faz lá nada!

LagMaster

Nao tinha reparado no ultimo post , e sinceramente nao tinha percebido isso da String.. mas e obvio..

Supostamente agora cada vez que o utilizador colocar o character em questao ira reproduzir a lista de comandos indicado..

program Noname6;
var
    opcao: string;
    op: char;
begin
  repeat // Inicia o ciclo repeat
  WriteLn('Por favor insira o primeiro numero para a sua operaçao..'); // pede o primeiro numero
  case Upcase(op) of   //inicio operaçao case of
    'A' :begin// inicio 1º begin
        end;   //fim 1º begin
    'S' :begin    //começo 2º begin
        end;    //fim 2º begin
    'M' :begin      //começo 3º begin
    'D' :begin        //começo 4º begin

write('Deseja prosseguir? (S / N) ');
    readln(opcao);
  until (UpCase(opcao) = 'N');

Writeln('Obrigado por usar este programa ;D');
  readln;

end.

Espero nao me ter enganado na identaçao do repeat.. coloquei o repeat e o un til ao mesmo nivel.. enquanto o writeln e o readln foram um pouco mais para dentro.

Agradeço muito a ajuda dada.

So queria saber agora, o que fazer .. sabe/m algum exercicio nao muito complicado em Pascal ? Se nao começava ja a visitar um pouco da wikipedia de C++ .. ou até tentava fazer alguma coisa em BRainF**k  :)

YOU SHALL NOT PASS !!!

nunopicado

Na indentação, falta-te meter para dentro o resto. Todos os comendos dentro do repeat têm de chegar-se à frente (o case e os outros antes do case também).

Queres um exercicio?

Faz uma agenda. Nome, Morada, telemove, email, data nascimento e sexo são os campos (podes por mais se quiseres).

O programa deverá poder guardar pelo menos 50 nomes.

Se fizeres esse, já aprenderás alguns conceitos importantes, para mais tarde poderes começar a trabalhar com ficheiros, que é onde "a diversão" começa a sério! :)

LagMaster

Na indentação, falta-te meter para dentro o resto. Todos os comendos dentro do repeat têm de chegar-se à frente (o case e os outros antes do case também).

Queres um exercicio?

Faz uma agenda. Nome, Morada, telemove, email, data nascimento e sexo são os campos (podes por mais se quiseres).

O programa deverá poder guardar pelo menos 50 nomes.

Se fizeres esse, já aprenderás alguns conceitos importantes, para mais tarde poderes começar a trabalhar com ficheiros, que é onde "a diversão" começa a sério! ;)

Nao estou a ver como fazer isso da agenda  🤔

Hoje de manha irei ler mais um pouco da wiki para ver se arranjo alguma ideia.

Pois para isso penso que teria de usar um base de dados e nao sei como isso é ..

Daqui a umas horas verei, por que agora vou mas é dormir  :P

YOU SHALL NOT PASS !!!

nunopicado

Uma dica:

Estuda a estrutura Record e a estrutura Array!

São as bases para fazer isto... ;)

thoga31

Como disse o @nunopicado, basta os Records e os Arrays - a informação está no tutorial da Wiki.

Uma BD para este caso não se justifica, e é só complicar deveras o exercício que até é relativamente simples. ;)

Knowledge is free!

LagMaster

Bem vou criar outro topico para esta duvida ;)

YOU SHALL NOT PASS !!!