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Sistematizador de Fala


Fidell
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Boa tarde amigos,

Estou com uma dúvida enorme, e nao consigo encontrar nenhuma informção para o meu projecto.

O meu projecto consiste numa montagem de um circuito com o Arduino Uno( linguagem C++) e com uma Wave shield (onde estará armazenado os ficheiros de som).

Tenho montado uns botões de pressão que ao carregar no primeiro ele abre um ficheiro de som, onde emite o som da Introdução gravada por mim em ficheiro (.Wav).

Agora gostaria de saber um código para que no botão seguinte ao carregar ele abri-se um ficheiro que dizia "são Jorge" mas não era este o ficheiro que queria ouvir, então carregar novamente no mesmo botão e este dizer outro som como por exemplo "são Nicolau" e era o som pretendido, então este ficaria seleccionado e abriria a informação que continha o som "são Nicolau".

Alguém me poderá ajudar se faz favor? é muito importante

Cumprimentos, aguardo ajudas

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Sim...ao carregar no botão de pressão este começa a emitir o som, mas se não é o destino desejado este deve carregar novamente no botão para passar a instrução seguinte, e assim sucessivamente até encontrar o destino pretendido :S é só o que me falta fazer.

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Sim...ao carregar no botão de pressão este começa a emitir o som, mas se não é o destino desejado este deve carregar novamente no botão para passar a instrução seguinte, e assim sucessivamente até encontrar o destino pretendido :S é só o que me falta fazer.

OK, mas o som é pré-gravado ou criado na altura ? Para sintetizar voz também tens o projecto CMU FLite (http://www.speech.cs.cmu.edu/flite/) mas não consegues meter isso no Arduino.

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Então terás de usar algum método da API para ler o conteúdo do cartão, meter cada nome de ficheiro num array ou coisa semelhante que possa ser acedida por um indice, inicializar o indice para o primeiro elemento e reproduzir o som. A cada pressão no botão incrementas o índice, páras a reprodução se estiver a decorrer e reproduzes o novo ficheiro. Quanto o índice ultrapassar o nº de elementos, voltas a pô-lo para o primeiro elemento (nome de ficheiro). Tirando a leitura do cartão o resto é muito simples.

Ou então não estou a perceber o que queres fazer...

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Poê aqui o código que tens, só a parte em que metes os nomes dos ficheiros no array e a rotina em que lês os botões e queres reproduzir os sons. Outras funções resume-as a uma descrição só, pois grandes volumes de código levam demasiado tempo a analisar.

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É este o Código. o que esta atrás não interessa..

  //  if (!card.init(true)) { //play with 4 MHz spi if 8MHz isn't working for you
  if (!card.init()) {         //play with 8 MHz spi (default faster!)  
    putstring_nl("Card init. failed!");  // Something went wrong, lets print out why
    sdErrorCheck();
    while(1);                            // then 'halt' - do nothing!
  }
  
  // enable optimize read - some cards may timeout. Disable if you're having problems
  card.partialBlockRead(true);

// Now we will look for a FAT partition!
  uint8_t part;
  for (part = 0; part < 5; part++) {     // we have up to 5 slots to look in
    if (vol.init(card, part)) 
      break;                             // we found one, lets bail
  }
  if (part == 5) {                       // if we ended up not finding one  
    putstring_nl("No valid FAT partition!");
    sdErrorCheck();      // Something went wrong, lets print out why
    while(1);                            // then 'halt' - do nothing!
  }
  
  // Lets tell the user about what we found
  putstring("Using partition ");
  Serial.print(part, DEC);
  putstring(", type is FAT");
  Serial.println(vol.fatType(),DEC);     // FAT16 or FAT32?
  
