Jump to content

Como filtrar data em branco no Lazarus

InfoMan
 Share

Recommended Posts

Boa Noite para Todos!

Estou criando um programa que gera vários relatórios (LazReport) a partir de arquivos DBF exportados de um outro programa. Como tenho que lidar obrigatoriamente com DBF uso o componente TDBF do Lazarus. O problema é que preciso filtrar todas as datas que estiverem em branco no banco de dados para então exibir o relatório de todos os registros que estão com a data em branco.

Já tentei de todas as formas possíveis que conhecia e pesquisei na internet, mas nada funciona. Consigo filtrar os dados por datas e períodos tranquilamente, mas não consigo filtrar os registros que estão com a data em branco. Por favor, me ajudem, pois se não conseguir fazer isso (e tenho certeza que tem jeito) perderei todo o programa que fiz, pois este relatório é essencial ao sistema.

As datas em branco são mostradas como "12:00:00 AM" em outro programa que uso para ler o banco de dados.

O componente TDB tem uma propriedade filter que permite usar o filtro desejado. É nela que estou tendo filtrar o banco de dados e não consigo.

Estou usando Lazarus 0.9.31 (de 03/03/2012) no Windows 7 de 32 bits.

Muito obrigado a todos que responderem.

Em Delphi (no qual o Lazarus é baseado) faria isto:

procedure TForm1.Tabela1OnFilterRecord(DataSet: TDataSet; var Accept : Boolean)
begin
     Accept := Tabela1CampoData.AsFloat <> 0;
     { ou }
     Accept := not Tabela1CampoData.IsNull;
end;

Tabela1 seria o TDBF e OnFilterRecord é um evento para filtrar registos em código. Basta meter o parâmetro Accept a False para o registo ser ignorado.

Muitíssimo obrigado pela ajuda. Deu certo, finalmente. Valeu mesmo.

Fiz assim:

if not dados.FieldByName('DT_ENCERRA').IsNull then Accept := False;

onde dados é o nome do componente DBF e DT_ENCERRA é o nome do campo que precisava testar.

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda.

if not dados.FieldByName('DT_ENCERRA').IsNull then Accept := False;

Isto é o mesmo que colocar:

Accept := dados.FieldByName('DT_ENCERRA').IsNull;

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.