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Colisao entre rectangulos


edub13
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Boas pessoal, não estou a conseguir criar colisao entre dois rectangulos? Como e que faço?

Ate agora tenho isto :

#include <SDL/SDL.h>
#include <stdbool.h>

#define S_WIDTH 500
#define S_HEIGHT 500
#define S_BPP 32

SDL_Surface * screen = NULL;
SDL_Event event;
int Run = 1;

int main(int argc, char ** argv)
{
    SDL_Init(SDL_INIT_VIDEO);
    screen = SDL_SetVideoMode(S_WIDTH,S_HEIGHT,S_BPP,SDL_HWSURFACE);
    
    SDL_Rect a;
    a.x = 10;
    a.y = 10;
    a.w = 20;
    a.h = 20;
    
    SDL_Rect b;
    b.x = 300;
    b.y = 300;
    b.w = 40;
    b.h = 40;
    
    int keys [323] = {false};
    
    while(Run){
        
        
        if(SDL_PollEvent(&event)){
            
            if(event.type == SDL_QUIT){
                    
                    Run = 0;
            }
            if(event.type == SDL_KEYDOWN)
            {
                keys[event.key.keysym.sym] = true;
            }
            
            if(event.type == SDL_KEYUP)
            {
                keys[event.key.keysym.sym] = false;
            }
            
            
        }
        
        if(keys[sDLK_RIGHT])
        {
            a.x += 1;
        }
        
        if(keys[sDLK_LEFT])
        {
            a.x -= 1;
        }
        
        if(keys[sDLK_DOWN])
        {
            a.y += 1;
        }
        
        if(keys[sDLK_UP])
        {
            a.y -= 1;
        }

        
        //Colisao janela
        if(a.x < 0 ){
            a.x = 0;
        }
        
        if(a.y < 0 ){
            a.y = 0;
        }
        
        if(a.x + a.w > 500 ){
            a.x = 500 - a.w;
        }
        
        if(a.y + a.h > 500){
            a.y = 500 - a.h ;
        }
        
        SDL_FillRect(screen, NULL, SDL_MapRGB(screen->format, 0, 0, 0));
        SDL_FillRect(screen,&a,SDL_MapRGB(screen->format, 200,0,0));
        SDL_FillRect(screen,&b,SDL_MapRGB(screen->format, 0,200,0));
        
      
      SDL_Flip(screen);
        
    }

    SDL_Quit();
    return(EXIT_SUCCESS);
}

Learning:

C++
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tens de ter o x e y dos 2 retangutos:

yretangulo1

yretangulo2

xretangulo1

xretangulo2

depois tens de meter assim:

if(xretangulo1+(lado1:2)>xretangulo2-(lado2:2)&&xretangulo1-(lado1:2)<xretangulo2+(lado2:2)&&yretangulo1-(lado1:2)<yretangulo2+(lado1:2)&&yretangulo1+(lado1:2)>yretangulo2-(lado1:2))
{
//colidiu!
}
if(!xretangulo1+(lado1:2)>xretangulo2-(lado2:2)&&!xretangulo1-(lado1:2)<xretangulo2+(lado2:2)&&!yretangulo1-(lado1:2)<yretangulo2+(lado1:2)&&!yretangulo1+(lado1:2)>yretangulo2-(lado1:2))
{
//não colidiu!
}

(tens de considerar o y e o x dos lados e depois tens de fazer se o lado dele da mair que esse e o outro ta menos que esse...)

não conssigo explicar melhor!

mas podes ver aqui como fazer melhor aquilo que tu queres ou aquilo que será melhor para tu fazeres!

