Jump to content

Estudar mais sobre Pascal ou não?

LagMaster
 Share

Recommended Posts

Boas Novamente após tanto tempo ausentado :/ (a escola e a preguiça com culpas no cartório mais uma vez).

Após já ter mandado uma pm a um user que me ajudou já previamente a escolher o Pascal após me ter registado (e agradeço muito) lembrei-me que talvez pudesse postar aqui esta minha dúvida.

DUrante este tempo que estive ausentado , não estudei pascal , em termos de programação só estive interessado em aprender uns básicos de html ( so para saber fazer uma pagina web basica ). E vi-me interessado em fazer jogos, ou melhor, modificar (nao jogos "grandes" mas sim homebrews ou jogos indie como clones de minecraft ).

E portanto fiquei na duvida agora que cá voltei.

Continuar a estudar o Pascal que aqui iniciei, ou mudo para outra linguagem que tenha mais impacto naquela area ( segundo vi as opçoes seriam: java,python  ou C (C,C# ou C++).

O que acham Pascal ou uma dessas linguagens ? Se a opçao for para a segunda, qual delas ?

Agradeço a quem me puder ajudar, e peço desculpa pela provavel má localização desta dúvida ( nao encontrei outro sitio em que a pudesse expor).

Cumprimentos

LagMaster ?

YOU SHALL NOT PASS !!!

Lá vai o Thoga ter de dividir isto...  ?

Bem, a tua dúvida é um pouco como perguntar a outra pessoa se tu preferes verde ou vermelho...

O Pascal está ao nível do C, assim como o Object Pascal (ou Delphi) está ao nível do C++.

C# não posso falar, que não conheço, mas não acredito que seja superior ao C++ (quando muito igual), pelo que não há-de ser melhor também.

O Java a mesma coisa, embora é claro, com a vantagem de a portabilidade ser superior à do Pascal, e a desvantagem de exigir o uso de uma máquina Java.

Já Python, posso estar a dizer asneira, mas do pouco que conheço, está muito longe das capacidades do Pascal... E não é para melhor!

Não te posso dizer qual caminho seguir! Posso apenas dizer-te que não será por falta de capacidade que não optas pelo Pascal/Delphi.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Bem, a tua dúvida é um pouco como perguntar a outra pessoa se tu preferes verde ou vermelho...

O Pascal está ao nível do C, assim como o Object Pascal (ou Delphi) está ao nível do C++.

C# não posso falar, que não conheço, mas não acredito que seja superior ao C++ (quando muito igual), pelo que não há-de ser melhor também.

O Java a mesma coisa, embora é claro, com a vantagem de a portabilidade ser superior à do Pascal, e a desvantagem de exigir o uso de uma máquina Java.

Já Python, posso estar a dizer asneira, mas do pouco que conheço, está muito longe das capacidades do Pascal... E não é para melhor!

Não te posso dizer qual caminho seguir! Posso apenas dizer-te que não será por falta de capacidade que não optas pelo Pascal/Delphi.

Eu não estava a epnsar em termos do poder da linguagem. Mas sim do uso dado em geral..

Foi por isso que dei aquelas linguagens como opçoes.. Pois pelo que li eram as mais usadas para homebrews e indies..

YOU SHALL NOT PASS !!!

É assim...

Em linhas gerais, se o objectivo é programar jogos, Pascal (seja Delphi ou outra variante) é uma escolha pior que C++, C#, Python ou até mesmo Java pela simples razão de que existem mais coisas pré-feitas para essas linguagens (relativamente a jogos) do que para Pascal.

Para quem quer meter-se nas coisas como autodidacta, o mundo do desenvolvimento de jogos é também bastante mais acolhedor para pessoas que utilizam C++ (há muita coisa mesmo), C# (XNA), Python (PyGame), Java (mais uma carrada deles), pois há muitas outras pessoas a utilizar essas mesmas linguagens para esses fins (isto não é tão verdade com Pascal/Delphi).

No que diz respeito ao poder da linguagem, isso é uma questão muito discutível, mas são todas essencialmente equivalentes com a excepção de Pascal (sem objectos) e C (que são inferiores) em termos daquilo que são capazes de fazer.

Object Pascal, C++, C#, Python são de certa forma igualmente expressivas, variando apenas a performance final (Obj Pascal e C++ são compiladas, C# e Python não, mas são mais simples de usar).

Exacto. Já está. 😞

@LagMaster, esta questão nada tinha a ver com o tópico onde a tinhas colocado, por isso, dúvida nova é tópico novo. 😄

Quanto à questão do tópico...

Após tudo o que foi dito, eu fiquei muito mais preocupado com uma coisa que os meus dois colegas não ficaram (aparentemente), algo que me deixou perplexo. ?

Enfim, adiante...

@LagMaster, eu rezo que não estejas a planear seguir uma outra LP à procura de novas capacidades e ferramentas e, com isto, pares de estudar e utilizar Pascal.

Escolha uma LP nova, se quiseres, mas não deixes o Pascal! Não faz sentido aprender uma LP nova e, com isso, "abandonar" o que já se sabe (e se soube).

Cumprimentos.

Knowledge is free!