Jump to content

[VB 2010] Soma de números

.Tigas.
 Share

Recommended Posts

Boas. Eu comecei VB à pouco tempo na escola. Tenho trabalhado apenas em WindowsFormApplications. No entanto, agora estou de férias e estou a tentar aprender Console Applications por mim mesmo para me adiantar um pouco quando voltar para o tempo de aulas. O problema é que a minha primeira tentativa foi falhada, já pesquisei e não consigo encontrar solução para o problema. Mas acredito que seja bastante simples. Penso que seja uma falha de sintaxe ou algo do género visto que estou habituado ao Pascal. De qualquer forma, o "enunciado" é: "Faça um programa que aceite N número inteiros e exiba a soma de todos eles quando o número digitado pelo usuário for igual a zero."

O meu programa actual é o seguinte:

Module Module1

Sub Main()
        Dim n, soma As Integer
        n = 1
        Do Until n = 0
            Console.WriteLine("Digite um número para somar")
            Console.Read(n)
            soma = soma + n
        Loop
        Console.Write("A soma dos números que digitou é ", soma)
        Console.ReadLine()
    End Sub

End Module

Dá-me erro no n e diz o seguinte: Error 1 - Too many arguments to 'Public Shared Function Read() As Integer'.

Já tentei Readline mas isso é para strings. Já tentei ReadKey mas isso é para as teclas do teclado se não me engano. E pelo que li Read é a função certa para inteiros.

Obrigado desde já. 👍

Boas

Tens 2 erros nessa função

1º Não estás a atribuir o número introduzido à variável n. Tens que fazer assim:

n = Console.ReadLine()

3º Não te vai apresentar o resultado final. Apenas vai dizer "A soma dos números que digitou é "

Substitui a virgula por &

Console.Write("A soma dos números que digitou é " & soma)

P.S. Utiliza o ReadLine e não o Read, porque o read lê apenas 1 carácter, e o readline lê a linha completa

A informática chegou para resolver problemas que antes não existiam

Quem ri por último é porque está conectado a 52 Kbs.

E o que são os inputs em consola, senão Strings?

ReadLine assegura que todo o teu input da linha é transportado.

Read lê apenas UM caractere, e devolve Integer porque não devolve o caractere, mas sim o código do caractere.

Poderás estar a baralhar estes conceitos se vieres do Java, onde se costuma utilizar o Scanner que tem métodos para encontrar a próxima cadeia de dados de um determinado tipo.

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"