Jump to content

Duvida no procedimento

TJFBarreto
 Share

Recommended Posts

Bem, estou a laborar um trabalho para um "mini" projecto e neste código, dá-me um erro na linha do "Else" gostaria de saber porquê e como resolver o problema

Procedure CartaoDeCredito;
  Begin
   clrscr;
   textcolor(green);writeln('Escreva o NIB para quem deseja transferir: ');readln(NIB);clrscr;
   textcolor(green);write('Qual o mountante que deseja transferir: ');readln(Valor2);
   textcolor(green);write('Deseja tranferir ');textcolor(yellow);write(Valor2);textcolor(green);write(' para o NIB ');textcolor(yellow);write(NIB:0);textcolor(green);write(' ? | Sim/Nao|');
   readln(Escolha2);
   If (Escolha2='Sim') or (Escolha2='sim') then
   Begin
   Carregar:=0;

repeat
      			clrscr;
 			textcolor(11);writeln('A transferência está a ser processada ',carregar,'%');     			
	 		Carregar:=Carregar + random(10);
			delay(400)
   			until Carregar>100;

delay(1000);
  clrscr;textcolor(green);writeln('Transferência concluida de ',Valor2,' euros, ficou com ',MostraDinheiro2(Dinheiro,Valor2),' euros na sua conta. ')
  else 
  textcolor(red);writeln('A OPERAÇÂO FOI CANCELADA');
  End;
  End;

EDIT: GeSHi adicionado. thoga31

O problema é que te falta um end antes do Else...

No Then tens um bloco começado por Begin, mas depois não o fechas antes de chamares o Else, o que te cria o erro.

Já agora, também te falta um begin a seguir ao Else, para poderes executar aquelas duas instruções.

Se me permites a sugestão, trabalha no sentido de indentares correctamente o código que fazes.

Como tens, torna-se muito complicado para ti (e para qualquer pessoa) entender qual o bloco a que cada instrução pertence.

Outra coisa que raramente é boa ideia é teres mais do que uma instrução na mesma linha.

Sugestão de Indentação:

Procedure CartaoDeCredito;
Begin
     // Lê NIB
     clrscr;
     textcolor(green);
     writeln('Escreva o NIB para quem deseja transferir: ');
     readln(NIB);

// Lê montante
     clrscr;
     textcolor(green);
     write('Qual o montante que deseja transferir: ');
     readln(Valor2);

// Deseja transferir?
     textcolor(green);
     write('Deseja tranferir ');
     textcolor(yellow);
     write(Valor2);
     textcolor(green);
     write(' para o NIB ');
     textcolor(yellow);
     write(NIB:0);
     textcolor(green);
     write(' ? | Sim/Nao|');
     readln(Escolha2);

// Testa resposta
     If (Escolha2='Sim') or (Escolha2='sim')
        then Begin
                  Carregar:=0;

repeat
                        clrscr;
                        textcolor(11);
                        writeln('A transferência está a ser processada ',carregar,'%');

Carregar:=Carregar + random(10);
                        delay(400)
                  until Carregar>100;

delay(1000);
                  clrscr;
                  textcolor(green);
                  writeln('Transferência concluida de ',Valor2,' euros, ficou com ',MostraDinheiro2(Dinheiro,Valor2),' euros na sua conta. ');
             end  // Com esta indentação é fácil perceber que te faltava este end
        else begin  // e este begin
                  textcolor(red);
                  writeln('A OPERAÇÂO FOI CANCELADA');
             End;
End;

Já agora, para o teste que fazes (resposta Sim ou sim), se tentares responder SIM já vai falhar. Ou sIm, ou siM...

Para evitar isto, substituis a linha do IF onde fazes o teste por:

If (UpCase(Escolha2)='SIM')  // Ele transforma os caracteres da resposta em maiúsculas, e depois compara com a resposta SIM. 

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Muito obrigado  😁 nem sabes o que ajudas-te.. ;D é sempre bom aprender por pessoas que sabem do que estar a inventar e tentar mete-las a funcionar. mais um vez.. Muito Obrigado!  😁

Mas olha que a auto-aprendizagem também é extremamente positiva 😉

Knowledge is free!

Mas olha que a auto-aprendizagem também é extremamente positiva 😁

Concordo... 😁

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.