Jump to content

mini-Framework para fazer programas com menus

pwseo

Recommended Posts

Pois é,

Numa tentativa de adiar ainda mais o estudo para o meu exame, comecei a fazer (há 2 dias) uma espécie de framework para criação de menus em programas feitos em Pascal.

Então, o meu objectivo inicial era utilizar objectos (obviamente), mas como estava a pensar direccionar isto para os iniciados, abandonei essa ideia (são muitos conceitos novos) e optei por utilizar uma abordagem procedural semi-orientada a objectos.

Através da utilização de callbacks (conceito muuuito à frente :P ) o menu pode ser facilmente personalizado, basta definir procedimentos que "façam o render" do título e de cada opção (ou seja, existe efectivamente uma separação do conteúdo e da aparência).

O facto de cada item saber qual o procedimento que lhe corresponde obriga à boa prática de separar os programas em fragmentos mais facilmente compreendidos e estruturados.

O único senão aqui é ter que dizer aos novatos que precisam de colocar um @ antes do nome do procedimento (tem a ver com pointers).

No entanto, nunca mais toquei nisto xD De qualquer forma, aqui fica o código, caso alguém queira dar-lhe continuidade. Também estou aberto a sugestões, nunca se sabe quando voltarei a pegar nisto :) Talvez um dia mova tudo para o github

Aqui fica o módulo da framework: http://pastebin.com/KszMyBev

E já agora, um exemplo da sua utilização:

{$MODE OBJFPC}
program test;

uses
  SysUtils, PasMenu;

procedure Foo;
begin
  writeln('foo');
end;

procedure Bar;
begin
  writeln('bar');
end;

var
  m: TMenu;
begin
  MenuSetup(m, 'This is a menu');
  MenuAddItem(m, 'Foo', @Foo);
  MenuAddItem(m, 'Bar', @Bar);
  MenuRender(m);
  MenuChoose(m);
end.

E aqui um exemplo que faz uso dos tais callbacks para mudar o aspecto do menu:

{$MODE OBJFPC}
program test;

uses
  SysUtils, PasMenu;

procedure Foo;
begin
  writeln('foo');
end;

procedure Bar;
begin
  writeln('bar');
end;

procedure myrenderer(t: string; i: integer);
var
  s, d: string;
  j: integer;
begin
  s := inttostr(i);
  d := '';
  for j := 1 to length(s) do
    d := d + '-';
  writeln('');
  writeln('+-', d, '-+');
  writeln('| ', i, ' |  ', t);
  writeln('+-', d, '-+');
end;

procedure mytitle(t: string);
var
  i: integer;
  s: string;
begin
  s := '';
  for i := 1 to length(t) do
    s := s + '*';
  writeln('**', s, '**');
  writeln('* ', t, ' *');
  writeln('**', s, '**');
end;

var
  m: TMenu;
begin
  MenuSetup(m, 'This is a menu');
  MenuAddItem(m, 'Foo', @Foo);
  MenuAddItem(m, 'Bar', @Bar);
  MenuSetTitleRenderer(m, @mytitle);
  MenuSetItemRenderer(m, @myrenderer);
  MenuRender(m);

// back to the default renderers
  MenuSetTitleRenderer(m, nil);
  MenuSetItemRenderer(m, nil);
  writeln;
  MenuRender(m);
  MenuChoose(m);
end.

• Vote 1
nunopicado

:D

Muito bem Pedro.

De uma forma razoavelmente simples, consegues facilitar imenso a contrução de um menu, e ainda mostras conceitos avançados como os Procedural Types.

Curiosamente, o Thoga ainda "agora" perguntou sobre isso... :(

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

nunopicado

Quase me esquecia do tópico! :confused:

Não tenho grandes criticas a fazer. Quando muito, seria interessante criar MenuItems automáticos (por opção), do tipo, Terminar ou Voltar. Mas também não é nada que quem está a usar não possa fazer facilmente...

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

thoga31

Mas também não é nada que quem está a usar não possa fazer facilmente...

Explicando o princípio do módulo criado, sim. Para quem olha de fora, não. O módulo nem comentários tem - nada de mal, mas dificulta a vida a quem não está habituado a ver este nível de programação.

@pedro-kun, continua com o bom trabalho. :confused:

Mas só deixo uma crítica/sugestão: para este nível de programação, comenta e escreve algo mais sobre o assunto. Isto fica melhor num tutorial do que num simples snippet. Tal completa mais e melhor a Wiki e não faz dela um github do P@P. :D

Knowledge is free!

Vou apenas clarificar algumas coisas.

Não era pretendido que isto fosse uma snippet, nem sequer uma página da Wiki. Utilizei o github porque pretendia (e ainda pretendo) desenvolver isto ao longo do tempo (daí a escassez de comentários, além do facto de estar nos seus primeiros passos).

Quanto ao nível de programação utilizado - é suposto isto ser utilizado por iniciados sem ter conhecimento do que vai dentro do módulo :) Os que quiserem aventurar-se e ler, tudo bem... Mas não se preocupem, eventualmente haverá comentários no código.

Porque isto é um "projecto" com uma evolução prevista, a utilização do github faz mais sentido, para controlo de versões, etc etc