Jump to content

Controlar tensão saída no Pic

Recommended Posts

Boas amigos.

Tenho cá um  Pic 16F877

Minha intenção é ligar 3 leds, um em cada saída e mudar via software a tensão que aplico em cada led.  Supor que um led consuma tensão de 2,2 a 2,4 volts, preciso ir baixando isso até 0 volts (apagado).... Esse efeito precisa ser feito em 3 leds, com controle individual.

Sou iniciante na programação do PIC e fazer esse efeito, pesquisei muito e não consegui ainda.

Já ouvi falar em PWM... Pesquisei e nada consegui a respeito de como posso fazer isso

Pensei em utilizar muitas saídas e em cada uma delas colocar um resistor de valor diferente, mas não vai ficar bom.    A descida de tensão tem que ser linear.     

Como tenho comunicação com a porta serial, minha gostaria de controlar pelo Delphi.

Algum colega pode ajudar?

Grato pela ajuda

Alexandre

Boas amigos.

Tenho cá um  Pic 16F877

Minha intenção é ligar 3 leds, um em cada saída e mudar via software a tensão que aplico em cada led.  Supor que um led consuma tensão de 2,2 a 2,4 volts, preciso ir baixando isso até 0 volts (apagado).... Esse efeito precisa ser feito em 3 leds, com controle individual.

Sou iniciante na programação do PIC e fazer esse efeito, pesquisei muito e não consegui ainda.

Já ouvi falar em PWM... Pesquisei e nada consegui a respeito de como posso fazer isso

Pensei em utilizar muitas saídas e em cada uma delas colocar um resistor de valor diferente, mas não vai ficar bom.    A descida de tensão tem que ser linear.     

Como tenho comunicação com a porta serial, minha gostaria de controlar pelo Delphi.

Algum colega pode ajudar?

Grato pela ajuda

Alexandre

Viva;

Em antes de mais tens de ter em consideração que os leds são componentes que dependem da corrente e não da tensão. Dito isto tens de calcular através da lei de ohm a resistencia em série a colocar com o led para não o danificar.