Jump to content
Paulo_Rocha

Timer no s7-300

Recommended Posts

Paulo_Rocha

Bom dia

Existe alguma forma de linkar directo uma word ao timer (entrada Preset time value) do simatic?

Porque com o S5T# temos de separar uma word em 2 bytes por causa da base de tempo. mas não dá para fazer uma forma mais directa?

cumprimentos

Paulo Rocha

nokPT

Não sei se percebi bem o que queres.

Se queres usar um formato mais universal que o S5t#, podes fazer assim:

* Na biblioteca IEC tem o TIM_S5TI (FC40), esta função converte de TIME para S5Time, depois podes usar o valor convertido no timer. A variável TIME é uma DWORD, e o tempo é directo em milissegundos. (tens que ter o cuidado que o S5TIME está limitado a 2h46m30s, e o TIME permite contar até dias)

* Na biblioteca System Function Blocks tens o TON (SFB4), podes usar directamente o PT como TIME

* Podes ainda usar os System Clock e criar um timer (FC ou FB) teu

Ricardo Timóteo

Paulo_Rocha

Bom dia,

Obrigadíssimo era mesmo disso que precisava. 

Sou iniciante no simatic e não conheço as funçoes.

Já agora existe alguma função para fazer uma média?

É que eu tenho uma entrada analógica em corrente de 4-20mA, para ler um sensor de pressão, e ele tem um erro de 0.30mbar.

Visto que ele por exemplo de meio em meio segundo varia de 200.00mbar para 200.30mbar.

e eu não queria mostrar isso no pc industrial. Pensei em retirar uma amostragem de valores e fazer uma média para tentar eliminar esse "erro".  Fazer um filtro por software. o problema é que vou se calhar atrasar o ciclo do processador.

Também já mexi na frequência de amostragem da porta analógica mas não sinto variações.

Existe alguma maneira mais fácil? (também já pensei por uma bobine em série com o sensor)

Cumprimentos

Paulo Rocha

nokPT

Não existe nenhuma função (de sistema) para fazer a média ou filtrar.

Podes tal como disseste mexer nos filtro do hardware, mas vai-te atrasar a leitura do valor, quando este estiver a variar realmente.

Podes no PC, esconder a parte decimal, neste caso é irrelevante ter 200 ou 200,3, é um erro muito pequeno.

Não sei qual é o tempo de ciclo actual do PLC, mas não é por fazer uma média ou um filtro que vai aumentar muito, podes nem notar.

Pode também não funcionar, podes continuar a ter variações, mas tal como disse o erro é muito pequeno, não me parece importante (mas depende da instalação e do contexto).

Ricardo Timóteo

Paulo_Rocha

Boa tarde.

Vou ter mesmo que optar por um sensor mais preciso. Porque é para fazer um teste de estanquidade,

e o cliente pede-me uma perda de pressão admissível de num máximo de 0.5mbar,  e variando 0.3mbar fico muito no limiar.

Obrigado