Jump to content

HTML5 vs PHP Qual neste momento , vale apena começar a estudar ?

Recommended Posts

Bem como todos sabemos existe linguagens umas mais usadas que outras ... Eu gostaria de saber se vale apena o php uma vez que está na moda ou investir em HTML5 que é o futuro da internet ? Gostaria de obter a opinião de quem programas nestas linguas e os peritos aqui do fórum 🙂

Att: tamos a falar pró futuro e não neste momento

E o Impossível foi criado por pessoas fracas pra acabar com o sonho das pessoas fortes. Não deixes que acabem com o teu. Sonha , luta , ambiciona e realiza. Se amas , se gostas tu vais conseguir. Cala todas as pessoas que um dia duvidaram de ti e prova que foste mais forte de qualquer outro.

Quando é que começa o futuro?

Daqui a 2 segundos? 2 horas? 2 dias? 2 semanas? 2 meses? 2 anos? 2 decénios? 2 séculos? 🙂

Aprende o disponível neste momento e espera que seja aproveitável "no futuro".

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

hmmm teoria interessante mas quando tu poupas numa noitada para dias seguintes nao tás te a preocupar com o futuro ? Assim quero fazer pró meu conhecimento não quero perder tempo com uma linguagem que depois não será usada ...

Pmg neste caso o teu concelho era seguir php ?

E o Impossível foi criado por pessoas fracas pra acabar com o sonho das pessoas fortes. Não deixes que acabem com o teu. Sonha , luta , ambiciona e realiza. Se amas , se gostas tu vais conseguir. Cala todas as pessoas que um dia duvidaram de ti e prova que foste mais forte de qualquer outro.

PHP vs. HTML5 é uma discussão que não se coloca.

PHP é uma linguagem de programação, HTML5 é uma linguagem de marcação. Uma não faz grande coisa sem a outra.

Podes perguntar PHP vs. ASP vs. Javascript; ou então HTML5 vs. Flash vs. Silverlight vs. HAML. Agora a pergunta que fizeste não faz sentido nenhum.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Hmmm então segundo o mjamado na teoria devia aprender as duas ? fiquei um bocado confuso porque php pode gerar html5 mas o html5 é só o que é visto no browser correcto?

falaste em linguagem de marcação podes explicar um bocado o que entendes por linguagem de marcação?

http://videos.sapo.pt/07ov5KeTvMibLzQIrmJG

Html5 parece andar pra frente no futuro ...

... não quero perder tempo com uma linguagem que depois não será usada ...

O problema é que não é fácil saber se uma linguagem "depois não será usada". Eg o Action Script (para Flash) era novidade há 15 anos e tem sido usado estes anos todos ... a minha predição é que vai desaparecer um dia destes. Mas não me atrevo a fazer uma predição parecida para JavaScript (que já vai com mais de 20 anos).

Pmg neste caso o teu concelho era seguir php ?

Sim, se é programação para a Web que te interessa. Mas também HTML5.

E, mais importante, mantem-te actualizado: à medida que as tecnologias evoluem aprende as evoluções. Se uma tecnologia mostra tendência a deixar de ser usada aprende outra que a substitua. Cada aprendizagem anterior torna mais fácil as aprendizagens futuras.

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Hmmm tens alguma expriencia em php ? sabes se é uma linguagem muito diferente em termos de estrutura de vb .net ( sei que uma é desktop outra web mas percebes o que quero dizer?)

Tou com receio uma vez que vi aquele video na sapo a microsoft quer mudar isto tudo para html5 e depois para lutar contra a maré é meio que dificil

Hmmm tens alguma expriencia em php ? sabes se é uma linguagem muito diferente em termos de estrutura de vb .net ( sei que uma é desktop outra web mas percebes o que quero dizer?)

Tou com receio uma vez que vi aquele video na sapo a microsoft quer mudar isto tudo para html5 e depois para lutar contra a maré é meio que dificil

Olá.

Acho que estás a fazer uma confusão. Vamos lá ver... Com o HTML tu "desenhas a pagina" com o PHP tu podes criar sessões, sistemas de  login, iterações com base de dados... Normalmente para a web não há uma linguagem que faz tudo(tipo tu no vb pegas no VS e fazes la design e programação) para a web há um conjunto de ferramentas que se usam para criar a aplicação. Usar só uma não dá.