  // Try to open the root directory
  if (!root.openRoot(vol)) {
    putstring_nl("Can't open root dir!"); // Something went wrong,
    while(1);                             // then 'halt' - do nothing!
  }
  
  // Whew! We got past the tough parts.
  putstring_nl("Ready!");
}

void loop() {
  //putstring(".");            // uncomment this to see if the loop isnt running
  switch (check_switches()) {
    case 1:
      playcomplete("SOUND1.WAV");
      break;
    case 2:
      playcomplete("SOUND2.WAV");
      break;
    case 3:
      playcomplete("SOUND3.WAV");
      break;
    case 4:
      playcomplete("SOUND4.WAV");
      break;
    case 5:
      playcomplete("SOUND5.WAV");
      break;
    case 6:
      playcomplete("SOUND6.WAV");
  }
}

byte check_switches()
{
  static byte previous[6];
  static long time[6];
  byte reading;
  byte pressed;
  byte index;
  pressed = 0;

  for (byte index = 0; index < 6; ++index) {
    reading = digitalRead(14 + index);
    if (reading == LOW && previous[index] == HIGH && millis() - time[index] > DEBOUNCE)
    {
      // switch pressed
      time[index] = millis();
      pressed = index + 1;
      break;
    }
    previous[index] = reading;
  }
  // return switch number (1 - 6)
  return (pressed);
}


// Plays a full file from beginning to end with no pause.
void playcomplete(char *name) {
  // call our helper to find and play this name
  playfile(name);
  while (wave.isplaying) {
  // do nothing while its playing
  }
  // now its done playing
}

void playfile(char *name) {
  // see if the wave object is currently doing something
  if (wave.isplaying) {// already playing something, so stop it!
    wave.stop(); // stop it
  }
  // look in the root directory and open the file
  if (!f.open(root, name)) {
    putstring("Couldn't open file "); Serial.print(name); return;
  }
  // OK read the file and turn it into a wave object
  if (!wave.create(f)) {
    putstring_nl("Not a valid WAV"); return;
  }
  
  // ok time to play! start playback
  wave.play();
}
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Este é todo o código que tenho criado...

#include <FatReader.h>
#include <SdReader.h>
#include <avr/pgmspace.h>
#include "WaveUtil.h"
#include "WaveHC.h"


SdReader card;    // This object holds the information for the card
FatVolume vol;    // This holds the information for the partition on the card
FatReader root;   // This holds the information for the filesystem on the card
FatReader f;      // This holds the information for the file we're play

WaveHC wave;      // This is the only wave (audio) object, since we will only play one at a time

#define DEBOUNCE 100  // button debouncer

// this handy function will return the number of bytes currently free in RAM, great for debugging!   
int freeRam(void)
{
  extern int  __bss_end; 
  extern int  *__brkval; 
  int free_memory; 
  if((int)__brkval == 0) {
    free_memory = ((int)&free_memory) - ((int)&__bss_end); 
  }
  else {
    free_memory = ((int)&free_memory) - ((int)__brkval); 
  }
  return free_memory; 
} 

void sdErrorCheck(void)
{
  if (!card.errorCode()) return;
  putstring("\n\rSD I/O error: ");
  Serial.print(card.errorCode(), HEX);
  putstring(", ");
  Serial.println(card.errorData(), HEX);
  while(1);
}

void setup() {
  // set up serial port
  Serial.begin(9600);
  putstring_nl("WaveHC with 6 buttons");
  
   putstring("Free RAM: ");       // This can help with debugging, running out of RAM is bad
  Serial.println(freeRam());      // if this is under 150 bytes it may spell trouble!
  
  // Set the output pins for the DAC control. This pins are defined in the library
  pinMode(2, OUTPUT);
  pinMode(3, OUTPUT);
  pinMode(4, OUTPUT);
  pinMode(5, OUTPUT);

  // pin13 LED
  pinMode(13, OUTPUT);

  // enable pull-up resistors on switch pins (analog inputs)
  digitalWrite(14, HIGH);
  digitalWrite(15, HIGH);
  digitalWrite(16, HIGH);
  digitalWrite(17, HIGH);
  digitalWrite(18, HIGH);
  digitalWrite(19, HIGH);

  //  if (!card.init(true)) { //play with 4 MHz spi if 8MHz isn't working for you
  if (!card.init()) {         //play with 8 MHz spi (default faster!)  
    putstring_nl("Card init. failed!");  // Something went wrong, lets print out why
    sdErrorCheck();
    while(1);                            // then 'halt' - do nothing!
  }
  
