punico Posted March 25, 2012 at 11:27 PM Report #445653 Posted March 25, 2012 at 11:27 PM Boas. Estou me a iniciar na aprendizagem do html e deparo-me com várias duvidas, a primeira será certamente muito basica, mas o certo é que depois de horas de buscas não consegui perceber qual a totalidade das propriedades da tag <DOCTYPE ....>, pois quer em manuais quer na net a informação não é completa sendo apresentada apenas a sua construção, mas não sendo feita a sua explicação. <!DOCTYPE html Public "-//W3C/DTD HTML 4.01//EN"> <!-- Strict:Versão mais rigorosa da sintaxe HTML, só permite HTML 4.01 puro, ou seja, todos os elementos de versões anteriores que estejam obsoletos estarão vedados. --> <!DOCTYPE html Public "-//W3C/DTD HTML 4.01 Transitional//EN"> <!-- Transitional (loose) - versão mais permissiva, de transição, aceitando todos os elementos possiveis nas várias versões do HTML --> <!DOCTYPE html Public "-//W3C/DTD HTML 4.01 Frameset//EN"> <!-- Frameset: Semelhante à anterior, mas com a possibilidade de aceitar frames --> Aqui estão três exemplos e a explicação de parte da sua sintax, mas ainda falta muito....
mjamado Posted March 25, 2012 at 11:42 PM Report #445656 Posted March 25, 2012 at 11:42 PM A explicação não é mais do que isso que está aí... !DOCTYPE é a abertura da definição, depois tens de que tipo é a definição (html) e finalmente, caso exista, o document type definition (DTD) a usar, que na esmagadora maioria das vezes são públicos e emitidos pela World Wide Web Consortium (W3C). Depois há os vários tipos de DTD, esses que colocaste aí, uns mais antigos, mais os XHTML e recentemente o HTML5 (que dispensa a declaração DTD). "Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.
taviroquai Posted March 26, 2012 at 12:16 AM Report #445665 Posted March 26, 2012 at 12:16 AM Para perceberes na prática qual a diferença entre essas declarações experimenta fazer uma página bem composta, com flash, com scripts, iframes, etc... e depois testa no validator da W3C em http://validator.w3.org Vai experimentando a mesma página e muda as declarações DOCTYPE e vai testando para veres como os erros (se tiveres) são diferentes 😄
Recommended Posts