(http://www.vsoftgames.com/site/files/tecnicas_deteccao_colisao_para_jogos.pdf)

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Detectar a intersecção de dois rectangulos ? Vê aqui: http://www.tekpool.com/node/2686

😄

tens de ter o x e y dos 2 retangutos:

yretangulo1

yretangulo2

xretangulo1

xretangulo2

depois tens de meter assim:

if(xretangulo1+(lado1:2)>xretangulo2-(lado2:2)&&xretangulo1-(lado1:2)<xretangulo2+(lado2:2)&&yretangulo1-(lado1:2)<yretangulo2+(lado1:2)&&yretangulo1+(lado1:2)>yretangulo2-(lado1:2))
{
//colidiu!
}
if(!xretangulo1+(lado1:2)>xretangulo2-(lado2:2)&&!xretangulo1-(lado1:2)<xretangulo2+(lado2:2)&&!yretangulo1-(lado1:2)<yretangulo2+(lado1:2)&&!yretangulo1+(lado1:2)>yretangulo2-(lado1:2))
{
//não colidiu!
}

(tens de considerar o y e o x dos lados e depois tens de fazer se o lado dele da mair que esse e o outro ta menos que esse...)

não conssigo explicar melhor!

mas podes ver aqui como fazer melhor aquilo que tu queres ou aquilo que será melhor para tu fazeres!

(http://www.vsoftgames.com/site/files/tecnicas_deteccao_colisao_para_jogos.pdf)

?

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
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?

LOL X2

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

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Já estive a ver os links, que mandaram, mas não tou a perceber como faço :b

http://lazyfoo.net/SDL_tutorials/lesson17/index.php

fica algo assim:

#define S_WIDTH 500
#define S_HEIGHT 500
#define S_BPP 32

SDL_Surface * screen = NULL;
SDL_Event event;
int Run = 1;


int TestCollision(SDL_Rect *r1, SDL_Rect *r2)
{
   int leftA, leftB;
int rightA,rightB;
int topA,topB;
int bottomA,bottomB;

leftA=r1->x;
rightA=r1->x+r1->w;
topA=r1->y;
bottomA=r1->y+r1->h;

leftB=r2->x;
rightB=r2->x+r2->w;
topB=r2->y;
bottomB=r2->y+r2->h;

if(bottomA<=topB	||
		topA>=bottomB	||
		rightA<=leftB	||
		leftA>=rightB	)
	return 1;

return 0;

}

int main(int argc, char ** argv)
{
   SDL_Init(SDL_INIT_VIDEO);
   screen = SDL_SetVideoMode(S_WIDTH,S_HEIGHT,S_BPP,SDL_HWSURFACE);

   SDL_Rect a;
   a.x = 10;
   a.y = 10;
   a.w = 20;
   a.h = 20;

   SDL_Rect b;
   b.x = 300;
   b.y = 300;
   b.w = 40;
   b.h = 40;

   int keys [323] = {false};

   while(Run){


       if(SDL_PollEvent(&event)){

           if(event.type == SDL_QUIT){

                   Run = 0;
           }
           if(event.type == SDL_KEYDOWN)
           {
               keys[event.key.keysym.sym] = true;
           }

           if(event.type == SDL_KEYUP)
           {
               keys[event.key.keysym.sym] = false;
           }


       }

       if(keys[sDLK_RIGHT])
       {
           a.x += 1;
       }

       if(keys[sDLK_LEFT])
       {
           a.x -= 1;
       }

       if(keys[sDLK_DOWN])
       {
           a.y += 1;
       }

       if(keys[sDLK_UP])
       {
           a.y -= 1;
       }


       //Colisao janela
       if(a.x < 0 ){
           a.x = 0;
       }

       if(a.y < 0 ){
           a.y = 0;
       }

       if(a.x + a.w > 500 ){
           a.x = 500 - a.w;
       }

       if(a.y + a.h > 500){
           a.y = 500 - a.h ;
       }

	SDL_FillRect(screen, NULL, SDL_MapRGB(screen->format, 0, 0, 0));

	if(TestCollision(&a,&b))
	{
		SDL_FillRect(screen,&b,SDL_MapRGB(screen->format, 0,0,200));
	}
	else
		 SDL_FillRect(screen,&b,SDL_MapRGB(screen->format, 0,200,0));


       SDL_FillRect(screen,&a,SDL_MapRGB(screen->format, 200,0,0));



     SDL_Flip(screen);

   }

   SDL_Quit();
   return(EXIT_SUCCESS);
}

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

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