Jump to content

Duvidas nos Registros

Firewall
 Share

Recommended Posts

Olá mais 1 vez a Todos.

bom, estou aqui para retirar 1 dúvida. Estava pensando, se teria como na hora de eu estar adicionar os carros no ciclo For, eu parava o ciclo e perguntava se, o usuario queria mesmo adicionar mais 1 carro ou não.haveria como? (abaixo meu script).

begin  // inicio do programa  (**A1**)
  textbackground(15);
  for i:=1 to 10 do begin    //adicionar de 0   100 carros
      clrscr;
      corNormal;
      writeln('REALIZANDO REGISTRO DE NUMERO ',i);
      writeln;
      writeln('Nome do Automovel'); readln(registro[i].modeloCar);
      repeat
        if (registro[i].anoCar <= -1 ) then
          begin
            corRed;
            writeln;
            writeln('PorFavor, Informe Apenas Numeros Positivos');
            corNormal;
            end;
        writeln('Ano do Automovel'); readln(registro[i].anoCar);
      until (registro[i].anoCar >= 0 ); // s¢ vai repetir se o anoCar For Menor que 0 ( ex:  -1, -250)
      repeat
        if (registro[i].estoqueCar <= -1 ) then
          begin
            corRed;
            writeln;
            corNormal;
          end;
        writeln('Informe a Quantidade de Carros Que Possui no Estoque'); readln(registro[i].estoqueCar);
      until (registro[i].estoqueCar >= 0); // s¢ vai repetir se o estoqueCar for menor que 0;
      repeat
        if (registro[i].precoCar <= -1 ) then
          begin
            corRed;
            writeln;
            corNormal;
          end;
        writeln('Informe o Pre‡o unico destes Automoveis'); readln(registro[i].precoCar);
      until (registro[i].precoCar >= 0 ); // s¢ vai repetir se precoCar for menor que 0
      writeln('REGISTRO',i,'De 10 EFECTUADO(s)');
  end;

ai queria que logo após a informação que o registro foi concluido pedi-se se ele queria mesmo adicionar mais 1 carro, se não o programa sai do for

Normalmente, quando não sabes exactamente o numero de vezes que o ciclo deve ser corrido, não se usa o FOR. Usavas o Repeat (Quando tens a certeza que deve correr pelo menos uma vez) ou o While (quando não há certeza sequer se deve correr a primeira vez).

No entanto, por uma questão de comodidade, também se usa muito o FOR nesses casos, e usa-se depois o comando BREAK para parar o ciclo, caso seja necessário.

Podes por dentro do teu ciclo uma questão a peguntar se quer executar outro, e se não quiser, usas o comando Break;

O ciclo irá terminar nesse momento.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Sim, o while neste caso não faria sentido.

O repeat resolvia perfeitamente, mas tinhas de criar um contador, e colocar no until o teste.

Com o FOR e o BREAK, torna-se mais rápido o processo.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.