Jump to content

Controlar LED RGB

Recommended Posts

Boas Pessoal.

Preciso controlar um led RGB com um PIC16F877.  :wallbash:

Tenho aqui um arquivo que peguei na internet que faz isso (não sei se funciona), mas com o PIC16F628A.

Como preciso controlar isso pelo PC, preciso um pic que tenha uma conexão RS232.

Posso usar o PIC16F877A, que tenho o arquivo ASM com comunicação via RS232

Como vou usar uma entrada analógica e 2 ou 3 digitais, o arquivo ASM que tenho tem 8 saídas digitais, 1 entrada analógica e 21 entradas digitais.

Alguma santa alma saberia adaptar essas rotinas PWM do PIC16F628A para esse PIC16F877?  😁

Obs: Essas entradas digitais, analógica, e saídas, controlo todas pelo Delphi

Gostaria de controlar esse PWM pelo Delphi tb

Aproveitando o gancho, faço uma pergunta......

Saída PWM controla a voltagem como uma saída analógica ou liga e desliga a saída em uma certa frequência??

Caso sim, que frequência seria essa pois preciso ter esse controle pelo Delphi.

Grato e abraços

Malereis

PWM = Pulse Width Modulation. Ou seja, é um sinal digital (liga e desliga), que tem uma frequência fixa (a frequência não influencia o valor médio dum sinal) e cujo duty cycle é que é variado.

Podes ver aqui http://en.wikipedia.org/wiki/Pulse-width_modulation mas se calhar está completo demais para ti.

Ou então, http://arduino.cc/it/Tutorial/PWM Muito mais directo ao assunto.

A PIC pode ter um PWM de 8 ou 16 bits (não sei sem ler o datasheet), logo os valores irão de 0-255 ou 0-32768.

Quanto a adaptar as rotinas, pega no manual e vê se os registos dos timers e configurações estão na mesma posição de memória. A probabilidade é que como são da mesma família (PIC16), os registos estão no mesmo sítio e corre o código que tens.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Viva;

Existe aqui umas questões a esclarecer. O PIC16F628A só tem 1 saída de PWM, já o PIC16F877A tem 2, contudo não é suficiente porque sendo um LED RGB precisas de 3 saídas PWM, isto caso queiras utilizar PWM por Hardware.

A forma mais fácil de implementares isso, é por PWM por software. Desta forma podes utilizar PWM em qualquer pino do PIC.

O PIC 16F877A tal como o 16F628A tem periférico RS232, e a forma como se configura é igual, pois como o bubulindo disse, os registos são iguais.

O PWM por hardware de ambos é de 10bits no máximo ( 0 a 1024 ), e aqui os registos também são iguais para a saída 1. Para a saída 2 do PIC16F877A, tem uns registos adicionais que não existem no 16F628A, por este ter só uma saída.

A frequência a utilizar pode ser 5Khz, e não tem nenhuma interferência com o Delphi ou outro pragrama qualquer que utilizes para comunicar com o PIC.

@Bubulindo, sei que foi um erro de distração teu, porque sei que sabes isso, mas 16bits não é de 0 a 32768, mas sim de 0 a 65535.

Abraço Gadelhas

A melhor referência é esta Application Note da Microchip : http://www.microchip.com/stellent/idcplg?IdcService=SS_GET_PAGE&nodeId=1824&appnote=en524189.

É para um PIC da série 12 mas não será difícil alterar para a série 16.

Curiosamente para lhe aceder é preciso aceitar uma licença (1ª que vi na Microchip), que dá a entender que existem patentes sobre o controlo de LEDs RGB por uC e PWM.

Boas pessoal.

Grato pelas respostas.

Tenho ainda certa dificuldade em programar esse tipo de eventos (PWM).

Montei aqui em um 16F877A, entradas analógicas, digitais e saídas e com comunicação RS232.

Se mandar o código fonte, vcs ajudariam a alterar o código para que eu mudasse 3 entradas nele, como saídas para PWM?

Aí gostaria de colocar 2 botões para cada cor (1 de decremento e outro de incremento)

Assim posso pegar o espectro todo de cores.

Ainda fica uma vantagem..... Se quizer, posso controlar esses botões (entradas que viraram saídas) via Delphi.

Aí ficaria muito bom.

Realmente estou hpa mais de 9 meses nisso e não estou conseguindo fazer com que funcione direito.

Vcs podem ajudar?

Se puderem, vai pelo fórum e o arquivo posso enviar pelo e-mail.    O meu é mecpobox@gmail.com

Grande abraço e grato pelas respostas.

Alexandre