Jump to content

Desenvolver para windows phone dá lucro?

JDJDJD
 Share

Recommended Posts

Boas pessoal!

Queria me iniciar no desenvolvimento para mobile. Visto que sei bem C# + asp.net, tenho a vantagem de fazer facilmente apps para windows phone, mas não sei se é uma boa aposta...

Alguém poderia falar sobre a sua experiência na área, se é um negócio que dá lucro, que êxitos tiveram na área?

Agradeço as vossas opiniões!

Um abraço!

Como em qualquer negócio, é um risco e dará lucro se tiveres clientes.

Dito este cliché, o sucesso não será responsabilidade do sistema para o qual desenvolves.

Basta ver que há empresas bem sucedidas que desenvolvem para sistemas que tem menos utilizadores, por exemplo, desenvolver para Mac tem um mercado alvo muito inferior a desenvolver para Windows. Acontece que este ponto, por vezes visto como fraco, é muitas vezes um ponto forte na estratégia de uma empresa.

Isto porque embora tendo menos clientes, há menos oferta, pelo que tens mais clientes menos servidos e, tipicamente, mais "sedentos" de boas aplicações.

O maior sucesso será sobre o problema que vais resolver, ou seja, a tua aplicação vai ser útil para as pessoas.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Eu vou começar a desenvolver a nível individual, acho que o melhor é, ter uma boa ideia que não exista ainda e que seja útil para os utilizadores...

No que diz respeito a desenvolver jogos, o que mais me preocupa é a parte gráfica e as animações, pois isso eu n sei fazer mt bem...

Poderiam-me falar um pouco sobre isso, como é que funciona em termos de jogos?

E na vossa opinião é melhor apostar em jogos ou em aplicações?

Obrigado pela resposta!

Boas,

Acho que é uma boa aposta, porque cada vez o people usa os dispositivos móveis (tablet's, smartphones, etc) mas deves ter em conta aquilo que os utilizadores realmente precisam num windows phone. Há uns dias encontrei este link com um programa para programar para windows phonw. Não usei muito mas para um jogo torna-se fácil ai a nivel gráfico, onde pelo que disseste reside a tua dificuldade. No link que envio tens lá algumas dicas e sugestões que te podem ajudar a ter uma ideia e podes também publica-la no market place e depois podes ver comentários e sugestões dos utilizadores. Espero ter ajudado.

Aqui segue o link: http://www.app-me-up.com/

Cumprimentos,

Como em qualquer negócio, é um risco e dará lucro se tiveres clientes.

Dito este cliché, o sucesso não será responsabilidade do sistema para o qual desenvolves.

Eu diria que tem, parcialmente. Mas não é tão baseado no número de utilizadores que a plataforma tem. É mais relativamente ao mindset dos utilizadores de cada uma dessas plataformas relativamente à compra de aplicações.

Claro que o "tamanho" de uma plataforma influencia sempre a quantidade de pessoas que podes considerar público alvo, e uma plataforma com muitos utilizadores pode ser bastante atractiva para um developer. Mas existem outros factores que influenciam as vendas, como o que referi anteriormente, ou a competição que encontras. Existem outros, mas a título de exemplo:

- Android tem como ponto positivo o número de utilizadores e como pontos negativos a competição e o mindset dos utilizadores relativamente à compra de aplicações.

- iOS tem como pontos positivos o número de utilizadores e o mindset, e, como ponto negativo, a competição.

Relativamente as Windows Phone, a base actual é bastante pequena, mas não parece haver muita competição (estou a dizer isto de cor, não faço ideia se é mesmo o caso).

De qualquer forma isto são apenas os factores externos. Depois tens os factores internos que é coisas como quão awesome/útil/inovadora/... é a tua app.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Eu diria que desenvolver para windows phone não vai ser rentável por estes motivos:

- Pouca gente tem comparativamente com iPhone e Android.

- As aplicações não vão ser compatíveis com Windows Phone 8, o que faz com que o investimento não seja rentável.

- A aplicação tem que ser realmente boa para alguém pagar por ela (mesmo que custe só 1 euro).

Eu esperava pelo windows 8. Mas até lá podes ir desenvolvendo umas coisas para aprender, o conhecimento nunca se perde.

Matraquilhos para Android.

Gratuito na Play Store.

https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos