Jump to content

INSERT IF NOT EXIST else UPDATE ??

Th3Alchemist
 Share

Recommended Posts

Boas!

Estou com uma dúvida em termos de elaboração de uma query:

Quero que um utilizador defina as suas horas de trabalho, num horário semanal, então da base de dados criei a seguinte tabela:

HORARIO:

- HR_ID (int): PK

- UT_ID (int): FK (utilizador ID)

- HR_diasem (tinyint) (dia da semana 0-6)

- HR_horae (time) (hora entrada)

- HR_horas (time) (hora saida)

Agora o prolema que me surgiu é que caso que o utilizador nunca tenha inserido o horário de um dia, deverá ser executado um INSERT INTO. Caso que o utilizador esteja somente a actualizar o seu horario deverá ser feito um UPDATE.

Elaborei o seguinte código (PHP):

if ($database->quick_num("SELECT horario.HR_ID FROM horario WHERE horario.UT_ID = '$id' AND horario.HR_diasem = '$dias'") == 1) {
     $database->query("UPDATE horario SET horario.HR_horae = '$horae',horario.HR_horas = '$horas' WHERE horario.UT_ID = '$id' AND horario.HR_diasem = '$dias'");
} else {
     $database->query("INSERT INTO horario (horario.UT_ID, horario.HR_diasem, horario.HR_horae, horario.HR_horas) VALUES ('$id','$dias','$horae','$horas')");
}

Minha dúvida é se é possível executar uma query só para obter o mesmo resultado? Do género INSERT IF NOT EXSIST else UPDATE...

Estou a utilizar MySQL e esta é a única documentação que encontrei referente ao meu problema:

http://dev.mysql.com/doc/refman/5.5/en/insert-on-duplicate.html

Também já me referiram em utilizar Routines, e caso que isso seja a melhor opção agradecia ajuda.

Colocas o campo HR_diasem como UNIQUE e depois já podes usa a sintaxe ON DUPLICATE KEY UPDATE. É a maneira mais fácil de fazer isto.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Se não te importas em perder compatibilidade, usa o REPLACE do MySQL.

$sql_statement = "replace INTO horario (UT_ID, HR_diasem, HR_horae, HR_horas) "
               . "VALUES ($id, $dias, '$horae', '$horas')"

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Percebi mal o problema, mas agora já entendi. O problema é que tens a BD mal normalizada, e depois dá estas dores de cabeça.

Repara uma coisa: tens, essencialmente, duas tabelas principais neste sub-problema, a tabela dos utilizadores, e a dos dias da semana. A tabela dos dias da semana não existe fisicamente na base de dados, mas existe conceptualmente como entidade. O que tu queres é uma associação de muitos para muitos entre estas duas tabelas, associação essa que se faz com uma tabela auxiliar de chave dupla. Como essa relação tem dados associados, em teoria, e cumprindo a normalização até ao fim, existiria uma quarta tabela com o horário (sem chaves estrangeiras), e a chave dessa existiria como chave estrangeira na tabela auxiliar. Assim:

[dias_semana] -|------|< [aux_dias_utilizadores] >|------|- [utilizadores]
dia_id*                  dia_id*                            utilizador_id*
nome                     utilizador_id*                     nome
...                      horario_id [FK]                    ...

[horarios]
horario_id*
entrada
saida
...

Na prática, pode-se "desnormalizar" um bocadinho a tabela, que facilita nas queries:

[dias_semana] -|------|< [horarios] >|------|- [utilizadores]
dia_id*                  dia_id*               utilizador_id*
nome                     utilizador_id*        nome
...                      entrada               ...
                         saida
                         ...

E agora, sim, podes usar o ON DUPLICATE KEY UPDATE, assim (minha estrutura):

INSERT INTO horarios
SET dia_id = :dia_id,
    utilizador_id = :utilizador_id,
    entrada = :entrada,
    saida = :saida
ON DUPLICATE KEY UPDATE
    entrada = :entrada,
    saida = :saida

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

mjamado, segui o teu exemplo, mas a query não substitui os dados:

UT_ID DIA_ID      ENTRADA          SAIDA

1      1     09:00:00         18:00:00

1         2          09:00:00         13:00:00

1         1     14:00:00         18:00:00

Não defeni nenhuma chave como UNIQUE suponho que falta isso?

mjamado, segui o teu exemplo, mas a query não substitui os dados:

UT_ID DIA_ID      ENTRADA          SAIDA

1      1     09:00:00         18:00:00

1         2          09:00:00         13:00:00

1         1     14:00:00         18:00:00

Não defeni nenhuma chave como UNIQUE suponho que falta isso?

Não, tens é as chaves primárias mal definidas: a chave primária é dupla! Tanto UT_ID como DIA_ID são chave primária.

Repara na minha estrutura: as chaves primárias são as que têm asterisco à frente.