Jump to content

Exercicio envolvendo conversão de horario e outros

Ryuushiro
 Share

Recommended Posts

Oi, preciso resolver um exercicio pra faculdade, mas estou tendo alguns problemas:

-Como converter as horas para minutos? Me falaram que fica mais facil pra resolver.

-Como eu descubro o tempo entre o horario de entrada e saida, levando em conta que precisa ser convertido de volta para horas pra dar o resultado pedido.

-Na parte da tabela que diz sobre os preços, tem o primeiro que só funciona com minutos (até meia hora). Como eu calculo só com os minutos, se o tempo total do carro é feito com as horas principalmente?

Se alguem puder me ajudar a resolver esse exercicio, agradeço desde já o/

Aqui está o exercício bem como o professor passou:

#include <iostream>

#include <string>

#include <iomanip>

using namespace std;

int main()

{

/*programa de controle de estacionamento

O usuário informa a placa do carro (ibx3429), o horário de entrada(15 10) e o horário de saída(16 30).

O programa calcula o valor a ser pago conforme a tabela:

* até meia hora: 5 reais

* uma hora: 8 reais

* cada hora adicional: 1.5 reais

* acima de oito horas: 15 reais

* pernoite: 20 reais

Deve ser impresso na tela: O valor a ser pago pelo carro placa LLLNNNN é de R$ NN,NN

O horario de entrada deve ser informado no formato 24 horas: 7 30 - sete e meia da manhã, 12 20 - meio dia e vinte, 21 08 - nove e oito da noite

O tempo de permanencia é arredondado da seguinte forma: até 29 minutos == hora anterior. Mais do que 30 minutos == hora cheia

Exemplos:

uma hora e vinte e cinco minutos de permanencia == uma hora

uma hora e quarenta e cinco minutos de permanencia == duas horas

*/

string placa;

int hora_entrada, minutos_entrada, hora_saida, minutos_saida, horas, minutos, tempo;

double valor = 0.0;

bool pernoite = false;

cout << "Digite a placa do carro: ";

cin >> placa;

cout << "Digite a hora de entrada: " ;

cin >> hora_entrada >> minutos_entrada;

cout << "Digite a hora de saida: " ;

cin >> hora_saida >> minutos_saida;

/*

Preencha a lacuna ... 🙂

*/

system("pause");

return 0;

}

horas -> minutos:

minutos = minutos + horas * 60 // 1 hora = 60 minutos

ou:

minutos += horas * 60 // 1 hora = 60 minutos

para minutos -> horas:

hora = minutos_total / 60 // isto se o tipo for int nos dois, o C++ faz divisão inteira

minutos = minutos_total % 60 // resto da divisão inteira por 60

a 3ª parte é feita à custa de vários ifs, sendo que o caso "especial" de ser meia hora pode ser analisado antes da conversão de minutos para horas. O 2º caso especial de "pernoite" precisas de saber qual a definição de pernoitar (24h?) ("chegada" > "saida" (ou seja: entra num dia, sai no seguinte, mas é meio estupido, caso entres as 23:56 e saias as 00:12), este caso pergunta ao professor qual é a definição e mete mais um if.

XX SINFO - Semana Informática

-Como converter as horas para minutos? Me falaram que fica mais facil pra resolver.

??? Uma hora tem sessenta minutos. Podes fazer hora_entrada * 60 + minutos_entrada e hora_saida * 60 + minutos_saida para teres os tempos em minutos. Subtraíndo o tempo de saída pelo de entrada tens o intervalo, que se fôr negativo significa que o carro pernoitou (imagina que entrou às 19h30 e saiu às 2h30 do dia seguinte ->  2*60+30 (150) - 19*60+30 (1170) = -1020).

Quanto ao arredondamento do tempo de permanência podes fazer (com inteiros) ((tempo + 30) / 60) * 60, o que arredonda ao múltiplo de 60 mais próximo.

Para calcular o preço :

int intervalo;
int preco = 0;

if (intervalo < 0) preco = 20;
else if (intervalo <= 30) preco = 5;
else
{
  intervalo = ((intervalo + 30) / 60) * 60;
  if (intervalo >= (8 * 60)) preco = 15;
  else  preco = 8 + (1.5 * ((intervalo / 60) - 1));
}