Jump to content
Sign in to follow this  
Ridelight

Apple aceita devoluções do iPad na Austrália por não funcionar em 4G

Recommended Posts

Ridelight

A Apple está a aceitar devoluções do novo iPad na Austrália, depois de os consumidores se terem queixado de não conseguirem aceder à Web nas velocidades permitidas pelas novas redes 4G no país. Apesar desta decisão, a empresa norte-americana não conseguiu escapar a mais uma visita aos tribunais, que poderá marcar o início de uma vaga de queixas em muitos outros países, entre os quais Portugal.

Muitos consumidores foram avisados a tempo pelos operadores de telecomunicações, entre os quais os portugueses, mas a Apple só esclarecia a questão naquelas letras pequenas que costumam aparecer nos rodapés das páginas: o novo iPad é promovido como um tablet com acesso às redes 4G – já disponíveis em Portugal –, mas o facto é que só os residentes nos Estados Unidos e no Canadá conseguem enviar e receber ficheiros a velocidades superiores à velhinha 3G ou, quanto muito, à sua irmã mais rápida, a 3,5G.

Com um dos modelos do mais recente iPad a ser promovido como um tablet com acesso Wi-Fi+4G, os consumidores australianos sentiram-se enganados quando constataram que as redes 4G das operadoras do seu país funcionam em frequências distintas, pelo que não é possível fazer uso de todas as potencialidades do gadget da Apple.

Depois de uma queixa da Comissão Australiana para a Concorrência e Consumidores, a Apple aceitou devolver o dinheiro aos compradores insatisfeitos e vai passar a informar os revendedores com a frase “Este produto permite o acesso a redes móveis muito rápidas. Não é compatível com as actuais redes australianas 4G LTE e com as redes da operadora WiMax”.

Apesar de ter correspondido, em parte, às exigências da comissão australiana – a Apple negou-se a incluir uma referência nas caixas do iPad, por exemplo –, o caso não vai ficar por aqui: no próximo dia 2 de Maio, o juiz Mordecai Bromberg, do Tribunal Federal de Melbourne, deverá anunciar se a Apple está ou não a violar a legislação do país. Se a resposta for afirmativa, a Apple poderá vir a enfrentar um processo judicial e a pagar um milhão de dólares australianos (790 mil euros) por cada infracção.

Os sites das operadoras portuguesas que vendem a mais recente versão do iPad, a Optimus e a Vodafone, esclarecem que este tablet não é compatível com as redes 4G em Portugal – a Vodafone salienta que “o novo iPad não suporta a tecnologia 4G em Portugal” e inclui na lista das principais características “Wi-Fi+3G”; e a Optimus refere que os seus potenciais clientes podem adquirir o novo iPad “com Wi-Fi+3.5G”.

Para além destas referências, o director executivo da Optimus, Miguel Almeida, chamou a atenção para esta incompatibilidade durante a apresentação da rede 4G da operadora, no passado dia 15 de Março: "O famoso iPad 4G não é 4G na Europa. É bom que as pessoas não criem expectativas. Não é um problema de Portugal, é um problema do iPad, que não tem as frequências adequadas para o 4G na Europa”, afirmou então o responsável.

Mas nos sites oficiais da Apple, essa referência não é tão marcada. No site da loja online em português, a marca afirma que “ao encomendar o seu iPad com Wi-Fi+4G na Apple Online Store pode adicionar um cartão micro-SIM de qualquer operadora incluída na lista abaixo [Vodafone, Optimus e TMN]. Pode iniciar o serviço de dados a qualquer momento após instalar o cartão micro-SIM. Alguns planos podem ser iniciados diretamente no iPad". Mais abaixo, no rodapé, esclarece que "a cobertura 4G não está disponível em todas as áreas e varia consoante a operadora. Informe-se junto da sua operadora para obter mais informações".

No site em inglês, a frase pode ter dois sentidos, consoante o leitor considere ou não a actual rede 3G como "rede móvel rápida": "The new iPad supports fast cellular networks the world over — including 4G LTE networks in the U.S. and Canada" ("O novo iPad permite o acesso a redes móveis rápidas em todo o mundo – incluindo as redes 4G LTE nos Estados Unidos e no Canadá").

http://www.publico.pt/Tecnologia/apple-aceita-devolucoes-do-novo-ipad-na-australia-por-nao-funcionar-nas-redes-4g-1539717

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.