2eve Posted October 5, 2006 at 04:26 PM Report #55367 Posted October 5, 2006 at 04:26 PM Olá! Estou a pensar em contruir um robot, a ideia era a seguinte: Utilizar 4 infravermelhos como sensores de obstáculos; Utilizar 2 motores( 1 para virar outro para andar); Utilizar uma tecnolgia tipo bluetooth ou outra (sem fios). Agora gostaria que me ajudassem no seguinte: Como ligar o robot ao pc????? Seia necessário programação???? que língua. Esquema: infra. infra.--|--infra. --|-- infra À mediada que o robot ia andando os sensores de infravermelhos registavam se haviam objectos por perto tipo radar e enviavam a informação para o pc, o pc faria um "mapa" com muito poco detalhe é claro e indicaria o sítio onde estáva localizado o robot. As setas direccionais do pc comandariam o robot e o utilizador teria acesso ao som transmitido pelo microfone que estaria incorporado no robot. Gostaria que me ajudassem porque o que eu sei mesmo é montar, mas de programação e como por isso a funcionar não estou a ver. H160r
David Pintassilgo Posted October 5, 2006 at 05:10 PM Report #55381 Posted October 5, 2006 at 05:10 PM Utilizar 2 motores( 1 para virar outro para andar); só um promenor, com os 2 motores vai é meter um a controlar cada roda! ou seja,... se andarem os 2 á mesma velucidade anda em frente se um rodar mais que outro 'o gajo' vira. 🙂 o melhor seria talvez teres um postatil a bordo do robot. e fazeres ligação pela porta paralela por exemplo. cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
2eve Posted October 5, 2006 at 05:22 PM Author Report #55387 Posted October 5, 2006 at 05:22 PM Utilizar 2 motores( 1 para virar outro para andar); só um promenor, com os 2 motores vai é meter um a controlar cada roda! ou seja,... se andarem os 2 á mesma velucidade anda em frente se um rodar mais que outro 'o gajo' vira. 🙂 o melhor seria talvez teres um postatil a bordo do robot. e fazeres ligação pela porta paralela por exemplo. Nepia com dois motores era tipo um com tracção atrás e o outro num eixo que fazia as rodar cuvarem. Em relação à porta paralele tb dava mas como fazer mesmo???????? fiquei na mesma! H160r
David Pintassilgo Posted October 5, 2006 at 05:32 PM Report #55391 Posted October 5, 2006 at 05:32 PM Sim,.. eu precebi o que querias com os 2 motores, o qeu eu estava a dizer era uma sugestão! (que na minha opinião é mais funcional) Em relação ao funcionamento com a LPT, ve isto: http://www.forum-electronica.info/index.php?topic=15.msg40#msg40 http://www.rogercom.com/ cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
danielouro Posted October 10, 2006 at 04:45 PM Report #56330 Posted October 10, 2006 at 04:45 PM Olá, No que diz respeito à tracção do robô acho que podias ir pela sugestão do amigo d_pintassilgo, pois com dois motores para virar, um para cada roda, consegue-se maior eficiência de viragem. Se controlares as velocidades dos motores consegues controlar o ângulo de viragem ou mesmo se conseguires colocar as rodas a andar em sentidos contrários tens o robô a rodar sobre o seu próprio eixo. A ideia de o PC mapear o percurso é excelente mas também não é assim tão linear pois precisas de um transdutor que consigas utilizar para calcular os deslocamentos do robô. Só dessa forma é que podes conseguir registar e mapear obstáculos num determinado local. A grande vantagem de ter um sistema de localização para o robô é excelente pois uma vez que ele regista a posição do obstáculo e o contorno desse mesmo obstáculo, em determinada posição, já sabes que, se voltares a passar com o robô nesse sitio, tens um obstáculo naquelas posições. Assim o robô já sabe que se aproxima de um obstáculo e pode tentar corrigir a posição. Podes utilizar, como odometros, encoders opticos acoplados às rodas para calcular os deslocamentos lineares das rodas e a respectiva posição x e y, num referêncial ortonormado. Se a roda tiver de raio 2cm a cada volta complecta que a roda dá, o robô desloca-se deslocamento=2*pi*2cm. O PC na minha opinião podia ficar incluído na estrutura do robô para não teres que utilizar emissores e receptores. Podes incluir o PC como parte integrante do teu sistema e fazer comunicação pela porta série com um microprocessador. Se precisares de alguns esclarecimentos em que eu te possa ajudar estarei à tua inteira disposição.... Mesmo que precises de cenas para os algoritmos de localização...podes contar comigo... é só dizeres Um abraço
Recommended Posts