Jump to content

symfony2 relação M:M

Recommended Posts

Boas,

Eu agora ando a fazer uma parte do meu site que é a introdução de novos utilizadores. Cada utilizador tem um tipo de acesso, sendo possível obter mais do que um, por exemplo o meu utilizador pode ser "ROLE_USER" e "ROLE_ADMIN". Logo tenho uma relação M:M. Numa tabela já tenho todos os acessos possíveis, e ao criar um novo utilizador consigo escolher quais os acessos a atribuir ao utilizador.

O meu problema é, ao gravar na base de dados, não estou a saber introduzir, o utilizador é introduzido, mas não criar a relação com o tipo de acesso. Já tive a procurar no google e a ler alguns tutoriais, mas não consegui colocar a funcionar.

Neste momento tenho o código assim:

public function newUserAction(Request $request){
	// create new user and insert to database
	$user = new Users();
	$user->setName('');
	$user->setPosition('');
	$user->setUsername('');
	$user->setEmail('');
	$user->setPassword('');

$form = $this->createForm(new UserType, $user);

if ($request->getMethod() == 'POST') {
        $form->bindRequest($request);

$factory = $this->container->get('security.encoder_factory');
		$encoder = $factory->getEncoder($user);
		$pwd = $encoder->encodePassword($user->getPassword(), $user->getSalt());
		$user->setPassword($pwd);

if ($form->isValid()) {
            // perform some action, such as saving the task to the database
			$em = $this->getDoctrine()->getEntityManager();
            $em->persist($user);
            $em->flush();

return $this->redirect($this->generateUrl('user_success'));
        }
    }

return $this->render('AcmePorGeneBundle:User:newUser.html.twig', array(
            'form' => $form->createView(),
        ));
}

Assim fica apenas a introduzir o utilizador, alguém pode ajudar e dar umas orientação do que preciso fazer para obter o resultado pretendido?

?

...Join the dark side...and get a free cookie...

Quanto a este problema já consegui resolver, foi esta a minha soluçao:

Ao criar a form:

public function buildForm(FormBuilder $builder, array $options){
    	$builder->add('name', 'text', array('required' => true, 'label' => 'Name: '));
	$builder->add('position', 'text', array('required' => true, 'label' => 'Position: '));
        $builder->add('username', 'text', array('required'  => true, 'label' => 'Username: '));
        $builder->add('email', 'text', array('required'  => true, 'label'  => 'E-Mail: '));
        $builder->add('password', 'password', array('required'  => true, 'label' => 'Password: '));
        $builder->add('idAccessLevel', 'entity', array( 'class' => 'Acme\TestBundle\Entity\AccessLevel',
				    'property' => 'permissions', 'multiple' => true, 'label' => 'Access:'
				));
    }

ao inserir na base de dados:

$access = new \Acme\TestBundle\Entity\AccessLevel();
...
for ($i = 0; $i < count($_POST['username']['idAccessLevel']); $i++){
			$em = $this->getDoctrine()->getEntityManager();
        		$entity = $em->getRepository('AcmeTestBundle:AccessLevel')->find($_POST['username']['idAccessLevel'][$i]);
			$user->addAccessLevel($entity);
		}

Ficou a funcionar, o único porem, que ainda não consegui resolver, é ao editar um utilizador, adicionar e retirar os tipos de acesso da-me erro, diz "Integrity constraint violation: 1062 Duplicate entry '1-5' for key 'PRIMARY'".

Pensei em duas soluções:

1) apagar as relações quando edito e voltar a criar;

2) verificar as relações existentes e comparar com as novas, retirar as que já não existem nas novas e adicionar as que faltam.

Mas ainda não consegui aplicar nenhuma destas soluções.

Se alguém puder ajudar e orientar-me no caminho certo eu agradeço  😉

Boas,

Alguém sabe como posso fazer isto?

Já ando desde as 9h da manha e ainda não consegui, já tentei "apagar" as relações existentes e ao fazer o update criar as novas relações, mas não alterou nada.

Basicamente o que tenho é uma tabela "ACCESS_LEVEL" que contem [EDIT, DELETE, CREATE, etc], uma tabela com os "USERS", e uma tabela relacional que contem o ID_ACCESS_LEVEL e o ID_USER. Ao criar um novo user eu atribuo alguns acessos, mas depois queria poder editar e retirar alguns acessos e inserir novos.

Para inserir os novos acessos consegui fazer, a parte que não estou a ter sucesso, é a parte de retirar alguns acessos. Por exemplo, o meu user tem acesso de "CREATE" e "DELETE", mas quero que tenha apenas de "CREATE", mas não estou a conseguir realizar esta parte.

Alguém sabe como posso fazer isto?

Desde já obrigado a quem souber ajudar-me  😄