Jump to content

Struct/Class packing


pikax

Recommended Posts

Boas,

Estive a ler por ai que a ordem dos membros de uma estrutura pode influenciar a velocidade de uma aplicação, por causa da forma de como vão para os "registos" do CPU, é algo assim:

//as variaveis são U(de unsigned) e seguido de o numero de bits, exemplo: U32 é unsigned int;
//U8 é unsigned char e por ai adiante;

class cUnpacked
{
public:
U64 a64;
U32 b32;
U8 c8;
U16 d16;
U32 e32;
U16 f16;
U64 g64;
};

//as mesmas variaveis mas de forma ordenada
class cPacked
{
public:
U64 a64;
U32 b32;
U32 e32;
U64 g64;
U16 d16;
U16 f16;
U8 c8;
U8 pad[3]; //padding

};

Li isto no Game Engine Architecture na pagina 122.

A minha pergunta é será que isto é relativamente importante?

EDIT: acho que esta imgem mostra mais ou menos o que quero dizer:

image1.png

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

Link to comment
Share on other sites

A resposta curta: não.

De um modo geral este tipo de optimização é completamente insignificante.

Nos casos em que interessa, terás que estar em controlo de cada bit e colocar o foco na optimização, pelo que a tua pergunta nesse caso não se aplica. Por outras palavras, se não estiveres numa situação que te obrigue a saber porque é que é importante (ou não) então é porque não é importante.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado, se é insignificante nem me vou preocupar muito entao 😄

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.