Jump to content

Gerar imagens apartir de HTML

charly
 Share

Recommended Posts

Boas a todos e a todas 😉 ,

bem hoje venho com uma dúvida que pode ajudar muita gente a proteger dados de serem copiados, por assim dizer,

basicamente o que procuro e da qual não encontrei na minha pesquisa no forum PAP, é o seguinte:

Imaginemos que temos uma variavel PHP com o seguinte código:

<?php 

$var = "
  <table border=1>
    <tr>
      <td>OLA</td>
    </tr>
  </tabel>";

?>

O meu objectivo será criar uma imagem em qualquer formato (png,jpg,gif,bmp, etc), como se fosse a visualização normal desse mesmo código em HTML.

impossibru.png

Agora a sério, para fazer isso convenientemente, era preciso reimplementar um motor de layout & rendering (WebKit ou Gecko, por exemplo) em PHP. Not gonna happen.

O que poderá ir dar ao mesmo efeito, é usar um desses motores, que esteja disponível num SDK, que possas chamar a partir do PHP. Assim de repente, uma solução seria fazer uma pequena aplicação de consola em Qt, que inclui uma implementação do WebKit, que gravasse uma imagem e depois a pudesses usar. Mas nota que isto ia ter um impacto violento no desempenho do servidor.

Fazer isto tudo só para proteger conteúdo (o que já de si é palerma, mas isso é outra conversa) é capaz de ser overkill...

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Então a sério.

Em linux há maneira de fazer isso com o html2ps e amigos.

Mas o resultado final tende a ficar muito longe do que o mesmo html te daria visto no browser porque o interpretador daquilo é muito limitado.

Eu uso um sistema semelhante para criar relatórios PDF a partir de html com recurso ao wkhtmltopdf, que é basicamente a "pilha" que o mjamado descreveu, mas se funciona de forma aceitável para relatórios, nunca terá um tempo de resposta aceitável para uma página web.

Ah e tal não sei quê...

Plágio de quê? Esta tag é minha e não a empresto?

😉I loled so hard!

<offtopic>

Eu uso um sistema semelhante para criar relatórios PDF a partir de html com recurso ao wkhtmltopdf

Eu uso o DOMPDF para isso, não conhecia isto. Que tal se porta? O DOMPDF, nalgumas situações, é lento como tudo.

</offtopic>

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Não é a coisa mais rápida do mundo e tem uma ou outra limitações em termos das mudanças de páginas e cabeçalhos e rodapés que não se portam exactamente como gostaria.

Tenho para ali na gaveta um projecto feito com isso que um destes dias apresento por aqui...

Ah e tal não sei quê...

Basicamente, o objectivo é que se gere uma imagem apartir de uma pre construção de layout,

para que nao seja editavel no futuro.

Imaginem que estao a construir um layout de um site, e que querem gerar imagem desse mesmo layout, um print screen resolta, mas o que eu quero é gerar esse mesmo print do layout gerado...

Criar uma imagem do layout para que nao seja editado e somente visualizado.

e é possivel utilizar esse html2image implementado num website, sendo que está em java.?

O que é que queres dizer com "implementado num website"? Precisas de gerar imagens a partir de HTML "on-the-fly", não podes gerá-las previamente? Se não queres que o HTML esteja disponível no lado do cliente tens que fazer isso no servidor.

Não respondo a dúvidas por mensagem.