nunopicado Posted March 18, 2012 at 01:20 AM Report #444425 Posted March 18, 2012 at 01:20 AM O BubbleSort é um algoritmo de ordenação simples, mas eficaz. Não é o mais rápido, mas para "poucos" registos, serve perfeitamente. Consiste apenas em percorrer uma lista e testar cada valor contra todos os que lhe seguem nessa lista. Se o valor testado for maior que algum dos seguintes, trocam-se um pelo outro na posição dessa lista. Complicado? Não! Aliás, nada mais fácil. Vamos a um exemplo: var Lista:Array [0..99] of Real; procedure BubbleSort: var i,j:integer; // Precisamos de dois indexes Tmp:Real; // Precisamos também de uma variável do mesmo tipo de dados que estamos a ordenar begin for i:=0 to 98 do // Ciclo exterior: Percorre do primeiro ao penúltimo da lista for j:=i+1 to 99 do // Ciclo interior: Percorre do registo seguinte ao actual do ciclo exterior até ao último da lista if Lista[i]>Lista[j] // Se o da lista exterior for maior que o interior, troca-os then begin Tmp:=Lista[i]; Lista[i]:=Lista[j]; Lista[j]:=Lita[i]; end; end; procedure MostraValores; var i:integer; begin clrscr; for i:=0 to 99 do writeln(i+1,'º valor: ',Lista[i]); end; . . . begin . . // Código para preencher a lista com valores, por exemplo, pedindo-os ao utilizador . BubbleSort; // Chama o nosso algoritmo de ordenação MostraValores; // Mostra a lista end. No final deste código, os dados do array estarão ordenados. Outro exemplo, desta vez mais complexo, mas que do ponto de vista do Pascal, é a mesma coisa: Imaginando que a lista é um array de records, com vários campos, e queremos ordenar por nome (alfabeticamente) const MaxItems=100; type TLista=Record Nome:String; Idade:integer; End; var Lista:Array [0..MaxItems-1] of TLista; O nosso BubbleSort ficaria assim: procedure BubbleSort(var ListaOrdenada:Array of TLista); var i,j:integer; Tmp:TLista; begin for i := 0 to MaxItems-2 do for j:= i+1 to MaxItems-1 do if UpperCase(ListaOrdenada[i].Nome)>UpperCase(ListaOrdenada[j].Nome) then begin Tmp:=ListaOrdenada[i]; ListaOrdenada[i]:=ListaOrdenada[j]; ListaOrdenada[j]:=Tmp; end; end; Nada mais simples... 🙂 1 Report "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
thoga31 Posted March 18, 2012 at 05:42 PM Report #444471 Posted March 18, 2012 at 05:42 PM Ah isto tem nome? 😄 Knowledge is free!
nunopicado Posted March 18, 2012 at 06:02 PM Author Report #444479 Posted March 18, 2012 at 06:02 PM lol Tem. É o chamado algoritmo Bubblesort, ou ordenação por bolha, porque os valores menores vão subindo na lista até à sua posição ideal como se fossem bolhas de sabão a subir na atmosfera (uii, foi bonito 🙂 ). No entanto, tens lá um pormenor a ajustar para ficar exactamente o Bubblesort, e ao mesmo tempo, para optimizar o código. O FOR exterior deve ir do primeiro item da lista até ao penúltimo. O FOR interior deve ir do item seguinte ao actual do FOR exterior até ao último. Com isto evita-se algumas iteracções dos FOR's que são desnecessárias para levar a tarefa a cabo... 😄 "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
thoga31 Posted March 18, 2012 at 06:18 PM Report #444485 Posted March 18, 2012 at 06:18 PM os valores menores vão subindo na lista até à sua posição ideal como se fossem bolhas de sabão a subir na atmosfera (uii, foi bonito 🙂 ). Senhoras e senhores, sejam bem-vindos ao Portugal-a-Declamar 😄 O FOR exterior deve ir do primeiro item da lista até ao penúltimo. O FOR interior deve ir do item seguinte ao actual do FOR exterior até ao último. Com isto evita-se algumas iteracções dos FOR's que são desnecessárias para levar a tarefa a cabo... 🙂 Meu filho, aquele código foi dos primeiros de ordenação que fiz, e na época mal sabia o que era optimização. Aka inícios de 2010. 😄 Confesso que me esqueci de optimizar isso quando fiz o copy-paste para o tutorial dos meus antigos snippets :bag: Knowledge is free!
nunopicado Posted March 18, 2012 at 06:20 PM Author Report #444486 Posted March 18, 2012 at 06:20 PM Olha um miudo a chamar-me filho! 🙂😄 "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
thoga31 Posted March 18, 2012 at 06:32 PM Report #444491 Posted March 18, 2012 at 06:32 PM Olha um miudo a chamar-me filho! 😁😁 Hábitos do norte. Knowledge is free!
Recommended Posts