Flames Posted March 23, 2012 at 09:00 PM Report #445384 Posted March 23, 2012 at 09:00 PM Boas pessoal! Tenho o seguinte código... #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <time.h> #define Max 10 int bubble(int vect[], int n); int seleccao (int vect[], int n); void funcaoimprime(int vect[], int n); int main() { int i; long timeinicial,timefinal; int diferencatime; int n=Max; int vetor[Max-1]; srand(time(NULL)); /*gerar a seed*/ for (i=0; i<Max-1; i++) { vetor[i]= rand(); } /*FUNCAO SELECCAO TEMPO*/ timeinicial=time(NULL); seleccao(vetor,n); timefinal=time(NULL); printf("%d",diferencatime=timefinal-timeinicial); /*Fim do calculo funcao seleccao*/ /*Funcao Buble neste caso esta tudo ja ordenado*/ timeinicial=time(NULL); bubble(vetor,n); timefinal=time(NULL); printf("%d",diferencatime=timefinal-timeinicial); /*Fim do calculo funcao buble*/ } int bubble(int vect[],int n) { int i,j,t; for(i=n-2;i>=0;i--) { for(j=0;j<=i;j++) { if(vect[j]>vect[j+1]) { t=vect[j]; vect[j]=vect[j+1]; vect[j+1]=t; } } }/*end for 1.*/ } int seleccao (int vect[], int n) { int k, indx, j, maior; for (k=n-1; k>0; k--) { maior = vect[0]; indx = 0; for (j=1; j<=k; j++) if (vect[j] > maior) { maior = vect[j]; indx = j; } vect[indx] = vect[k]; vect[k] = maior; } } void funcaoimprime(int vect[], int n){ int i; for (i=0; i<n; i++) printf("%d = %d\n", i, vect[i]); } A minha questão prende-se com o seguinte: Tenho que testar o tempo, que custa a executar algumas funcoes de "ordenamento", de um vetor com 10000 valores aleatorios lá dentro... O meu problema é que depois de usar uma funcão o vector fica todo ordenado. O melhor para este caso é fazer "copias" do vector original, para poder fazer essas comparacoes em cada uma das funcoes e no fim dar-me o tempo de custo de cada funcao?
bubulindo Posted March 23, 2012 at 09:31 PM Report #445400 Posted March 23, 2012 at 09:31 PM E a tua dúvida é? include <ai se te avio> Mãe () { }
pmg Posted March 23, 2012 at 09:41 PM Report #445404 Posted March 23, 2012 at 09:41 PM O meu problema é que depois de usar uma funcão o vector fica todo ordenado. O melhor para este caso é fazer "copias" do vector original, para poder fazer essas comparacoes em cada uma das funcoes e no fim dar-me o tempo de custo de cada funcao? Sim, mas faz so uma copia (de cada vez). #include <string.h> /* memcpy() */ int vetor[Max-1]; int copia[Max-1]; /* ... inicializa vetor ... */ /* copiar para copia */ memcpy(copia, vetor, sizeof copia); /* ... ordena vetor ... */ /* copiar para vetor */ memcpy(vetor, copia, sizeof copia); /* ... */ What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
Flames Posted March 25, 2012 at 03:11 AM Author Report #445550 Posted March 25, 2012 at 03:11 AM Sim, mas faz so uma copia (de cada vez). #include <string.h> /* memcpy() */ int vetor[Max-1]; int copia[Max-1]; /* ... inicializa vetor ... */ /* copiar para copia */ memcpy(copia, vetor, sizeof copia); /* ... ordena vetor ... */ /* copiar para vetor */ memcpy(vetor, copia, sizeof copia); /* ... */ Pmg fazer uma funcao para fazer a copia um a um como é para muitos numeros iria-me custar algum tempo computacional? memcpy é a melhor forma? memcpy(vetor, vetororiginal, Max*sizeof(int)); Tive a procura e memcpy da forma que disseste não estava a copiar o ultimo index só assim me deu ...
pmg Posted March 25, 2012 at 09:39 AM Report #445554 Posted March 25, 2012 at 09:39 AM Para mim, o memcpy() funciona como eu disse (podes ver exemplo no ideone). Deves estar a fazer qualquer coisa mal. Reapara que ao definires os arrays como int copia[Max - 1]; eles tem elementos desde o indice 0 até ao indice Max - 2. O indice Max - 1 nao existe. A tua instrucao memcpy(vetor, vetororiginal, Max * sizeof(int)); vai tentar aceder aos elementos inexistentes vetor[Max - 1] e vetororiginal[Max - 1]. Em principio o memcpy() esta optimizado e é a melhor opcao (em teoria é igualzinho a fazer um loop e copiar um a um). What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
Recommended Posts