Jump to content

Dimensões de uma janela

bmaster26
 Share

Recommended Posts

Pessoal muito boa tarde,eu sou principiante nisto de programação em java. aliás começei mesmo hoje. tenho que construir uma Jframe de maneira a que tenha tres paineis,um para os botoes,outro para uma area de desenho,e outro para dados para o utilizador se manter actualizado quando ao estado da janela(como por exemplo a area de desenho,os pixeis do rato, a area de uma figura construida,etc.)

a minha questão é como faço para depois de adicionar uma nova label no painel de estados, cada vez que faço run na frame apareça as dimensoes da area de desenho,e depois de cada vez que aumento ou diminuo a janela me mete no sitio correcto as novas dimensoes. espero ter sido explicito no que pretendo. e que me ajudem de alguma maneira.

Isso depende muito dos layout managers que estás a usar. Um layout manager é responsável por gerir toda a posição dos componentes com base no tamanho definido para estes, cada layout manager tem comportamentos diferentes e usa de diferentes maneiras os componentes.

Convém dares mais algumas informações, por exemplo estás a desenhar a janela à mão ou a usar um editor gráfico, estás a usar algum layout manager explicitamente, estás a definir o tamanho mínimo e tamanho preferido de cada componente?

como disse sou inesperiente neste tipo de programação. mas pelo que entendi da sua questao,eu nao estou usando nada disso. apenas ainda fiz um frame a rular,sem tamanho se quer. e o objectivo final do que eu pretendo é fazer uma aplicaçao do genero o PAINT,com uma area dedicada a botoes,cada um com a sua funçao. ou desenhar quadrados,bolas,apagar o que desenhamos. nao defino tamanho para nada. apenas quero inicialmente atribuir um tamanho a area de desenho.

mas para primeiro objectivo é mesmo ter um campo na frame em que tenha esse tamanho da janela,e se eu aumentar ou diminuir a janela,ela tenha os novos valores do tamanho da janela.

estive a ler algo sobre o que me disse neste site http://docs.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/layout/using.html..........e do que li,nao me pareceu utilizar nada por ai alem,ate pk nao fiz nada de mt elaborado.

-ja agora escrevo aqui algo importante,porque para mim mesmo a dificuldade maior esta em começar a fazer algo do que pretendo.