Jump to content

Websites fazem a parte gráfica por código ou por programas gráficos?

tonelol1
 Share

Recommended Posts

Boas

Queria saber se a parte gráfica de um Website e feita por código ou por algum programa de designe

eu sei que da para fazer pelas duas

mas  tipo as grandes impressas e tretas assim que fazem websites fazem a parte gráfica por  código ou por programas gráficos?

Agradeço desde já tds as respostas :9

Como já foi respondido, são utilizados programas de criação de gráficos, como o Photoshop, Fireworks, The GIMP, ... Passa pela secção de Webdesign e repara que a maioria dos designers opta por criar o seu layout num programa de manipulação de imagem e depois o passa para XHTML + CSS.

Este último passo é importante para distinguir um bom trabalho de um mau. Algumas ferramentas permitem gerar o código a partir da imagem (tens de a dividir em pequenas partições, chamadas slices), e geram automaticamente o HTML + CSS: se confiares cegamente nesta função, é capaz de ter alguns problemas com código pouco otimizado e repetido. Como não sou designer, vou apenas deixar um conselho genérico: desenha o teu layout com cuidado, faz as slices e depois tenta encaixa-las por ti próprio no XHTML (a ideia é que tu próprio já saibas a estrutura que vais adotar no teu XHTML para depois fazeres as slices correspondentes).

Uma nota para o Dreamweaver e outras ferramentas do género: tem cuidado com o código que elas geram. Eu não acho mal, por si, usar uma ferramenta WYSIWYG (o que vês no ecrã "é" o que obténs na página), mas se começas a usar determinadas funções (principalmente a nível de efeitos, hovers, etc), ficas com código gerado a partir da ferramenta que por vezes é um pesadelo para alterar. A última vez que usei o Dreamweaver foi na sua versão CS3, e na altura, apenas usava para desenhar rapidamente o layout da página (parágrafos, tabelas (para dados, e nunca para design), div, formulários, etc), porque sabia exatamente o código que geravam e estava de acordo com o que eu sabia e tinha aprendido em XHTML. Também o usava para CSS, principalmente por causa dos nomes das propriedades, que na altura não me eram intuitivos (a interface gráfica ajudava bastante para definir essas opções, porque vinham agrupadas de forma lógica, consoante a sua função); era, sem dúvida, um dos pontos que eu mais gostava no Dreamweaver. O importante é conhecer completamente o código que a ferramenta te gera.

Outro conselho que eu te dou é: aprende bem XHTML e depois CSS. Não é difícil, mas requer treino para saber algumas tags e propriedades de CSS mais importantes. Quando estiveres a trabalhar, há sempre sítios de referência para te orientarem e te lembrares dos nomes de propriedades (por exemplo, o W3Schools é bom nesse aspeto). Começa por fazer coisas simples, como um cabeçalho de uma página, um menu de navegação, etc, e depois podes partir para sites simples, de uma única página, com o seu design todo completo. Se ainda não souberes XHTML, nem CSS, podes começar por aqui, para cada um dos assuntos, respetivamente:

http://w3schools.com/html/html_intro.asp

http://w3schools.com/css/css_intro.asp

Se já souberes bem XHTML, podes seguir diretamente para CSS.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Sou suspeito de falar sobre o assunto. Na minha actual experiência em criar aplicações web gosto das coisas minimalistas. Mas quando tenho de utilizar algum efeito visual ou assim procuro templates e modifico a minha imagem, mudando as css ou assim. Não sou webdesign gosto de mexer no código.

Aconselho-te o firebug uma extensão para o firefox que te permite entre outras coisas veres numa página as css referentes a cada elemento.

Bom trabalho...