seuqram Posted March 22, 2012 Report Share Posted March 22, 2012 pessoal tou confuso, queria que uma bola movimentasse-se para uma direçao que eu quizesse assim: http://lh5.ggpht.com/_oWz9KfQlpiI/SvY7GzhHCVI/AAAAAAAAD8A/IQpX_jdxO6A/bouncy-jogo-de- mas o que conssigo é só movimentar uma bola para cima,baixo,direita,esquerda alguem me ajuda numa funçao que possa fazer isto(ou alguma ideia)? Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted March 22, 2012 Report Share Posted March 22, 2012 isso é complicado de explicar ... podes usar as teclas direita e esquerda para alterar o angulo da seta e a seta cima baixo para alterar a altura da seta ou usar o rato .... IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
seuqram Posted March 22, 2012 Author Report Share Posted March 22, 2012 isso eu sei fazer entao e mover a bola em direçao desse angulo? 😉 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Diutsu Posted March 22, 2012 Report Share Posted March 22, 2012 isso é um bocado complicado, pelo menos desconhecendo qual a API que tens (comandos disponiveis). Mas a ideia é fazeres movimentos combinados de ir para cima e ir para a direita, conforme o seno (cima-baixo) e o coseno (direita-esq) do angulo que dás à bola. E depois conforme a força que é aplicada à bola e o angulo deduzes a velocidade incial, as equações paramétricas da velocidade e da posição. Isto claro em função do tempo que se passou desde um determinado instante "inicial". Basicamente vais ter de actualizar a posição da bola de x em x tempo, ou seja a bola vai ter de se redesenhar no ecrã várias vezes. XX SINFO - Semana Informática Link to comment Share on other sites More sharing options...
seuqram Posted March 22, 2012 Author Report Share Posted March 22, 2012 isso é um bocado complicado, pelo menos desconhecendo qual a API que tens (comandos disponiveis). Mas a ideia é fazeres movimentos combinados de ir para cima e ir para a direita, conforme o seno (cima-baixo) e o coseno (direita-esq) do angulo que dás à bola. E depois conforme a força que é aplicada à bola e o angulo deduzes a velocidade incial, as equações paramétricas da velocidade e da posição. Isto claro em função do tempo que se passou desde um determinado instante "inicial". Basicamente vais ter de actualizar a posição da bola de x em x tempo, ou seja a bola vai ter de se redesenhar no ecrã várias vezes. um bocado? isso é preciso penssar mesmo! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Diutsu Posted March 22, 2012 Report Share Posted March 22, 2012 sim, tens de pensar. Mas isso é certo e sabido quando se está a programar alguma coisa. Este caso nem tem muito que pensar é só aplicar as fórmulas/funções e funciona. É complicado no sentido que estás dependente da interface que te dão para representares um movimento continuo de uma forma discreta. XX SINFO - Semana Informática Link to comment Share on other sites More sharing options...
KTachyon Posted March 22, 2012 Report Share Posted March 22, 2012 Se tiveres uma fórmula que te defina o movimento, só tens que a aplicar para segmentos mais pequenos. Por exemplo, no caso de uma linha recta: F(0) = p1 F(1) = p2 F(a) = (1-a)*p1 + a*p2 Como p1 e p2 são coordenadas, só tens que aplicar esta fórmula para dois valores: p1 = (x1, y1) p2 = (x2, y2) F(a) = (1-a)*(x1,y1) + a*(x2,y2) ou X(a) = (1-a)*x1 + a*x2 Y(a) = (1-a)*y1 + a*y2 O a é um valor que vai de 0 a 1, e que será dependente do número de movimentos que quiseres entre as duas posições. Por exemplo, se quiseres 100 movimentos entre p1 e p2, calculas a fórmula para a += 1/100. “There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.” -- Tony Hoare Link to comment Share on other sites More sharing options...
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