Jump to content

Academia ONI

Recommended Posts

A organização das Olimpíadas Nacionais de Informática começou uma nova iniciativa denominada "Academia ONI". Iremos publicar com alguma regularidade um conjunto de artigos com informações destinadas a ajudar na preparação dos concorrentes e a proporcionar-lhes potenciais novas experiências de aprendizagem.

Os artigos são feitos a pensar nos concorrentes e podem conter código e/ou desafios para serem submetidos no nosso servidor de treino

Academia ONI: http://www.dcc.fc.up.pt/oni/2012/index.cgi?page=academia

Artigos:

- Noções Básicas de Análise de Algoritmos: http://www.dcc.fc.up.pt/oni/academia/analise_algoritmos.html

- Tipos de Problemas: http://www.dcc.fc.up.pt/oni/academia/tipos_problemas.html

- tema a definir(data prevista: 09/04/2012)

Este tópico serve para discutir coisas relacionadas com a academia, que irá continuar depois da qualificação para tentar ajudar numa melhor preparação de todos os finalistas.

-------------------------

Os artigos estarão em actualização permanente pelo que convidamos todos a sugerirem melhoramentos nos artigos actuais ou a sugerirem/escreverem novos artigos. Se estiverem interessados nisso contactem-me.

Boa iniciativa Pedro, é sem dúvida algo que fazia falta, pois como infelizmente sabemos, a formação que os alunos do ensino secundário (e até alguns do ensino superior) têm nesta área é muito pouca, isso quando não é nula...

Keep up the good work! 👍

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Hum, pelo menos o primeiro artigo tinha as soluções exemplo (duas: uma força-bruta e a optimizada). Por isso, talvez façam o mesmo no resto. Aliás, pelo que percebi, o que a academia tem como objectivo é explicar, ensinar, e assim parece-me que faz mais sentido ter as soluções. 😕

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

[...] e assim parece-me que faz mais sentido ter as soluções. 😄

Nim. O problema de disponibilizar logo as soluções é o já ter o problema resolvido e não sentir as dificuldades de lá chegar e aprender com elas. 😕

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Hum, pelo menos o primeiro artigo tinha as soluções exemplo (duas: uma força-bruta e a optimizada). Por isso, talvez façam o mesmo no resto. Aliás, pelo que percebi, o que a academia tem como objectivo é explicar, ensinar, e assim parece-me que faz mais sentido ter as soluções. 😕

Mas essas soluções que o primeiro artigo não são A solução para o problema.

Aliás, o problema exemplo acaba assim:

O que é facto é que precisamos de melhor e para este problema existe um algoritmo linear, ou seja, com complexidade O(N). Consegues imaginá-lo? O problema está disponível para submissão no servidor de treinos (com os inputs que te demos). Ficamos à espera da tua solução!

Não está por previsto que com regularidade se publiquem soluções "prontas a funcionar" para 100 pontos. Pode acontecer esporadicamente, podem aparecer pedaços de código, mas na generalidade queremos que vocês tentem chegar à solução "sozinhos".

Agora, se um aluno quiser realmente chegar aos 100 pontos em qualquer problema, e não o estiver a conseguir fazer, pode e deve usar este fórum ou outro meio de contacto para poder ser "guiado" na direção correta.

Gostei bastante deste artigo e do problema 😛

Consegui 100 após ter submetido e ter dado 0 com RE, andei à procura de bugs no programa, gerei todos os casos de teste e testei, até que me lembrei de ir ver a solução que submeti e enganei-me no ficheiro (meti o B da parte dos problemas de qualificação  :wallbash: )

"Eu acredito que a vida está constantemente nos testando em nosso nível de confiança, e a vida tem grande recompensa reservada àqueles que demonstram uma confiança sem fim para agir até conseguir. Este nível de resolução pode mover montanhas, mas ele tem de ser constante e consistente. Tão simples quanto isso possa soar, ainda é o denominador comum que separa aqueles que vivem seus sonhos dos que vivem simplesmente.."