Jump to content

Vulnerabilidades no Protocolo de Ambiente de Trabalho Remoto

fil79
 Share

Recommended Posts

Boa noite,

Obrigado! Já conhecia essa vulnerabilidade, salvo erro saiu num informativo da Secunia faz já algum tempo.

É um erro "quase imperdoável" ter os terminal services abertos a partir do exterior sem usar uma VPN, por exemplo, pois os Terminal Services não são supostos usar a "garnel", são supostos usar com ligações seguras, que o próprio Windows Server traz as ferramentas para as poder configurar.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Sem dúvida. Também considero que o uso de VPN é essencial para usar RDC. Existe é um problema que se prende de o facto de as VPN´S serem sensíveis ao ponto de um mínima quebra imperceptível de rede ser suficiente para a desligar.

MCITP-MCTS-MCP

Bom dia,

@fil79, essa sensibilidade depende em parte de configurações, mas é a meu ver o maior contributo para a segurança. Repara que toda a ligação é encriptada após o handshake. Ao haver uma quebra, a ligação é perdida, e tem de ter lugar uma nova "negociação de chaves" entre os pares. De contrario um ataque do tipo "man-in-the-midle" era teoricamente possível.

VPN's são feitas para ser seguras, como tal todas as medidas "são poucas".

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Bom dia,

@fil79, essa sensibilidade depende em parte de configurações, mas é a meu ver o maior contributo para a segurança. Repara que toda a ligação é encriptada após o handshake. Ao haver uma quebra, a ligação é perdida, e tem de ter lugar uma nova "negociação de chaves" entre os pares. De contrario um ataque do tipo "man-in-the-midle" era teoricamente possível.

VPN's são feitas para ser seguras, como tal todas as medidas "são poucas".

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Exacto. Sem duvida que essa é uma mais valia. O preço de ter uma ligação segura acaba por ser esse.

Só mencionei isso porque de facto já tive esse problema de clientes que se queixavam que com quebras sistemáticas não conseguiam trabalhar

MCITP-MCTS-MCP

Bom dia,

O problema penso que seja dá má qualidade das ligações Internet que os ISP's teimam em fornecer. Pessoalmente tenho serviço fibra 100 em casa, e estou pior serviço do que estou com a linha T3 que tenho no trabalho. A diferença entre uma e outra é mesmo o preço. Em casa tenho um serviço "não tão bom", mas "acessível", no trabalho tenho um serviço melhor, mas que é impensável para mim, ter igual em casa, devido aos seus elevados custos.

De qualquer das formas uso VPN de casa para o trabalho, e nunca tive o menor problema.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

O problema penso que seja dá má qualidade das ligações Internet que os ISP's teimam em fornecer.

Esse é o ponto fulcral. Se ligares para a o suporte técnico e explicar a situação são os primeiros a dizerem que aquilo está maravilhoso, nunca esteve tão bom. A politica de qq ISP é de desresponsabilização.

MCITP-MCTS-MCP

Bom dia,

Bem para discutir as politicas de ISP's podemos abrir outro tópico e discutir à vontade. Existe muito que se lhes diga.

Relativamente à questão das VPN's, é simples, são para funcionar com ligações de qualidade e garantir segurança. Se os pressupostos de funcionamento estiverem cumpridos, porreiro, se não estiverem, "não funcionam".

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Pessoalmente não aprecio vpns porque as mais fáceis de implementar podem ser traiçoeiras, enquanto as realmente boas não são tão fáceis e precisam de hardware específico ou o fornecimento desse mesmo serviço.

Tens 2 modos de VPN, de transporte e de tunel. A melhor é a segunda e de preferência extremo a extremo. Ou então ssh  😁

Eu já usei VPNs cisco, microsoft e openvpn.

A solução que vem com windows é mortalmente simples de usar. Em que sentido é que é traicoeira?

Sobre o opico inicial, não estão a fazer uma tempestade num copo de água? No link, está bem claro em letras garrafais que não é preciso tomar acção nenhuma para alem de deixar os updates automáticos serem instalados.