  // enable optimize read - some cards may timeout. Disable if you're having problems
  card.partialBlockRead(true);

// Now we will look for a FAT partition!
  uint8_t part;
  for (part = 0; part < 5; part++) {     // we have up to 5 slots to look in
    if (vol.init(card, part)) 
      break;                             // we found one, lets bail
  }
  if (part == 5) {                       // if we ended up not finding one  
    putstring_nl("No valid FAT partition!");
    sdErrorCheck();      // Something went wrong, lets print out why
    while(1);                            // then 'halt' - do nothing!
  }
  
  // Lets tell the user about what we found
  putstring("Using partition ");
  Serial.print(part, DEC);
  putstring(", type is FAT");
  Serial.println(vol.fatType(),DEC);     // FAT16 or FAT32?
  
  // Try to open the root directory
  if (!root.openRoot(vol)) {
    putstring_nl("Can't open root dir!"); // Something went wrong,
    while(1);                             // then 'halt' - do nothing!
  }
  
  // Whew! We got past the tough parts.
  putstring_nl("Ready!");
}

void loop() {
  //putstring(".");            // uncomment this to see if the loop isnt running
  switch (check_switches()) {
    case 1:
      playcomplete("SOUND1.WAV");
      break;
    case 2:
      playcomplete("SOUND2.WAV");
      break;
    case 3:
      playcomplete("SOUND3.WAV");
      break;
    case 4:
      playcomplete("SOUND4.WAV");
      break;
    case 5:
      playcomplete("SOUND5.WAV");
      break;
    case 6:
      playcomplete("SOUND6.WAV");
  }
}

byte check_switches()
{
  static byte previous[6];
  static long time[6];
  byte reading;
  byte pressed;
  byte index;
  pressed = 0;

  for (byte index = 0; index < 6; ++index) {
    reading = digitalRead(14 + index);
    if (reading == LOW && previous[index] == HIGH && millis() - time[index] > DEBOUNCE)
    {
      // switch pressed
      time[index] = millis();
      pressed = index + 1;
      break;
    }
    previous[index] = reading;
  }
  // return switch number (1 - 6)
  return (pressed);
}


// Plays a full file from beginning to end with no pause.
void playcomplete(char *name) {
  // call our helper to find and play this name
  playfile(name);
  while (wave.isplaying) {
  // do nothing while its playing
  }
  // now its done playing
}

void playfile(char *name) {
  // see if the wave object is currently doing something
  if (wave.isplaying) {// already playing something, so stop it!
    wave.stop(); // stop it
  }
  // look in the root directory and open the file
  if (!f.open(root, name)) {
    putstring("Couldn't open file "); Serial.print(name); return;
  }
  // OK read the file and turn it into a wave object
  if (!wave.create(f)) {
    putstring_nl("Not a valid WAV"); return;
  }
  
  // ok time to play! start playback
  wave.play();
}
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O exemplo que te indiquei não liga patavina aos botões; lê a partição FAT e reproduz tudo o que encontrar, entrando nas directorias que existam. Dentro da função 'play' há um ciclo que espera pelo final da reprodução de cada ficheiro; é nesse ciclo que podes ler os botões e interromper a reprodução com o 'wave.stop'. Fazendo isso o código passará para o seguinte.

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Quase no fim do código que te indiquei tens :

 while (wave.isplaying) {           // playing occurs in interrupts, so we print dots in realtime
          putstring(".");
          delay(100);
        }

Mudas para :

 while (wave.isplaying) {           // playing occurs in interrupts, so we print dots in realtime
          if (check_switches() == 1) wave.stop();
          else delay(100);
        }

De qualquer maneira, espero que estudes a documentação da biblioteca WaveHC (http://code.google.com/p/wavehc/) para perceberes o que se passa no código. Dentro do pacote de código existem uns HTML com a descrição (muito sucinta, mas enfim) das classes.

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