Quando penso em desenvolvimento web vem sempre à cabeça 4 coisa assim de grosso modo. HTMl, CSS, um server side tipo PHP ou ASP e JS...

Cumprimentos.

Lukas S., eu punha o meu dinheiro no HTML5! É muito inovador.

Agora em relação às linguagens server-side, prefiro PHP. Vejo as minhas vantagens e desvantagens em relação a esta linguagem. Mas no mercado de trabalho diria que é mais procurada o conhecimento de linguagens .NET como o ASP.NET

então em termos de rendimento comparando o php e o asp.net o asp.net dá mais dinheiro , isto é, é mais proucrado ?

ASP e PHP estão ela por ela.Mas muitas escolas ensinam php e maior parte dos trabalhos pedem conhecimentos em php ou asp .Por isso "não perdes nada " em aprender php =)

Reativamente a PHP vs HTML5 aprende os 2 , são os 2 bons na sua área de intervenção e como já foi dito os dois dependem um do outro.

Lukas S., eu punha o meu dinheiro no HTML5! É muito inovador.

Agora em relação às linguagens server-side, prefiro PHP. Vejo as minhas vantagens e desvantagens em relação a esta linguagem. Mas no mercado de trabalho diria que é mais procurada o conhecimento de linguagens .NET como o ASP.NET

Diria que Java também é bastante procurada. Na minha perspectiva tanto PHP como Java têm mais saída que .NET. Mas isto é a falar assim no geral, porque na realidade aquilo que se costuma pedir são conhecimentos em determinadas frameworks que utilizam essas linguagens (PHP, Java). O facto de se "conhecer" uma determinada linguagem não é sinónimo de que se sabe trabalhar em qualquer framework à primeira.

E também vou deixar Python aqui no ar... 😁

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Diria que Java também é bastante procurada. Na minha perspectiva tanto PHP como Java têm mais saída que .NET. Mas isto é a falar assim no geral, porque na realidade aquilo que se costuma pedir são conhecimentos em determinadas frameworks que utilizam essas linguagens (PHP, Java). O facto de se "conhecer" uma determinada linguagem não é sinónimo de que se sabe trabalhar em qualquer framework à primeira.

E também vou deixar Python aqui no ar... 😁

python? Porque python?

Se fosse a ti começava por HTML5 e php. Se aprenderes a programar em php, asp é fácil, é só montar "legos" com o VS 😁

Provavelmente o php é a mais usada, a par do java. Asp começa a ser uma opção cada vez mais válida devido à integração do .net.

Quanto a python, eu quero aprender, mas para já deixava para segundo plano. O que é realmente importante é que não fiques parado quando aprenderes a programar numa linguagem. Mantém-te atento às novidades e vai aprendendo outras coisas por ti. Dessa forma não tens de ter medo do futuro.

Porque é giro e fofinho 😁

Acho que é uma linguagem bastante agradável de trabalhar e existem frameworks q.b. para desenvolvimento web, bastante boas. Sei que nunca tiveram grande sucesso em termos de quota de mercado, mas ao nível de manutenção e implementação de novos módulos, quase que poderia dizer que algumas frameworks Python conseguiriam resultados impecáveis quando comparado com alternativas desenvolvidas em PHP.

O meu processo de desenvolvimento é normalmente um processo iterativo, pelo que costumo preferir tecnologias mais versáteis que impliquem uma maior modularização das componentes, que facilitem a manutenção e integração de novas funcionalidades, em vez de coisas que permitam um desenvolvimento e/ou aprendizagem inicial ditos "rápidos". Isto leva a implicações que se reflectem depois nas iterações posteriores das plataformas.

Não quero com isto dizer que não seja possível desenvolver um bom projecto em PHP. Apenas quero dizer que, existem centenas de milhares de pessoas capazes de desenvolver plataformas em PHP, mas apenas uma pequena percentagem terá sido exposta a conceitos e boas práticas que as tornem efectivamente capazes de desenvolver bom código. Isto, porque considero que o processo de aprendizagem de PHP facilita demasiado, levando a que os aprendizados acabem por considerar que já estão aptos, em vez de reverter para conhecimento que é realmente importante reter.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare